Charada da 6a.: cavaleiro à beira do lago

Charada de 19 de março de 2010

Gente, de repente me deu preguiça de googlar (pô, eu também tenho direito). Alguém por acaso sabe quem é esse senhor a cavalo que eu vi outro dia ao entardecer? (E que lugar pode ser esse?)

Charada de 19 de março de 2010

O Troféu da Bóia é um só, mas não há limite para menções honrosas 🙂

RESPOSTA:

SYLVIA LEMOS
SYLVIA LEMOS

Haha, essa foi uma das únicas charadas em que eu não joguei pistas falsas nem omiti circunstâncias. Eu realmente não sabia quem era o cavaleiro sobre o pedestal, e quando a primeira resposta veio “San Martín”, achei que tinham acertado na bucha (ou quase; a Wanessa chutou San Martín, mas em San Martín de los Andes). A Amélia também deu um chute bacana — Perito Moreno, o desbravador dos parques nacionais. O primeiro a falar em Bariloche foi o Arnaldo; mas quem matou mesmo foi a nossa vibana-mor, a Sylvia. Trata-se, para meu espanto, do General Julio Argentino Roca, presidente da Argentina em dois mandatos, e responsável pela rendição dos indígenas na Patagônia. A estátua está no Centro Cívico de Bariloche, um aprazível lugar à beira do lago Nahuel Huapi, bem no centrinho da cidade. A Amélia fuçou mais um pouquinho e descobriu que há um grande ressentimento entre os descendentes mapuches pelo fato de Bariloche ostentar tamanha homenagem a uma pessoa que eles consideram um genocida. Enfim, era uma charadita que parecia extra-banal, mas que se revelou uma pequena aula de história. Obrigado a todos! Parabéns, Sylvitcha!

40 comentários

Ainda sobre o ressentimento sobre o pres. Roca: estávamos em Ushuaia indo ao Parque National Tierra del Fuego, onde iríamos fazer a trilha Hito XXIV às margens do Lago Roca. Ao perguntarmos sobre o lago Roca no posto de turismo, o rapaz nos corrigiu, que o nome do lago era Acigami, e que Roca era um assassino.

A larger than life statue stands in the main square in commemoration of General Roca. At the very end of the nineteenth century, Roca sought to end once and for all the ´frontier problems´with the South American Indians in the province, and declared a conquest of the desert. This was designed to bring all land from Buenos Aires to the Rio Negro river under the direct control of the central government. Indians were therefore to be expelled, subdued or extinguished from the territory.

Copy and paste from http://www.travelblog.org/South-America/Argentina/Rio-Negro/San-Carlos-de-Bariloche/blog-453193.html

😉

Claro que é o Zorro, gente. Voltando de uma das mil e duzentas guerras que aconteceram por ali. Olha a roupinha dele… meio esfarrapada. Alguma coisa a ver com farroupilha, será?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.