Charada da 6a.: gazelas

Charada de 12 de março de 2010

Hmmm, a charada de hoje é facilmente googlável, eu sei. Por causa disso vou fazer um pouquinho mais complexa.

Mata a charada e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser:

– quem são esses bichinhos

– quais são seus parentes mais próximos

– quem é o seu predador natural

– onde que eu vi esses exemplares :mrgreen:

Uno, dos, tres… valendo!

RESPOSTA:

TONY G.
TONY G.
RODRIGO B.
RODRIGO B.

O Diógenes respondeu na xinxa e… quase acertou. Deu a ficha completa, mas errou de primo: o animal em questão é o guanaco, e não a vicunha. (Ou pelo menos foi assim que o guia do tour em que eu estava descreveu todos os bichos pelo caminho.) E também de lugar do Chile… Engraçado como o guia nos apresentou o guanaco como “um camelo americano” (o Diógenes também mencionou camelos). Antes de se tornar uma espécie protegida, havia apenas 400 guanacos na região do parque de Torres del Paine (sim, foi ali que eu tirei essa foto; mantive a cerca foi só para atrapalhar…). Hoje eles são dezenas de milhares, mesmo estando à mercê de seu predador implacável, o puma, que devora 40% dos guanaquinhos filhotes. Pela confiança no palpite, mesmo quando a charada já parecia resolvida, metade do troféu da Bóia vai pra estante virtual do Rodrigo Berneche. Mas na real o primeiro que respondeu a todos os itens foi o grande blogueiro Tony Gálvez. Diógenes, menção super-honrosa procê! Parabéns a todos! Semana que vem tem mais!

31 comentários

Risos
Eu chuto Antilope,
Estão no cercadinho do Bush Garden em Tampa!
Predador Ienas e Guepardos.
Só pra ser do contra.

São guanacos, seus parente mais próximos são a lhama, a vicunha e a alpaca, espécies de camelos da América do Sul, provavelmente vc os viu no Parque Nacional Torres del Paine e seu maior predador é o puma.

Acho que são mais para guanacos… O pelo é mais curto que o de vicuñas…
Eles são aprentes de vicuñas, lhamas e alpacas… Seu predador é o Puma… Mas não sei onde você as encontrou… Só sei que foi no Chile! 😀

Vicuñas
Parente de Guanacos, Llhamas e Alpacas
Predador natural = Puma
Tu deve ter encontrado com eles dentro do parque Torres del Paine, no Chile

Yo no tengo la minima idéa hermanito

Mas se forem parentes de Bambi, eu gosto de comer com um molhinho (lá vem o Ibama, Greenpeace e todos os ecologicos corretos atr´s de mim). 😛

São bichos, de 4 patas, peludos, herbívoros, saltitantes, em um cercadinho aonde podemos ver também 2 moitas. :mrgreen:
Seu predador sem dúvida é o homem, esse ser sem noção que estraga tudo, desde a água que eles bebem, os pastos que eles comem, o ar que eles respiram (mas não é o caso do Riq que é um viajante bacana)! Momento EcoMônica.

São Vicuñas, que são avistadas em toda a região dos Andes, pelo menos já vi algumas desde o Peru até a Patagonia, mas você deve tê-las encontrado no Parque Torres del Paine.

Predador deve ser o Puma, mas aí não sei mesmo….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.