Charada da 6a.: gazelas

Charada de 12 de março de 2010

Hmmm, a charada de hoje é facilmente googlável, eu sei. Por causa disso vou fazer um pouquinho mais complexa.

Mata a charada e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser:

– quem são esses bichinhos

– quais são seus parentes mais próximos

– quem é o seu predador natural

– onde que eu vi esses exemplares :mrgreen:

Uno, dos, tres… valendo!

RESPOSTA:

TONY G.
TONY G.
RODRIGO B.
RODRIGO B.

O Diógenes respondeu na xinxa e… quase acertou. Deu a ficha completa, mas errou de primo: o animal em questão é o guanaco, e não a vicunha. (Ou pelo menos foi assim que o guia do tour em que eu estava descreveu todos os bichos pelo caminho.) E também de lugar do Chile… Engraçado como o guia nos apresentou o guanaco como “um camelo americano” (o Diógenes também mencionou camelos). Antes de se tornar uma espécie protegida, havia apenas 400 guanacos na região do parque de Torres del Paine (sim, foi ali que eu tirei essa foto; mantive a cerca foi só para atrapalhar…). Hoje eles são dezenas de milhares, mesmo estando à mercê de seu predador implacável, o puma, que devora 40% dos guanaquinhos filhotes. Pela confiança no palpite, mesmo quando a charada já parecia resolvida, metade do troféu da Bóia vai pra estante virtual do Rodrigo Berneche. Mas na real o primeiro que respondeu a todos os itens foi o grande blogueiro Tony Gálvez. Diógenes, menção super-honrosa procê! Parabéns a todos! Semana que vem tem mais!

31 comentários

Minha nossa, de inicio eu até pensei em me atrever em responder, mas cheguei tarde e claro não teria todas as respostas…

– quem são esses bichinhos . R. Não os conheço.

– quais são seus parentes mais próximos? R. Pai mãe irmão e por ai vai.

– quem é o seu predador natural. R. Sem piada.

– onde que eu vi esses exemplares :R.Sem piada.

Mas falando sério, imaginei que fosse no Chile, pensei em guanaco primo da lhama. Ufs,

Bom final de semana a todos que amam viajar ou fazer viajar

Eu defenderia os guanacos, parentes das vicunhas, vistos em Torres del Paine ou Puerto Natales. Mas eu sempre confundo guanacos e vicunhas, entao… E o predador? O puma, talvez?

Blé, só agora vi a charada, e essa eu sabia (pra variar um pouco). São as vicuñas do Torres del Paine, mesmo. Mas um monte de gente já acertou…
Não dá pra lançar um troféu da Bóia para os mais sem noção, não? :mrgreen:

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.