Charada da 6a.: muralhas

charada19junho

Será que eu visitei essa cidade? Se visitei, foi no tempo das câmeras analógicas. Precisei surrupiar esta foto na internet.

Trata-se de um lugar que floresceu na Idade Média. O forte é do século XII.

Se você estiver pensando em viajar até este país, eu lhe diria que esta escala é incancelável.

Mata a charada e ganha a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser o nome da cidade. (Ganha menção honrosa quem der chutes interessantes.)

Resposta:

Igor
Igor

E o vencedor apareceu rapidinho: o Igor, o quarto a responder, leva o Troféu da Bóia. Por quatro minutos ele impediu uma nova vitória do Guilherme Lopes :mrgreen:   Sim, a resposta certa é Jaisalmer, uma cidade inverossímel do Rajastão, perto da fronteira entre a Índia e o Paquistão. Suas muralhas escondem vielas apertadas povoadas por casinhas simples — mas pontuadas aqui e ali por havelis, palacetes de fachas intrincadíssimas. Chega-se de ônibus, vindo de Jodhpur (6 horas) ou Jaipur (12 horas) — ou ainda no trem noturno de Jodhpur. Passei uma noite dentro das muralhas no início de 93, e é a lembrança mais impactante que tenho daquela viagem à Índia. Bem — mas além do vencedor, é preciso agora distribuir também as menções honrosas aos melhores chutes. Vou começar pelos chutes que me fizeram aprender coisas: a Virginia, que arriscou Appolonia-Arsuf, em Israel (ruínas de uma cidade murada de que eu nunca tinha ouvido falar), e o Vicente Frare, que mencinou Bam, no Irã. Entre os chutes bandalhos, eu me rendo ao JB, que disse que essa era a Rocinha depois do muro do Eduardo Paes, e ao, que aos poucos está conseguindo pôr Rometta no mapa   :mrgreen:    Parabéns a todos!

40 comentários

Eu acho que é uma das cidade cenográficas da globo para a novela “Caminho das Índias” 🙂

Lena, o pior é que você está coberta de razão. As invasões tomaram de conta de BSB. A pessoa invade, ganha, se torna dono, o governo recolhe o dinheiro dos impostos dos moradores do centro, investe em infraestrutura nas invasões, doa tudo: vale gás, vale leite, vale pão, coloca posto de saúde, policiamento, escola, água, luz. O negócio é não trabalhar e invadir. As minorias estão com tudo. É reprise dos anos 50 no Rio de Janeiro, com a diferença que as favelas (invasões, em BSB) não estão nos morros, que aqui não há, mas se o poder público não agir, vão tomar de conta, com certeza.

    Ô Rosa, olha só, eu nem sabia que já estava acontecendo isso em Brasília. Eu nunca estive na cidade, a não ser no aeroporto… Tenho amigos que moram aí e adoram e eu pretendo corrigir esta falha no curriculum logo 🙂

    Mas a brincadeira foi porque acho a concepção da cidade completamente medieval. Uma contradição para quem a projetou… Como pode alguém que se diz comunista, planejar uma cidade onde aqueles que eles gostam de chamar de “elites” moram no centro e aqueles que eles chamam de “classe trabalhadora” moram lááá longe, em cidades que ficam a no mínimo 20km de distância!! Só poderia acabar em invasão mesmo…

Eu acho que está muito plano para ser a Rocinha no Rio. Parece mais o Planalto Central, Brasília, quando as cidades satélites finalmente engolirem o Plano Piloto e a turma que lá se encontra terá que se esconder atrás dos muros, para se proteger da multidão furiosa! 😯

PS: Brincadeiras a parte, o Igor já levou, né? Eu vi uma foto deste lugar todo iluminado, no pôr do sol, linda de morrer!

Iria chutar alguma coisa na Africa, la p/ os lados do Marrocos, Libia, Argélia….mas algo me diz (imagens de busca do google, mais exatamente), que o Igor acertou….mas vamos ver

Vila Velha antigamente!

    Na verdade isso não é um forte, mas, sim, as muralhas da antiga cidade de Rometta (que ficava sobre a colina de Julieu). A cidade cresceu, desceu o morro e virou a GRANDE Rometta como é conhecida atualmente. (Ah, e isso não é um chute. É pura verdade. Podem procurar no Google, se quiserem)

    Tem até uma bandeira de Rometta tremulando lá em cima .
    É isso que fez tu matar a charada Zé ?

    Sylvia, além da bandeira de Rometta, que é linda, dá para avistar também a casa do Romeu, que fica na ponta esquerda da cidade, a casa da Julieta na ponta direita, e a casa do Xeikspir beeeemmm no centro, jogando como centro-avante 😛

    Lena, não adianta, mesmo eu acertando, o Riq não me dá o troféu 🙁 Ele tá parecendo o Líder Supremo do Irã :mrgreen:

Pessoal,

Vcs estão “viajando”… a foto é do Rio de Janeiro!!!
Na verdade esta foto é do protótipo de como a favela da Rocinha vai ficar depois da construção da muralha.

    Adorei a resposta do JB.
    Acho que ele merece a menção honrosa.
    bjs

    Ou é um protótipo de onde teremos que morar depois que o pouco que resta de lei e ordem no Rio desaparecer, tragado por warlords em guerra uns contra os outros.

Parece-me que a cidade fica numa região árida, o meu chute é Appolonia-Arsuf, cidade localizada em Israel.
Tomara que o meu chute esteja pelo menos perto!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.