Charada da 6a.: casa na montanha (veja a resposta!)

Charada de 5 de agosto de 2011

Queridos trips, a idéia de abrir a charada à contribuição geral de vocês é um sucesso. Já tenho imagens para meio ano de charadas, impressionante!

Escolhi essa foto de hoje por três motivos. Um, por ser de um leitor (ou uma leitora) que não é tão presente na caixa de comentários. E o segundo, porque ela (ou ele) não mandou a solução do enigma, e de cara eu fiquei intrigado. E o terceiro — e mais importante — é que esta foi a primeira imagem que chegou e gostei dela imediatamente 😀
Então as regras pra charada de hoje: não vale apenas dizer onde fica este lugar; é preciso dizer o nome exato desta localidade. Ganham  menções honrosas os que contarem como se chega e onde é bom ficar hospedado nas redondezas…


Valendo!

RESPOSTA:

KARINE
KARINE

Quando abri o email da Elaine — eis a primeira ganhadora do livro autografado! — a primeira coisa que pensei foi: “Puxa, uma mistura de Santorini com Positano num lugar que parece a Capadócia!”. Mas estive na Capadócia em 98 (por dois míseros diazinhos) e não me lembrava de ter visto isso por lá. (Povo, quando eu recomendo ir devagar, é porque eu já viajei correndo e me arrependo bastante.)

Como a Elaine não tinha mandado resposta, eu joguei “hill town Cappadocia” no Google Images e na primeira foto que informava o local exato apareceu Üçhisar, que pude logo confirmar googlando a página da cidadela na Wikipedia (tem uma português).

O Troféu da Bóia vai então pra Karine, que matou a charada às 11h51. A propósito, ela recomenda hospedagem em Göreme, “uma vila bonitinha com bons restaurantes, melhor do que ficar em Ürgüp, que é maior”. Para ela, a subida ao castelo de Üçhisar vale o esforço.

A Lili-CE, que tem ascendência turca, recomenda um hotel em Göreme (o mesmo em que a Carla Tolosa tinha ficado, veja aqui. Ops: a Clarice também). E a Christina dá um roteiro completo pela Turquia, com links de hospedagem e dos posts do blog dela (veja aqui).

A última menção vai pro Alessandro Ayres, que como sempre fez uma boa piada depois que a charada estava resolvida.

Parabéns, Karine! Obrigado, Elaine! (Me manda o endereço pro mesmo email pra eu te mandar o livro!) Semana que vem tem mais!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


50 comentários

Eu tbm tenho fotos bem legais aí. Pena que só vi hoje!
Fui de scooter desde Goreme. (e alias o hotel que a Lili ficou foi o que eu indiquei, a Carla Tolosa focou se nao me engano em Urgup nao em Goreme)

Riq, só um detalhe, Hisar Evi Cave Hotel fica super isolado, bem longe do centrinho de Göreme, na verdade Ortahisar é outro lugarejo da Capadócia, mas tem o vale o castelo cuja vista é um colírio. Como a Carla Tolosa usei os serviços da Agra Tours, e este é um dos hotéis que eles colocam os empacotados.
Recomendo ficar no centrinho de Göreme, é bem melhor. Quanto a Agra Tours eles parecem ser desorganizados, mas no conjunto da obra saiu tudo redondinho.
Ah Riq, não creio que passaste muito rápido pela Capadócia, meu feeling é que naquele ano a malha de estradas devia ser escassa e a exploração turística bem menor. Acho que o turismo cresceu muito na Capadócia e os brasileiros ao descobrir o vôo direto SP-IST foram em massa para lá.

Na verdade, minha ascendência é francesa… Tanto que no processo de nacionalização feito por Ataturk, meu avô foi expulso, apesar de ter nascido em Izmir, filho de pais franceses. 😉

Eu estive em Ushisar, era o castelo mais visível da estrada por ficar num ponto bem elevado.
Fiquei em Ortahisar num hotel caverna bem de frente para o um outro castelo e um vale, foi incrível. Depois descobri que era o mesmo hotel que a Carla Tolosa ficou!! Hisar Evi Cave Hotel
Neste link dá para ver um panorâmica do local.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cappadocia_March_2006.jpg
Quem ainda não foi à Turquia faça planos e vá. Valeu a pena cada momento.

Ushisar, Capadocia
Nesta interessante cidade da Capadócia o Hotel Museum é seguramente um dos mais legais da região. É tudo lindo, mas o ponto alto é a piscina com terraço debruçado para o vale . O por do sol ali é um é espetáculo inesquecível!
http://www.museum-hotel.com
Ah! Já ia me esquecendo de dizer… A foto fui eu que fiz!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.