Charada da 6a.: não espirre na escultura

A charada de hoje foi sugerida por um (ou uma) trips que mora no exterior.

É uma charada culturalmente sofisticada, adorei. Precisei afanar fotos aqui e ali na internet, mas por uma boa causa.

porco0

É o seguinte. O porquinho aí de cima é de mármore, cópia italiana de um original grego, da Antigüidade, que não existe mais. Seu endereço é um importante museu.

porco1

Seu parente mais próximo é este aí de cima, esculpido em bronze e encontrável na mesma cidade.

Se a charada parasse aí, seria fácil. No entanto, quem bolou a charada foi além. Porque sabe que existem duas cópias da escultura em bronze, alojadas bem longe dali.

Uma delas é esta aqui.

porco2

E esta, a outra.

porco3

Vence a charada e leva posse transitória do Troféu da Bóia quem nomear: 1) o museu onde está a peça “original” e, conseqüentemente, a cidade onde está o primeiro porco em bronze; 2) as cidades onde estão suas cópias.

(O autoro/a autora também pode participar — desde que seja para confundir.)

Atchim! Boa sorte a todos!

Resposta

trofeu702Sim, sim, sim! Apesar da melhor explicação ter sido a do Zé, que descobriu uma até hoje insuspeitada invasão dos Medici a Nápoles, a resposta certa é, como atestam vários participantes, Galleria degli Uffizi em Florença, Nova York e Sydney. O que me deixa com um problemão na mão. A Alexandra Rosa, que deu a primeira resposta certa, inverteu a ordem das cidades onde estão as cópias — pôs Sydney na frente de Nova York. Dois minutos depois, o Alexandre Giesbrecht, que perdeu um preciso tempo postando primeiro no Twitter, em vez de vir direto pra cá 😡 , escreveu a resposta na ordem certa. E agora? Devo ser condescendente com a Alexandra, já que não especifiquei na formulação da pergunta que a resposta precisava ser dada na ordem exata das figuras? Ou devo ser um pentelho insensível, pelo bem da instituição Charada de 6a., e dar a vitória ao Alexandre? Bem. Como eu me chamo Ricardo Salomão Freire, a vitória vai para os dois gêneros do mesmo nome próprio. Parabéns, Alexandra e Alexandre! Vocês são os vitoriosos da Charada da 6a.! Cuidem bem do Troféu da Bóia!

P.S.:

Em tempo — e um agradecimento à Marcie, que foi quem mandou a foto da cópia de Nova York e a história toda. (Só depois vi no blog da Mari Campos o porquinho de Florença.)

46 comentários

Riq e trips, so uma observacaozinha: desde marco desse ano, o Porcellino “autentico” (nao a copia do mercado) fica numa sala dedicada exclusivamente a ele no Museu Stefano Bardini (via dei Renai 37)- tambem em Florenca, claro. E eu nem sabia que ele tinha tantos irmaozinhos assim espalhados por ai! :-))))))

Charada desvendada! Vencedor(es) proclamado(s)! Já tá editadinho no corpo do post! Começam com a letra “A”!

acho que o porcelino animal original vivo, deve ter dado um belo churrasco para ter tanta estatua espalhada pelo mundo. É, agora que o Ze me chamou a atenção : o porcelino da foto 2 só pode estar no museu erotico de Napoles. A charada é muito boa, mas eita estatuas feias.

Cheguei atrasado, mas acho que tá todo mundo errado…todos os porcos foram enviados para o México devido a discriminação 🙂 A última foto prova isso 🙂

    Foi só um chute no gol , Marcie .
    Quer dizer, nem foi gol pois não fazia parte da charada 😳

    Quanto ao alfabeto cirilico , tu já havias falado no twitter, mas mesmo assim , aproveitei pra brincar 😆 😆

Eu sempre chego atrasada 🙁 (hoje até dei uma olhadinha mais cêdo, mas a charada ainda não estava no ar; só o texto para o Portátil 🙂 ). Mas adorei a charada e as respostas!!

Ich maria… eu sempre chego atrasada 🙂
Mas também, de que adiantaria ser a primeira se eu nem tinha idéia da resposta ehehe…
Marcie, esse porquinho é em homenagem a gripe suina?! 😉
Lindo!
bjs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.