Charada da 6a.: Freud explica (veja a resposta!)

Charada de 9 de março de 2012

Este lugar é visitado por causa de uma escultura que, digamos assim, habita a pequena torre do canto esquerdo da foto.

Não posso publicar a imagem da escultura porque o Google acha, então já viu.

Mais dicas? A foto foi enviada por uma blogueira que mora no exterior. Não posso dizer quem é, senão você  já mata o país.

Caso você não tenha a mínima idéia de onde fica, pode dizer ao menos como prefere a sua salsicha.

Leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem acertar que lugar é esse.

Valendo!

RESPOSTA:

BRUNO HALPERN
BRUNO HALPERN

Se tem uma coisa que me deixa triste é ver uma charada solucionada, sem que o enunciado tenha sido explicado, também.

Não, não estou reclamando dos decifradores de enigma aqui da Bóia. Quando o meu enunciado não é decifrado junto com a imagem, sinto que eu falhei. Que fui rebuscado demais. Que dei tanta volta para despistar, que acabei deixando a formulação esotérica demais.

Por isso fico tão feliz quando acontece como nesta chamada agora, que o Bruno Halpern matou de cabo a rabo.

A foto, enviada pela Ana Veloso do Viajar na França, é do complexo da Chartreuse de Champmol, em Dijon. A torre da esquerda é o Poço de Moisés, que hoje não serve mais de poço, mas é visitado por causa das obras de arte que permanecem no local. O prédio da direita, uma antigo santuário que servia de cemitério para a nobreza, foi transformado num hospital psiquiátrico. Por isso, como o Bruno decodificou, Freud explica. E por isso a pergunta sobre o jeito como você prefere a sua salsicha — que tal com mostarda de Dijon?

Uma menção honrosa especial para a Clara, que ainda achou outra correlação que eu desconhecia: Freud escreveu um ensaio intitulado “Moisés e o monoteísmo”. Não sabia disso, mas certamente foi sincronicidade. Ops, Jung!

Parabéns, Bruno! Obrigado, Ana! (Manda o endereço pra eu te mandar o livro autografado — vai nesta leva que já está atrasada com outros dez ou doze!). Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


39 comentários

Olha A MAIS atrasada da paróquia, eu mesma só vi hoje que minha charada tinha sido publicada!!!! Ai que vexa… Mas parabéns pro Bruno e as outras pessoas que adivinharam, tem muita gente até daqui de Dijon que não reconheceria!! Félicitations! 😀

Hahaa …. Excelente.
Cada sexta q acaba, já fico esperando a próxoma.
As charadas sã ótimas Riq.
Parabéns ao Bruno.

Abcs

Andre C. S.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.