Charada da 6a.: igreja

cha15mai

E com vocês, mais uma charada pensada especialmente para o pessoal do chute.

Igrejinha branca, palmeiras, uma montanha por trás… pode ser em tanto lugar, mas em tanto lugar, que todo mundo tem chance.

Você pode chutar o nome da cidade ou, se for mais corajoso, o nome da cidade + nome da igreja.

O primeiro a chutar a cidade certa, leva a posse transitória do Troféu da Bóia.

Se chutar a cidade certa mas errar a igreja, não leva.

Mas se você for o primeiro a acertar a igreja depois que a cidade já tenha sido adivinhada, compartilha a posse do troféu.

Boas viagens!

Resposta:

trofeu701A resposta certa veio bem mais cedo do que eu esperava: foi a oitava, quando a charada tinha ido ao ar havia apenas 25 minutos. Não, não precisa ir até lá para ver: a vencedora é a Flavia Koetz, de Porto Alegre, que respondeu com conhecimento de causa às duas perguntas, não deixando espaço para um segundo vencedor: trata-se da Matriz de Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, Santa Catarina.

Coisas que eu descobri agora, para editar o post: o nome original da vila é exatamente Santo Antônio dos Anjos da Laguna (lindo, não?). A igreja tem origem numa capela de pau-a-pique construída em 1676 — substituída vinte anos mais tarde por outra de pedra, barro e óleo de baleia. A nave foi erguida entre 1735 e 1738; as torres são bem mais recentes, de 1894. (Para mais curiosidades sobre a igreja, clique no site da paróquia.)

Laguna fica 130 km ao sul de Florianópolis. Seu centro histórico é bem preservado e vale a visita se você estiver na estrada entre Santa Catarina e o Rio Grande.

A foto é de 2006, quando estive na região fazendo um especial de Santa Catarina para a Viagem & Turismo.

Parabéns, Flavia Koetz! Bem-vinda ao blog — e cuide bem do troféu essa semana!

47 comentários

Flavia Koetz, parabéns xará!

Carla2 eu até conheço Laguna, mas há uns 20 anos atrás, quando não era eu que decidia minhas viagens…não consigo ir pra praia que não tenha coqueiros…vc pensou direitinho mesmo…

Oba! 🙂
Vou cuidar do troféu, podexá!
A imagem da igrejinha tava no fundo da minha memória adolescente, dos tempos em que todo veranista de Garopaba era um “carnavalesco” de Laguna. Isso foi na pré-história! 🙂
Ah! E de agora em diante, sou Flavia K., pra evitar confusões! 🙂

    É que tem a Flavia Kaiser de Copenhague também! Você não quer ser FlaviaKz?

Carla2 é outra Flavia que acertou, não fui eu – vcs estão confundindo as duas…

    Putz Flavitcha, agora que eu vi que não era você, sorry…. Mas ela assinou igual, nem me preocupei em olhar o http…. Eu bem que fiquei pensando: a Flavia gosta tanto do nordeste, quando é que ela foi para Laguna para ter todo esse conhecimento, hein? rsrs bjs

Pessoas, claro que a charada já tem vencedor…

Mas tem também um blogueiro arrasado, vindo de um jantar de gala e precisando acordar amanhã às 7!

Assim que der eu proclamo o vencedor com toda a pompa e circunstância devidas!!!!

Acabei de ver no oráculo que é a igreja matriz de Laguna mesmo. Acho que o troféu vai para a Flavitcha!!!!

Essas palmeiras também tem em São João Del Rey! Achei que era a igreja onde o Tancredo está enterrado, mas conferi minhas fotos e não é essa não…

Ric,

Perguntei para a Confidence Câmbio:

“O VTM pode ser usado para compras online, mas depende do site, pois exitem sites que não operam com cartão de debito.”

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.