Charada da 6a.: era uma vez

Charada de 4 de junho de 2010

Era uma vez uma leitora — ou um leitoro — que me mandou uma foto para publicar na charada da 6a. Esse leitoro — ou essa leitora — talvez tenha um blog, mas isso eu não posso confirmar nesse momento. A única dica que posso dar é que esse castelo de historinha da carochinha nunca apareceu aqui no site. E a pessoa — ou o pessôo — que mandou a foto também nunca comentou, postou ou linkou sobre ele.

Muito difícil? Tá bom. Eu dou uma ajudinha cifrada. Se eu morasse nesse castelo e resolvesse montar uma banda de rock, ela se chamaria Prato Fu.

Depositem seus chutes na caixa de comentários e sejam felizes para sempre!

RESPOSTA:

CAROLINA - CORRER PELO MUNDO
CAROLINA

Hahahaha! Quem manda ser pretensioso! Eu acho que só porque EU não tenho a mínima idéia de que lugar seja esse NINGUÉM saberia tampouco! Levo, ivo, total engano. A charada não ficou nem cinco segundos de pé — já veio a Carolina do Correr pelo Mundo, que respondeu voando: Trakai, pertinho de Vilnius, na Lituânia! E não fosse ela teria sido a Martinha do Travel & Trips, que chegou quase junto, e tantos outros que reconheceram pela foto (não precisaram nem da dica do Pratu Fu). Para saber mais sobre Trakai, cliquem no post do Breno B. ou nesta superexplicação do PêEsse, que também andou por lá. Parabéns, Carolina! Obrigado, pessoal! E quem não quiser esperar até a semana que vem, pode entrar na minicharadinha que está rolando no post do boa noite — pra onde será que eu tô voando daqui de Santo Domingo?

26 comentários

Charada resolvida! Vencedora proclamada! Parabéns, Carolina!

    Grande honra estar com o Troféu da Bóia da semana!!! =)

    Abração e obrigada!!
    Carolina

Pela sua descrição de contos de fada, posso imaginar o castelo de Carcassone, na França, onde foi inspirada a história da Bela Adormecida, acertei?

    affe..isso q dá responder sem ler os posts antes..hahahhahahha…

Uau Riq!

Não imaginava que a galera fosse acertar tão fácil! A Lituânia não faz parte dos roteiros tradicionais e são poucos os que se aventuram por aquele lado. o Castelo de Trakai é lindo e é um passeio perfeito para uma (rara) tarde de sol!

Adorei conhecer as 3 Repúblicas do Báltico, Rússia e Finlândia. Um roteiro incrível!

Ps: a charada com o Pato Fu ficou excelente: Duplo sentido: Trakai e Fernanda… 😉

Bjs,

Fernanda “Trakai” Costta

Mataram de primeira! O castelo de Trakai fica a aproximadamente uns quarenta minutos de ônibus de Vilnius, que também é uma graça e justifica pelo menos dois dias inteiros só para ela. Quem não estiver de carro alugado nem quiser se juntar a excursões guiadas ao castelo (vendidas em Vilnius) pode ir de maneira independente. Eu recomendo, porque dá para chegar cedo e não pegar o castelo lotado com a turma dos ônibus, que começam a chegar a partir das dez da manhã. Da rodoviária de Vilnius desde cedo saem ônibus com bastante freqüência. Eles param perto do centro de Trakai, que por sua vez fica a uns vinte minutos de uma agradável caminhada até o castelo.

Tallin (capital da Estônia), Riga (capital da Letônia) e Vilnius (capital da Lituânia e base para o castelo de Trakai) são cidades relativamente pequenas, com centros históricos compactos, autênticos e conservados, fáceis de conhecer caminhando. Uma visita aos países bálticos dá na medida como prolongamento de uma viagem à Rússia (a saída da Rússia pela via terrestre é, por si só, uma válida experiência) ou à Escandinávia. Tallin fica a seis horas de ônibus de São Petersburgo e a uma hora de barco de Helsinque, Finlândia. O hub aéreo dos países bálticos é Riga e a principal companhia é a http://www.airbaltic.com/public/index.html , que tem parceria com a TAP. Recomendo pelo menos dois dias inteiros para cada capital, mais os dias necessários aos bate-e-voltas escolhidos em cada uma delas. Não são destinos caros (é mais ou menos como a Ásia, ou seja, o caro é chegar lá) e são belíssimos. Além da história medieval, tem também interessantes aspectos da história recente. Em Riga, p. ex., há ótimo museu que mostra como era difícil e sofrida a vida dos países bálticos enquanto estavam sob dominação da União Soviética. Recomendo demais a viagem!

Parabéns à Carolina, também conhecida como Fernanda Trakai, do Pratu Fu.

    E obrigada pelas dicas! Nos próximos dois anos espero conhecer Vilnius!

    Carolina, pensei que vc já havia estado lá! Como descobriu? Pela charada ou pela foto?

    Parabéns! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.