Charada da 6a.: mãos ao alto! (veja a resposta!)

Charada de 22 de março de 2013

Ao contrário do que a maioria imagina, a insegurança na Europa não está nas ruas ermas nem nas zonas com forte presença de imigrantes. O perigo para o turista na Europa está nas aglomerações, nos pontos turísticos e nos transportes. É onde agem os mãos-leves e golpistas.

Em viagens de carro, a precaução básica é nunca deixar nenhuma peça de bagagem aparecendo — as chances de que o carro seja arrombado aumentam de forma exponencial.

Esta região, em que nosso colaborador flagrou esta família em pleno “mãos ao alto”, fica numa dessas regiões perfeitas para explorar de carro.

Se precisar de mais dicas, eu volto…

ATUALIZAÇÃO

A charada já tem, tecnicamente, um vencedor. É o Rodrigo Basso, que chutou certinho e de primeira: Toscana.

Mas será que não vale a pena fazer mais uma forcinha para ver se aparece o lugar exato onde essa escultura está?

Dica: a cidadezinha fica entre dois rótulos famosos de vinho, a 60 km da capital da sua província.

Valendo mais um troféu — e um postal!!!!

RESPOSTA:

GABE BRITTO
RODRIGO BASSO e ANNE

Valeu a prorrogação!!!

Recapitulando: o Rodrigo Basso acertou, genericamente, de cara, ao cravar Toscana.

Mas daí eu achei que dava pra gente tentar descobrir o lugar exato, por isso dei uma dica suplementar. Quem matou a dica foi o Walter Faria, que leva uma menção honrosa: a cidadezinha fica entre Montepulciano e Montalcino, os dois rótulos mais famosos desta zona da Toscana.

Foi então que a Anne, que já tinha notado uma curiosa semelhança entre as esculturas e o traço do nosso Angeli (e não é que tem mesmo?), matou: fica em Montichiello, na província de Siena.

E não só. Ela também descobriu a história por trás da escultura (que provavelmente nem o Philipp, que fotografou, devia saber): é a entrada do restaurante Osteria La Porta, via del Piano 1, Monticchiello. Pelo que vi em alguns sites, essa peça é um memorial lembrando 6 de abril de 1944, quando o padre da cidade e uma mulher alemã convenceram e impediram que os soldados alemães executassem os moradores de Monticchiello já alinhados no muro de fora da cidade. É uma escultura engraçada de um momento horrível. Eles comemoram a data num evento chamado “Per non dimenticare” – para que não se esqueça.

Parabéns, Anne, Rodrigo e Walter! Obrigado, Philipp! (Quem nunca me mandou o endereço, por favor mande para redacao arroba viajenaviagem ponto com) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


43 comentários

Parabens Rodrigo e Anne

É verdade, eu nao saiba mesmo de toda densa história desta encultura que achei muito simpática quando chegamo lá! Como ja relatado aqui a Viagem pelo Val d’Orcia é uma delícia e as estradas perto de Monticchiello foram as mai bonitas do nosso passeio de outubro passado relatados aqui: http://siamoarrivati.wordpress.com/2013/03/17/montepulciano-e-o-val-dorcia/

Aliás como este relato foi escolhido pela Natalie na Viajosfera, quando vi minha foto logo pensei: ah, o comandante vacilou e pelo Google imagens vão logo achar! Como estou em uma trip e nao trouxe meu comp, nao procurei no Google images, mas foi interessante nao terem logo encontrado para saber mais sobre a história!

E Anne, tire 2 semanas de férias e explore o Sul da Toscana e a Umbria: um vilarejo mais lindo que o outro!

Queria deixar registrado que a-do-ro essas charadas!! Mesmo quando não matamos a resposta, o legal é que elas nos fazem passar por “mares nunca dantes navegados” e ver tanto lugar fascinante escondido por aí.

Sabia que a Toscana, no geral, era linda, mas não tinha ideia da quantidade de cidadezinhas encantadoras! Quisera ter uns 6 meses de férias pra virar bonequinho de google street view por essas bandas…

é a entrada do restaurante Osteria La Porta, via del Piano 1, Monticchiello, Italia

Pelo que vi em alguns sites, essa peça é um memorial lembrando 6 de abril de 1944, quando o padre da cidade e uma mulher alemã convenceram e impediram que os soldados alemães executassem os moradores de Monticchiello já alinhados no muro de fora da cidade.

É uma escultura engraçada de um momento horrível.
Eles comemoram a data num evento chamado “Per non dimenticare” – para que não se esqueça.

PS: Se estão retratados o padre e a mulher, quem seria o terceiro?

    Essa foi difícil pacas pra durar até segunda feira!!

    Agradeço a ajuda do Rodrigo e do Walter, pois não teria achado se não fossem as respostas deles, onde um cravou a região de primeira e depois tascou Pienza e o outro limitou a região Montepulciano e Montalcino.

    Quase pensei em navegar a pé com o bonequinho do Google street view… ;o)

    Parabéns Anne !!!
    Também pensei em colocar o bonequinho para passear… 😉

Deve ser algum lugar entre Montepulciano e Montalcino. Agora, o lugar exato, só quem viu para contar…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.