Carnaval de Salvador sem abadá: Eunice e Adri dizem como

Praia do Farol da Barra, Salvador

O festeiro do Guilherme Lopes (nosso cicerone na maratona de botecos de Beagá, lembra?) está indo com uma turma pro carnaval em Salvador e, não satisfeito em sair em blocos com abadá e corda (tudo já compradinho nos conformes), pediu dicas de blocos tradicionais, gratuitos e sem-corda, para sair entre um blocão e outro.

E tem isso, sô?

Tem, sim — responderam rapidinho as nossas correspondentes soteropolitanas Eunice e Adriane Lima (a Adri, como sabemos, é expatriada mineira). Passo a palavra a elas:

Dicas da Eunice
Dia 2 de março ( quarta ) os blocos acústicos se encontram na Barra. A Banda do Habeas Copus homenageando o Paroano sai Milhó, Gravata Doida e vários outros — 15 blocos mais ou menos –, todos  irreverentes e acusticos. Vai ser um dia especial: a concentração deve ser no bar do Habeas Copus, na Marques de Leão, na Barra.

Todos os dias — no circuito Batatinha (Pelô), bandinhas, grupos de teatro, pessoas fantasiadas, tudo gratuito; muito legal.

Tem a passagem do Gandhi pela Castro Alves. A saída do Ilê. A Banda Eva vai sair sem corda para se encontrar com Moraes Moreira na praça Castro Alves, na terça.

Margareth Menezes vai comandar um trio sem cordas no dia das Mulheres, 8 de março; Margareth também sai segunda, com Tonho Matéria, de graça.

Carlinhos Brown vai comandar, no sábado, percussionistas de vários blocos – de graça, sem corda.

Preste atenção também nos bailes de Carnaval.

Você pode ver a programação oficial do carnaval no site: carnaval.salvador.ba.gov.br

Dicas da Adri Lima

As dicas da Eunice são quentes, como sempre.

Além delas, sugiro pegar a programação no site do Portal do Carnaval e ver, preferencialmente no Circuito Barra Ondina, quando saem os trios independentes. Há trios muito legais, como o de Armandinho (herdeiro dos criadores do Trio Elétrico Dodô e Osmar) e outros grandes músicos, é só ficar de olho.

Eu gosto também da pipoca do Microtrio – é uma Topic, pasme, com uma banda inteira dentro. Vale muito a pena.

Melhores lugares pra pipocar: em frente ao Farol da Barra, bem no gramado, e no Clube Espanhol.

Ah! Tem um bloco, que não é gratuito, mas tá dando um bochicho bom na cidade: chama O Bloquinho, com Jau, cantor e compositor soteropolitano MUITO bom. Acontece no Largo Teresa Batista, segunda de carnaval, à tarde. Começa com um show de Jau, como um esquenta – depois, a banda sai pelas ruas. Começou ano passado, nunca fui, mas já me programei pra ir esse ano! Tá R$80 a meia e $160 a inteira. Não tem abadá, e sim uma peça que eles estão chamando de ‘pano’, algo como uma mortalha.

O Bloco Mascarados é sem custo, só tem que estar fantasiado. O público é predominantemente GLS. Gosto de ir pra concentração do bloco, não costumo acompanhar porque ele sai na quinta praticamente de madrugada… e sexta eu ainda trabalho! Mas é muito animado e divertido. Remete muito aos carnavais de baile e marchinhas.

Em tempo: a Adri fez um post sobre os blocos acústicos no seu blog. Ela andou indo nuns pré-carnavalescos bacanas esses dias, e de repente vem mais post por aí. Confira na Área de Jogos da Adri.

Obrigado, garotas!

Foto tirada no carnaval de 2008 do camarote de Daniela Mercury na Barra.

Leia também:

Pulando de carnaval em carnaval (minha maratona momesca por três carnavais no mesmo ano)

110 comentários

Oi gente! td bem?
Adorei as dicas de vcs. 2012 será meu 1º carnaSalvador. Vou ficar no Pelourinho (Albergue Laranjeiras). É muito longe dos principais circuitos (Barra e Campo Grande)? Ha! vou pra curtir o q vier mesmo, quase no alternativo, mas queria pelo menos um abadá. Alguém indica algum site confiável? E outra, amigos são sempre bem vindos, então se alguém quiser me add no msn: [email protected] ou Facebook: apareço como Sinvaldo Martins; email: [email protected].
Abraços a todos!!

    Olá, Sinvaldo! O Pelourinho fica na região central de Salvador. O circuito do Campo Grande passa perto, na Praça Castro Alves.

    A Barra não fica longe.

Olá Bóia e Eunice!
Bom dia a todos!!

