Charada da 6a.: muralhas

charada19junho

Será que eu visitei essa cidade? Se visitei, foi no tempo das câmeras analógicas. Precisei surrupiar esta foto na internet.

Trata-se de um lugar que floresceu na Idade Média. O forte é do século XII.

Se você estiver pensando em viajar até este país, eu lhe diria que esta escala é incancelável.

Mata a charada e ganha a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser o nome da cidade. (Ganha menção honrosa quem der chutes interessantes.)

Resposta:

Igor
Igor

E o vencedor apareceu rapidinho: o Igor, o quarto a responder, leva o Troféu da Bóia. Por quatro minutos ele impediu uma nova vitória do Guilherme Lopes :mrgreen:   Sim, a resposta certa é Jaisalmer, uma cidade inverossímel do Rajastão, perto da fronteira entre a Índia e o Paquistão. Suas muralhas escondem vielas apertadas povoadas por casinhas simples — mas pontuadas aqui e ali por havelis, palacetes de fachas intrincadíssimas. Chega-se de ônibus, vindo de Jodhpur (6 horas) ou Jaipur (12 horas) — ou ainda no trem noturno de Jodhpur. Passei uma noite dentro das muralhas no início de 93, e é a lembrança mais impactante que tenho daquela viagem à Índia. Bem — mas além do vencedor, é preciso agora distribuir também as menções honrosas aos melhores chutes. Vou começar pelos chutes que me fizeram aprender coisas: a Virginia, que arriscou Appolonia-Arsuf, em Israel (ruínas de uma cidade murada de que eu nunca tinha ouvido falar), e o Vicente Frare, que mencinou Bam, no Irã. Entre os chutes bandalhos, eu me rendo ao JB, que disse que essa era a Rocinha depois do muro do Eduardo Paes, e ao, que aos poucos está conseguindo pôr Rometta no mapa   :mrgreen:    Parabéns a todos!

40 comentários

Chute Googleado: A cidade velha, cercada por uma muralha que foi construída por Suleiman no século XVI. Nessa muralha existem 8 portões: o de Jaffa, de Damasco, Dourado, de Herodes, de Dung, de Sião, Novo e dos Leões. Destes, o portão dourado está sempre fechado e, segundo a tradição, será por este portão que o Messias entrará em Jerusalém.

Jaisalmer, na Índia. Seu apelido, segundo a Wikipédia, é “a cidade dourada”, é uma cidade no estado do Rajastão na Índia. Localiza-se no coração do deserto Thar e sua população é de aproximadamente 78 mil habitantes.

O forte da foto o Forte de Jaisalmer, construído em 1156, situa-se na monte Trikuta e foi palco de muitas batalhas. O famoso cineasta indiano Satyajit Ray escreveu um romance (que mais tarde transformou no filme Sonar Kella ) tendo este forte como um dos cenários principais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.