Charada da 6a.: palácio mutante (veja a resposta!)

Charada de 2 de dezembro de 2012

Esta imagem vem de Florianópolis, mas acredito que não tenha sido tirada por lá, não :mrgreen:

Na verdade fiz meu dever de casa. E descobri coisas incríveis sobre este palácio.

Ele foi erguido num país, e hoje está em outro.

Já ficou totalmente desativado. Foi ocupado por diferentes famílias nobres. Já foi hospital. Já foi escola. E agora, vejam só, virou charada.

Precisamos saber onde fica isso. Ah, sim: só serão aceitos chutes com o nome do país em português.

Valendo!

RESPOSTA:

GABE BRITTO
GABE BRITTO

Começando a decifrar o enigma pela origem: quem mandou a imagem, entre várias de lugares exóticos aonde nunca pisei, foi o Rapha de Floripa.

Trata-se de uma charada auspiciosa, porque graças a ela vemos o matador profissional Gabe Britto de volta ao pódio. (Sempre lembrando que o Gabe já está há um tempinho de blog novo, o Gabriel quer viajar.)

Sim, conforme o Gabe matou de primeira, o palácio em questão é o de Rundale, no país a que em português chamamos Letônia, mas que em inglês é Latvia, o que costuma causar um nó no meu cérebro (tudo o que consigo decorar é que tem um país cujo nome em inglês não corresponde ao nosso, e na hora em que preciso nunca estou certo se é a Letônia ou a Estônia).

Graças à camaradinha Wikipedia, fiquei sabendo que o palácio foi fundado quando o país ficava na antiga Rússia, manteve o uso como residência de nobres durante a primeira fase da Letônia independente, mas logo foi reaproveitado para diversos fins durante a anexação à União Soviética. A Nelma, que visitou o lugar agora em setembro, traz mais uma informação: foi o uso de parte do palácio como silo de cereais que permitiu a sua conservação, já que os grãos absorviam a umidade das paredes. Menção honrosa pra ela!

Parabéns, Gabe! Obrigado, Rapha! (Manda o endereço pra eu enviar o livro autografado quando voltar) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


18 comentários

Bom, já que eu não consigo emplacar como vencedor das charadas, pelo menos emplaco como fornecedor. Valeu, Riq.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.