Muito obrigado pelas sugestões! Acho que mesmo sem conhecer muito, as pesquisas que fiz e a programação que montei ficou boa não é mesmo?? localização, blocos e camarotes…

No mais, vou tentar aproveitar as outras sugestões… tipo a microbanda que quero conhecer!

Um abraço e muito obrigado!

Olá Pessoal!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas contribuições!

2012 vai ser o meu primeiro ano de carnanaval em Salvador.

Aluguei um apartamento na Av. Princesa Isabel, que fica na Barra e estou olhando algumas opções para compra de camarotes e blocos.

Tenho duas perguntas a fazer:

É verdade que se deixar para comprar os blocos na hora fica mais barato? Estou interessado em comprar os blocos inter e voa voa.

Estive pesquisando e verifiquei que os camarotes Band -all e Skol seriam boas opções. Isso procede? Só não sei ainda se ficam próximos do meu local de hospedagem.

No mais muito obrigado e um abraço a todos!!!

Rodrigo

    Olá, Rodrigo! Os blocos mais procurados vão ficando mais caros à medida que se aproxima o dia. Barato só o que encalhar. Você teria que encontrar um cambista confiável que tivesse micado com abadás de blocos procurados e precisasse se desfazer na ultimíssima hora. A possibilidade de isso dar certo, ou de você acabar comprando abadá falsificado, é muito grande.

    Todos os camarotes ficam no eixo Barra-Ondina.

    Bóia e Rodrigo.O Camarote do Ilê fica na Praça Castro Alves. Adri experimentou e gostou muito, relata em seu blog. O camarote das autoridades fica no Campo Grande; ao lado, sempre “funcionaram” alguns camarotes coorporativos – não sei se ainda existem. Na Casa d’Itália, no Forte de São Pedro ( circuito centro ) também funciona um camarote. Mas, sim, a maioria absoluta dos camarotes fica no circuito Barra-Ondina. Muito improvável que vc consiga na hora abadá para bloco de Bel, com preço abaixo do mercado. Na hora da saída dos blocos vc compra, sim, abadás mais baratos, mas para os blocos menos procurados ( abadás micados ). É um comercio ilegal, e a chance de ser enganado não é pequena, como informa a Bóia.
    Rodrigo: o camarote Skoll fica em frente ao Morro Ypiranga. É uma excelente localização. Vc pode alcançá-lo andando, sim ( subir a av Princesa Isabel até a esquina do Hosp. Português; então, descer a Princesa Leopoldina até a Av. Centenário; atravessar a avenida e subir e descer duas pequenas ladeiras que lhe deixarão de cara com o camarote. Já o Camarote da Band fica mais longe um pouco – vc faria o mesmo percurso a pé, e seguiria pela Av. Sabino Silva até chegar ao Othon ( Camarote Band All Othon ); outra opção seria pegar um táxi até o monumento de Cleriston, na Av. Garibaldi , só teria que caminhar Av. Ademar de Barros até o camarote ( veja as distâncias no google maps ). Se vc gosta de caminhar, são distâncias factíveis. Se não, a solução seria pegar um táxi até o ponto mais próximo possível. Lembrar que na ida os taxistas obedecerão ao taxímetro, mas na volta, de madrugada, vc terá que acertar o preço antes, porque a corrida para a Princesa Isabel é pequena e os taxistas não gostam; terá que pagar mais que o valor.

Nivia, depende do camarote. Alguns apresentam vários serviços e para quem gosta de tecno, a maioria tem clubs internos com musica eletronica tocando, com dj’s e etc.. Outros tem de massagista a salão de beleza. Outros são caros pela localização ou por estarem vinculados a artistas. Uma coisa tenha certeza: se for barato (salvo raras exceções) ou é roubada ou estão encalhados, o segundo geralmente não acontece.

Agradeço pelas dicas. Nós vamos para o camarote na barra/ondina, eu quero que ele aproveite um pouco do carnaval mas ele gosta de tecno tambem, tava vendo os precos do camarote salvador, e achei tão caro e não consigo entender o porque? realmente vale a pena? outra coisa, essa coisa de lote é verdade, o preço realmente aumenta de uma hora pra outra até o começo do carnaval? Ele ficou muito feliz dos camarotes serem all-inclusive. Eu imagino que o do nana não é muito grande, mas gosto da localização dele e o do othon não é também bom,ou fica muito no final, ele é mais barato que o do nana e salvador?? Só não quero pagar muito e no final é quase tudo na mesma entendeu? No final o camarote salvador seria o melhor? ou ele ta na moda agora? ele parece ter uma otima localizacao, só quero que ele possa aproveitar o carnaval, descansar, beber, comer e se divertir né.. Obrigada pelas dicas de todos…

