Charada da 6a.: Central Park (veja a resposta!)

Charada de 3 de dezembro de 2010

O que é, o que é: que esta foto aí de cima tem a ver com esta foto aqui de baixo?

Charada de 3 de dezembro de 2010

Leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem descobrir.

Se virem!

RESPOSTA:

ELDER
ELDER

Pretensão! Se virem, é? Pois sim: em dois minutos o Elder já desmontava o enigma: a foto de baixo é do Olmsted Point, um mirante do parque Yosemite batizado em homenagem a Frederick Law Olmsted, um dos autores do projeto do Central Park nova-iorquino. Simples assim, pessoas.

Mas tem mais coisa. O Alexandere Giesbrecht e a Juliana Fleury, honrosamente mencionados junto com os próximos citados, contaram que a montanha que aparece na foto é o Half Dome (“meia cúpula”), e que Olmsted foi um conservacionista que lutou pela preservação do Yosemite. O Lucio encontrou mais uma relação entre as duas paisagens: o Half Dome foi esculpido por geleiras, e o Central Park tem estrias esculpidas na era do gelo. Termino a aulinha com o que me contou o Oscar (do MauOscar.com), que enviou a foto do Half Dome e sugeriu a relação com o Central Park: reza a lenda que Mr. Olmsted gostava tanto desta vista, que fez com que o traçado da Tioga Pass Road passasse por ali, para que todos pudessem sentir o mesmo deslumbre. A história inteira você pode ler neste post, que acabou de ser publicado.

Obrigado, Oscar! Parabéns, Elder! Valeu, pessoal!

Leia também, no MauOscar:

Do Vale de Napa  ao Parque Yosemite

Yosemite e o fogo

Explorando o Yosemite: Tuolumme Meadows

O Yosemite Valley

Explorando o Yosemite: Olmsted Point

:mrgreen:

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


29 comentários

Aliás, quem for à Califórnia e gostar um pouco (basta gostar só um pouco, não precisa ser muito) de natureza, paisagens e beleza cênica vai ficar DESLUMBRADO com o Yosemite. Trata-se de um dos lugares mais bonitos aos quais já fui. Como o Oscar, também fui a partir do Napa Valley (aparentemente, quem começa por São Francisco segue basicamente essa ordem, antes de descer rumo a San Diego). Queria muito voltar. Muito MESMO (momento nostalgia pura e inveja da boa indisfarçada).

    Concodo com voce em número, gênero e grau.. Yosemite e o Parque Nacional de Berchtesgaden na Alemanha foram sem dúvida as paisagens mais deslumbrantes que já vi na vida.. O yosemite tem uma grande vantagem.. Você pode explorar da forma que melhor lhe convir. Voce pode ir passar o dia ou o mês inteiro e vai sempre deixar o local com uma sensação de quero mais… Ficamos 4 dias na região do parque, foi tudo meio corrido mas deu para aproveitar muiito…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.