Charada da 6a.: entardecer

charada20nov

Você provavelmente nunca viu esta paisagem, mas já viu esta luz. Ela normalmente bate ponto em fotos da cidade velha de Jerusalém, com a cúpula da Mesquita Dourada em destaque. Não tenho a mínima idéia do mirante do qual foi feita esta foto — a imagem não é minha, é de um leitoro, ou de uma leitora, que não costuma comentar muito, e me ofereceu seu Flickr como fonte para esta charada –, mas à primeira vista me pareceu algum lugar do Oriente Médio, daqueles por onde o Arnaldo passou recentemente. Se bem que eu não descartaria algum lugar da África; me conhecendo como eu me conheço, acho que eu provavelmente escolheria alguma lugar relacionado ao Dia da Consciência Negra para charadear. Ou não, né? Porque, quando o assunto é charada da 6a., despistar é a alma do negócio. (Despistar o despiste também vale.) E aí? O que diz a sua intuição? Viaje na foto e chute na caixa de comentários!

RESPOSTA:

Gabe Britto
Gabe Britto

É oficial: Gabe Britto é o novo Doktor Alê. O rei da charada 2.0. Pelas minhas contas, essa já é a terceira que ele mata, em coisa de pouco mais de dois meses. Ronaldo! Digo: fenômeno! Posso ser sincero? Eu JAMAIS acertaria essa charada. Teria certeza de que era alguma coisa lá pelo Oriente Médio, mesmo. Eu já estive em Havana, e nunca me ocorreu que, visto de longe, o bairro de Centro Habana tivesse essa cara meio favelada. Mas a foto é linda, e euagradeço ao Danilo Siqueira por ter me oferecido o seu Flickr. A propósito, a menção honrosa vai pro Aexandre Giesbrecht, que localizou a página do Flickr sem nenhuma pista de quem fosse o autor. Parabéns pelo tri, Gabe! E semana que vem tem mais!

40 comentários

oi. Estamos pensando em viajar pelo Chile de bicicleta, temos 20 e poucos dias. Ir até um ponto de avião e depois de bike. Não achei post específico. Tem sugestão? obrigada

Caramba Ric, o povo aqui é bom mesmo. Adorei ver minha foto por aqui, valeu!

Vamos aos detalhes então, esta foto foi tirada da varanda do meu quarto no Hotel Habana Libre (http://www.hotelhabanalibre.com/), um hotel com mais de 20 andares de onde dava ver praticamente toda Havana Velha e o Malecón, como vcs podem ver melhor nesta foto mais aberta: http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/152740178 e nesta outra: http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/172968843/

Olhando mais para a esquerda eu tinha a vista de um dos hotéis mais famosos de Havana, o Hotel Nacional (http://www.hotelnacionalcuba.com/), como vcs podem conferir nestas outras 2 foto: http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/172358883 e http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/172904320

P.S. Ric, eu comento pouco mas tô de olho em praticamente em tudo que passa por aqui, suas dicas são valiosas, só não passo mais tempo aqui pra não ficar passando vontade…

Grande abraço,
Danilo

De que lugar da cidade ele tirou essa foto? Eu imaginava que Havana fosse inteira plana e de prédios baixos….
Achei essa luz bem surpreendente!

Proclamado o justo vencedor, nosso Gabe-Tri (Alessandro Reloaded), quando eu vi a foto, pensei a mesma coisa que o Riq: CARA, QUE FAVELA É ESSA??????? Aí fui procurar fotos panorâmicas de capitais de países africanos, cf. escrevi antes. As capitais africanas eram MAIS bonitas (tá vendo o preconceito que não nos abandona?…)! Eu já iria até brincar, dizendo que era a Rocinha e que a torre era algum posto de ocupação da PM.
Nem eu imaginava que Havana fosse assim. É o que dá só vermos fotos de monumentos, em close… É o resultado de 50 anos do “Coma Andante” de Cuba… tristeza.

Charada respondida! Vencedor proclamado! Parabéns, Gabe!

    Nossa, que honra ser considerado o rei das Charadas! Agradeço muito, mas prefiro matar mais umas antes de aceitar o título. Essa, por exemplo, foi sorte e chute. Eu também passei por fotos de países africanos antes de dar de cara com Havana. =)

O estado das construções denunciava, aliás tenho ouvido que Cuba vive momentos (ainda mais) difíceis, será que prejudicou o turismo?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.