    Olá, Nivia! Carnaval em Salvador é caro. Os preços dos camarotes refletem a procura por cada um, e têm a ver também com a qualidade do que é servido no all inclusive e das atrações que se apresentam dentro do camarote. Quanto mais em cima da hora, mais caro. Se vale a pena ou não, depende do seu bolso e onde você acha que vai achar a sua turma 😀

Nivia,
a questão do melhor camarote depende muito do estilo do casal e quanto vcs estão dispostos a gastar.
Mas em termos gerais, o do Nana, Salvador, o do Asa e o da Claudia Leite são boas opções. O de melhor estrutura (e o mais caro tb) é o Camarote Salvador

Aqui em Salvador tem camarote para todos os gostos e bolsos. Normalmente os artistas tem o seu camarote, onde param o trio no percurso para tocar algumas músicas em frente ao camarote. Há o camarote all inclusive, apenas com bebida incluída ou apenas o espaço (sem bebida ou comida incluída, mas a venda no local). Para uma opinião, seria bom saber o estilo e quanto vc quer gastar.

OI gente…
to querendo ir um dia para um camarote e outro sai com ivete no domingo, algo pode me dar uma dica qual seria o melhor camarote, to indo com meu parido que passara pela primeira vez carnaval em salvador.

    Oi Nivia, Concordo com o pessoal: pra saber qual é a sua, depende do que vc gosta e quanto quer gastar.
    Mas acho que o primeiro passo é o circuito: Campo Grande ou Barra – Ondina.
    O 1º é mais agitado durante o dia já o 2° mais à noite. Pessoas que vem de fora preferem o 2° por ser a noite (menos calor) e por ser próximo ao mar(sempre bate uma brisa).
    Definido isso, vc tem um monte de opções: no inicio do percurso (Camarote Oceania, Camarote 30 segundos), no meio do percurso (Camarote Monte Pascoal, Camarote do Reino – Asa, Camarote da TImbalada) e os no fim do percurso(Camarote do Nana, Camarote Salvador). Todos esses que citei são no percurso Barra-Ondina e são all inclusive – comida e/ou bebida e os preços variam muito.O Camarote Salvador realmente é o mais caro e se vc gosta de música eletrônica vai gostar. Mas se vc está a fim de um lugar pra “ver” o Carnaval, vá pra algum no meio do percurso – vc curte tudo e vai embora pelas vias alternativas sem muita muvuca em volta. Sempre é bom lembrar: nada de jóias, câmeras a vista, correntinhas ou relógio – tudo é motivo pra chamar a atenção. De resto, um bom tênis(acho um crime vir de salto pro carnaval, mas aí é gosto, né?!) e disposição e vc está pronta pra festa!
    Aproveite!

Olá pessoal! Sou de BH, e estou de passagem comprada e hotel reservado pro carnaval 2012. Como é a primeira vez q vou tenho algumas dúvidas: 1 – Qual é o tempo médio de desfile de ambos circutos? 2 – Quero muito sair no bloco do Netinho, mas algumas pessoas dizem q por ser mt barato rola mt confusão, alguém sabe dizer algo sobre isso? 3 – os serviços de motoboy funcionan durante o carnaval? Pergunto pois ficarei no Vitória e precisarei tomar uma condução para voltar do final do percurso barra/ondina. Se alguém puder me ajudar. Obrigado

    Kleber…

    O tempo médio do bloco depende muito da ordem dele na fila de saída, tanto no Barra/Ondina como no Campo Grande. Quanto mais antiga a agremiação/bloco, mais na frente da ordem.

    Por exemplo: Em 2005, o Camaleão (3º bloco do Campo Grande) passou quase 3horas parado na curva da Sulacap/Castro Alves, porque o trio do Gandhi tinha quebrado bem na frente.

    Normalmente, os blocos que saem no percurso da Barra (4km) são mais rápidos do que o que desfilam pelo Campo Grande (7,5km)

    Netinho já teve seu auge no Carnaval de Salvador. Época em que puxava o Beijo e depois os Internacionais. Tanto é que ele ficou sem puxar blocos durante um tempo. Por isso, o abadá deve ser bem barato, principalmente se deixar pra comprar no dia.

    Quanto à confusão, posso dizer que até hoje (10 carnavais) sai no Me Abraça (Asa), Camaleão (Chiclete), Coruja (Ivete), Cocobambu (Asa e Araketu), Eu Vou (Jammil) e Cheiro (Cheiro de Amor) e nunca vi uma dentro de bloco.

    Pelo que entendi vc vai ficar na Vitória… praticamente não irá precisar de transporte pro circuito Campo Grande. Já pra voltar de Ondina vai ter que apelar pra sorte dos taxistas… sempre é complicado.

    Qualquer coisa pode perguntar. Gosto muito dessa festa, pena que hoje em dia ela tem vivido outra realidade .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito