Charada da 6a.: não espirre na escultura

A charada de hoje foi sugerida por um (ou uma) trips que mora no exterior.

É uma charada culturalmente sofisticada, adorei. Precisei afanar fotos aqui e ali na internet, mas por uma boa causa.

porco0

É o seguinte. O porquinho aí de cima é de mármore, cópia italiana de um original grego, da Antigüidade, que não existe mais. Seu endereço é um importante museu.

porco1

Seu parente mais próximo é este aí de cima, esculpido em bronze e encontrável na mesma cidade.

Se a charada parasse aí, seria fácil. No entanto, quem bolou a charada foi além. Porque sabe que existem duas cópias da escultura em bronze, alojadas bem longe dali.

Uma delas é esta aqui.

porco2

E esta, a outra.

porco3

Vence a charada e leva posse transitória do Troféu da Bóia quem nomear: 1) o museu onde está a peça “original” e, conseqüentemente, a cidade onde está o primeiro porco em bronze; 2) as cidades onde estão suas cópias.

(O autoro/a autora também pode participar — desde que seja para confundir.)

Atchim! Boa sorte a todos!

Resposta

trofeu702Sim, sim, sim! Apesar da melhor explicação ter sido a do Zé, que descobriu uma até hoje insuspeitada invasão dos Medici a Nápoles, a resposta certa é, como atestam vários participantes, Galleria degli Uffizi em Florença, Nova York e Sydney. O que me deixa com um problemão na mão. A Alexandra Rosa, que deu a primeira resposta certa, inverteu a ordem das cidades onde estão as cópias — pôs Sydney na frente de Nova York. Dois minutos depois, o Alexandre Giesbrecht, que perdeu um preciso tempo postando primeiro no Twitter, em vez de vir direto pra cá 😡 , escreveu a resposta na ordem certa. E agora? Devo ser condescendente com a Alexandra, já que não especifiquei na formulação da pergunta que a resposta precisava ser dada na ordem exata das figuras? Ou devo ser um pentelho insensível, pelo bem da instituição Charada de 6a., e dar a vitória ao Alexandre? Bem. Como eu me chamo Ricardo Salomão Freire, a vitória vai para os dois gêneros do mesmo nome próprio. Parabéns, Alexandra e Alexandre! Vocês são os vitoriosos da Charada da 6a.! Cuidem bem do Troféu da Bóia!

P.S.:

Em tempo — e um agradecimento à Marcie, que foi quem mandou a foto da cópia de Nova York e a história toda. (Só depois vi no blog da Mari Campos o porquinho de Florença.)

46 comentários

A cópia da escultura original (Porcellino) está na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. A cópia da cópia está no Sutton Place, parque em Nova York. Outras cópias podem ser vistas em Sidney e mesmo em Florença, como no Mercatto Nuovo. Uma das peças tem uma curiosidade: se você colocar uma moeda na boca do porco selvagem (ou javali?) e ela cair no gradil, você voltará para a cidade. O Obelix iria gostar desta charada. Acho que foi graças a ele que as originais sumiram.

O original tá no museu Uffizi, em Florença
A primeira cópia está em New York
e a segunda cópia em Sydney, na Austrália

1) Galleria degli Uffizi, em Florença.
2) As duas cidades onde estão os outros são Nova York e Sidney, respectivamente, mas, segundo a Wikipédia, há pelo menos outras 15 cópias pelo mundo.

(Eu tuitei primeiro, serve? 🙂

No Centro Historico de Firenze, mais precisamente no Mercado Nuovo (um comercio de tecidos, hoje è um grande mercado de produtos de artesanato fiorentino), encontramos “La Fontana del Porcellino”, uma copia de bronze da obra de Pietro Tacca feita em marmore realiazada em 1612 que hoje se encontra na Galleria degli Uffizi de Firenze. Embora a escultura seja chamada de Porcellino (porquinho em portugues), na verdade ela representa um cinghiale, que è uma especie de porco do mato muito comum aqui na Toscana.

O segundo, e conseqüentemente o primeiro, estão em Florença/Firenze, na Itália.

O do Hospital: Sydney, Austrália
O da praça, Butchart Gardens, Victoria, British Columbia, Canadá

E viva o Google!

Saúde, Riq!

Ó, sei não, tá muito difícil!!!

Mas sei que esse hospital é onde são internados os pacientes com gripe suína, lógico.

    There is one exactly like this one (sitting on a tiny lagoon) , we think is a coy of two others, one is the one in New York… This one I mention is at the Malecon 2000 Park in the section named “The colonies strolls” in Guayaquil, Ecuador South America…

    Hay una exactamente como esta (sentado en una pequena laguna), creemos que es una copia de do otras , una esta en New York… Esta que menciono esta en Parque del Malecon 2000 en una seccion llamada Paseo de las Colonias, en Guayaquil, Ecuador Sur America.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.