Europa roaming sem custo

Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).


Vai por mim: Europa
Webcurso para viagem

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 — ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.


Onde ficar em Amsterdã
Salta um roteiro para viagem

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: “prepaid simcard”. Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados (“data”). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:


paris-champs-elysees

Passagens mais baratas para a Europa no Kayak

Encontre seu hotel na Europa no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

461 comentários

Ola, estou indo para a França,
Holanda e Itália agora no final do ano. Qual chip vc me indicaria ?

    Olá, Fabiana! Compra-se um chip de primeira linha na primeira parada do seu itinerário. Se começar pela França, compre um Orange.

Olá Boia, tudo bem?

Vocês saberiam informar alguma operadora cubra todas essas cidades sem que eu precise comprar outro chip? No caso seriam: Berlim, Praga, Viena e Budapeste.

Muito obrigado pela ajuda!

    Olá, Francisco! Compre um chip de primeira linha no primeiro destino e ele servirá em todos. Na Alemanha pode ser Deutsche Telekom, Vodafone ou O2.

Olá boa tarde! Estarei em Munique no final do ano e faço uma conexão demorada em Lisboa, por isso pensei em comprar um chip da Vodafone por lá. Como não terei endereço (nem de hotel) em Portugal, será que posso ter problemas para fazer essa compra??

Olá,

Estarei indo para: Londres, Itália e França no dia 23/11 gostaria de saber se o chip internacional ainda funciona em Londres? E minha operadora no Brasil (TIM) têm planos 33,00/ 1gB será que vale apena? Ou melhor colocar um chip internacional?

    Olá, Paula! O Reino Unido ainda faz parte da União Européia. Se você não tem Claro, faça portabilidade e compre um passaporte Europa, ou então compre um simcard de primeira linha na primeira escala da sua viagem.

Olá,
Ficaremos 6 dias em Lisboa, depois 10 dias em Paris. Um dos meus chips é TIM, posso habilitar o roaming internacional ainda aqui no Brasil? Minha intenção é a de solicitar um Uber logo que chegar no aeroporto de Lisboa. Seria melhor eu comprar um Simcard da Vodafone no aeroporto de Lisboa, caso tenha essa opção?
Muito obrigado
Att,
Claudio

    Olá, Claudio! O roaming da sua operadora provavelmente custa R$ 40 por dia, não vale a pena. Compre o simcard localmente ou entao faça portablidade para a Claro, adquirindo o Passaporte Claro Europa, que é um excelente produto.

Olá, vou para Holanda, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega, o vodafone funciona em todos esses países? O valor do simcard é mais em conta que o chip da Easy4U???

Atenciosamente,

Natacha

    Olá, Natasha! O simcard europeu de primeira linha que você comprar no primeiro destino da sua viagem funcionará bem em todos os países da Europa enquanto o seu plano estiver válido. Sempre sairá mais barato do que os chips vendidos no Brasil. Mas se você prefere sair do Brasil já com tudo certinho, sem precisar ter trabalho ao chegar, a diferença pode valer a pena.

Estive na Alemanha em setembro e precisava de um sim card da Vodafone (por fatores alheios à parte turismo da viagem) e não consegui comprar por não ter um comprovante de endereço. Vi outras pessoas nas lojas recebendo nãos pelo mesmo motivo. Isso aconteceu em Mainz, onde tentei em 4 lojas oficiais da operadora.
Sei que é muito pontual, mas quis deixar o alertinha.

Olá! Estive na Grecia por 18 dias entre Atenas e ilhas e comprei um chip da Vodafone na saída do metro da praça Syntagma em Atenas, paguei 10 euros por 10GB. Tem um funcionário da Vodafone que troca o chip para você, apenas precisa apresentar o passaporte e já sai com o celular habilitado. Usei bastante para mapas e foi suficiente, mas quem precisar de mais GB tem também, inclusive há chip com internet + ligações internacionais. Achei ótimo o custo x benefício em relação as operadoras brasileiras e também a uma marca famosa de SIMCard que muitos sites oferecem desconto, minha amiga que viajou comigo comprou e ficou na mão várias vezes.

    Oi, Adriana! Pode falar a marca, aqui a gente não tem rabo preso com simcard nenhum não 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.