Charada da 6a.: não espirre na escultura

A charada de hoje foi sugerida por um (ou uma) trips que mora no exterior.

É uma charada culturalmente sofisticada, adorei. Precisei afanar fotos aqui e ali na internet, mas por uma boa causa.

porco0

É o seguinte. O porquinho aí de cima é de mármore, cópia italiana de um original grego, da Antigüidade, que não existe mais. Seu endereço é um importante museu.

porco1

Seu parente mais próximo é este aí de cima, esculpido em bronze e encontrável na mesma cidade.

Se a charada parasse aí, seria fácil. No entanto, quem bolou a charada foi além. Porque sabe que existem duas cópias da escultura em bronze, alojadas bem longe dali.

Uma delas é esta aqui.

porco2

E esta, a outra.

porco3

Vence a charada e leva posse transitória do Troféu da Bóia quem nomear: 1) o museu onde está a peça “original” e, conseqüentemente, a cidade onde está o primeiro porco em bronze; 2) as cidades onde estão suas cópias.

(O autoro/a autora também pode participar — desde que seja para confundir.)

Atchim! Boa sorte a todos!

Resposta

trofeu702Sim, sim, sim! Apesar da melhor explicação ter sido a do Zé, que descobriu uma até hoje insuspeitada invasão dos Medici a Nápoles, a resposta certa é, como atestam vários participantes, Galleria degli Uffizi em Florença, Nova York e Sydney. O que me deixa com um problemão na mão. A Alexandra Rosa, que deu a primeira resposta certa, inverteu a ordem das cidades onde estão as cópias — pôs Sydney na frente de Nova York. Dois minutos depois, o Alexandre Giesbrecht, que perdeu um preciso tempo postando primeiro no Twitter, em vez de vir direto pra cá 😡 , escreveu a resposta na ordem certa. E agora? Devo ser condescendente com a Alexandra, já que não especifiquei na formulação da pergunta que a resposta precisava ser dada na ordem exata das figuras? Ou devo ser um pentelho insensível, pelo bem da instituição Charada de 6a., e dar a vitória ao Alexandre? Bem. Como eu me chamo Ricardo Salomão Freire, a vitória vai para os dois gêneros do mesmo nome próprio. Parabéns, Alexandra e Alexandre! Vocês são os vitoriosos da Charada da 6a.! Cuidem bem do Troféu da Bóia!

P.S.:

Em tempo — e um agradecimento à Marcie, que foi quem mandou a foto da cópia de Nova York e a história toda. (Só depois vi no blog da Mari Campos o porquinho de Florença.)

46 comentários

Eu sei que o um dos da rua, aquele com o fucinho dourado (de tanto que as pessoas passam a mão) é o Il Porcellino de Firenze, que a Mari Campos falou no blog dela recentemente e eu me lembro VAGAMENTE de ter visto ele por lá, em outra encarnação, quando fui a Firenze (1996). Os demais porquinhos, desconheço.

Só posso me manifestar oficialmente no fim da tarde, mas sem googlar eu apostaria no Zé.

:mrgreen:

    Tão vendo? Podem apostar em mim.

    Esse troféu já está no papo (mais um pra minha coleção) :mrgreen:

Eu acho que é Nápoles. Explico: O Javali é o símbolo da família Medici (aqueles ricaços de Florença, yes?). Então, quando eles invadiram Nápoles para expulsar os Francos de lá (isso eu inventei, mas não vem ao caso) eles mandaram fazer uma estátua do Javali em comemoração à reconquista da cidade para os italianos (apesar de que, naquela época, a Itália ainda não existia – mas isso também não vem ao caso). Como o Javali tem uma cara de safado e se apresenta num estado digamos assim, um pouco excitado, eles resolveram tirá-lo da praçca onde ele estava exposto (era muito obsceno) e tranferiram o pobre coitado para o museu de Nápoles, onde, atualmente, ele fica exposto na ala de arte erótico do museu. É tudo verdade. E o Riq taí pra não me deixar mentir (ele visitou o museu de arte erótica de Nápoles e sabe do que eu estou falando)

    seriously: vc não tem mais nada pra fazer na vida??? Adoraria ter tido você como professor de história na escola! 😆

    Uai, Marcie, você que mandou a charada pro Riq e não sabe da história? Tisck, tisck, lamentável 😛

    Acho que ele tem é uma boa imaginação! ahahahaha.. mas gostei do conto do Javali!

A Alexandra foi a primeira a acertar 😎
E vou continuar :
Quem mandou foi a Marcie ,
*está no Smithsonian AmericanArt Museum
* é conhecido por
Little Pig, (sculpture).
Wild Boar, (sculpture).
Il Porcellino, (sculpture).
*os escultores são
Benelli, Giuseppe, 1819-1861, sculptor.
Bowen, Jac T., 1917-1980, sculptor.
Tacca, Pietro, 1577-1640, sculptor. (copy after)
Fuse Marinelli, founder.
*a historia
The original Wild Boar was reportedly done in marble by a Greek or Roman artist. A plaster mold was made by Renaissance sculptor Pietro Tacca. In 1857, Benelli, working in Florence from Tacca’s old repaired plaster mold, cast a bronze boar. Several reproductions of the 1857 cast have been made. The Kansas City replica was cast by Ferdinando Marinelli. Jac Bowen designed and created the setting. IAS files contain transcription of text on nearby plaque and excerpt from Virginia W. Johnson’s “Florence, the Lily of the Arno,” Dana Estes & Co., Pub., Boston, 1891.
In 2004, Kansas City Adopt A Monument reported that all sculptures owned by the J. C. Nichols company should be changed to Highwoods Property.
* a fonte
http://siris-artinventories.si.edu/ipac20/ipac.jsp?uri=full=3100001~!302342!0#focus

    Sylvia, também desconfiei da Marcie… tava na dúvida entre ela e a Mari Campos, que acabou de sair de Firenze!

Reconheci a primeira cópia de Florença, e o terraço parece do Metropolitam, NY.

(Me dá um desconto, que a navegação está prejudicada?) 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.