Charada da 6a.: geopolítica (veja a resposta!)

Charada de 14 de janeiro de 2011

Vejam vocês. Eu não sei se tem a ver com o Novo Horóscopo, com o fim da União Soviética, com a desvalorização do euro ou com as guerras balcânicas; eu só sei que esta cidade aí da foto será uma das grandes capitais do mundo por algum tempo.

Que cidade é essa, meu povo?*

Chutes na caixa de comentários! Valendo a primeira posse temporária do Troféu da Bóia em 2011!

*(Percebam o sotaque baiano adquirido em apenas 72 horas)

RESPOSTA:

ELDER
ELDER

Bem que eu tentei despistar com as dicas falsas (não se fiem, quando vocês estiverem totalmente descrentes das minhas pistas eu vou lançar verdadeiras…), mas esqueci que o Elder, ele próprio um fornecedor tradicional de imagens para charadas, é especialista em Capitais Culturais da Europa. O cara nem piscou: tascou Turku, na Finlândia, como se tivesse nascido e crescido por lá. Já eu sou como vocês: jaaaaaamais tinha ouvido falar desse lugar até comprar a última edição da Monocle e ver um encarte inteiramente dedicado à Finlândia. Só então fiquei sabendo que Helsinki pode ser a capital, mas Turku é a cidade mais antiga do país. Desculpe se eu compliquei a sua próxima viagem à Escandinávia, viu? Qualquer coisa, dê uma olhadinha no Visit Finland e no Turku Touring. Mais uma vez, parabéns, Elder! E semana que vem tem mais!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


32 comentários

Ai meu Deus! Lá vou eu no chute.
Já que falaram das capitais europeias da Cultura, eu chuto: a) Budapeste; e b) Varsóvia; porque Hungria e Polônia ocuparão a Presidência rotativa da União Européia nesse ano.

juro que vou investir numa conexão rápida, boiei na bóia por causa da %#@*#* do meu 3G. humpf! Magrineli rapidão, isto é hora de estar acordado moço?

    Vício… confiro meus e-mails e o Twitter todo o dia de manhã e à noite antes de dormir…

Talinn, capital da Estônia, cidade natal do grande compositor Arvo Pärt (que eu adoro), capital europeia (sem acento) da cultura em 2011.

Corrigindo… Talim (Talin ou Tallinn) capital da Estônia… pensei em uma e escrevi a outra… foi mal