Charada da 6ª: enoturismo (veja a resposta!)

Charada de 25 de maio de 2012

Terroir. Uma palavra que só existe em francês. Não vem de terror, não; vem de terra, mesmo 😀

O terroir (diga: terruár) exprime a personalidade do solo — a combinação entre geologia, clima e modo de cultivo que faz com que aquilo que se plante num lugar tenha características únicas.

Sem esse conceito não haveria o sistema de appellation contrôlée dos vinhos franceses, que são tradicionalmente denominados pela exata região em que são cultivados, e não pela uva com que são feitos.

Mesmo não havendo tradução para outros idiomas, o que o terroir exprime é internacional. Vale para tomatinhos do Vesúvio, ovos moles de Aveiro, ojo de bife argentino e figos de Valinhos.

Já enrolei o suficiente? Então vamos lá. Qual é o terroir desse hotel aí da foto?

Valendo!

RESPOSTA:

RODRIGO BARNECHE
RODRIGO BARNECHE

Toda semana eu repito para mim mesmo: “Tenho que começar a fazer uma estatística dos vencedores da Charada!” Nos primórdios era fácil. Os mais veteranos hão de se lembrar que o Alessandro Hirata, o Doktor Alê, levava todas. Cheguei a desconfiar que ele tivesse um servidor do Google instalado na varanda em Munique.

O Alê acabou o doutorado, voltou para o Brasil, começou a trabalhar e deixou o Troféu da Bóia para os outros trips. Hoje em dia os vencedores são mais variados — mas mesmo assim desconfio que tem um grupo de quatro ou cinco Schumachers que estão com um HD lotado de troféus.

O Rodrigo Barneche, do Uno em cada lugar, é certamente um deles — e nesta semana eu ainda tornei a vitória ainda mais fácil, ao escolher um assunto no quintal dele: o Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves. A foto foi enviada pelo Vagner Santos.

Outros conterrâneos chegaram minutinhos atrasados, mas deu para ver que os gaúchos estão ligados no seu terroir.

Parabéns, Rodrigo! (Depois quantos troféus você já tem!) Obrigado, Vagner! (Manda o endereço pra eu enviar o livro autografado quando voltar) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


18 comentários

Seriamente honrado por ter minha foto selecionada!!! Pena que foi tãão fácil acertar! Nas próximas viagens eu vou pensar em fotos charadas! Valeu, Ricardo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.