Charada da 6a.: passeio best-seller (veja a resposta!)

Charada de 5 de outubro de 2012

No verão do Hemisfério Norte, a dobradinha praia + leitura está sempre em alta. Em inglês existe até uma expressão que designa a literatura de férias: beach novels — romances para ler na praia.

Eventualmente, você pode até veranear num lugar onde se passa o livro que você está lendo.

Poderia acontecer, por exemplo, nesta praia.

A aparência é idêntica a centenas de outras praias do Mediterrâneo: pedrinhas, faixa estreita para tomar sol. Mas dali sai um passeio de barco para uma ilhota que foi cenário de um best-seller lançado na Inglaterra em 2006.

Esta ilhota tem uma fortaleza veneziana, mas não é por isso que ela ficou famosa.

De tarde eu volto com mais dicas, se for necessário…

Valendo!

RESPOSTA:

MARCELO
MARCELO

A charada veio da Europa, e na Europa foi resolvida.

Quem enviou a imagem foi a Carmen, nossa emérita correspondente barcelonesa. E quem acertou foi o sempre prestativo Marcelo, do Alemanha Por Que Não?

Quer dizer: acho que ninguém acertou o nome da praia do embarcadouro. A Carmen tinha falado que era Plaka. Mas o ponto de embarque era o de menos: o que estava valendo era o passeio.

E realmente se trata do passeio de barco à ilha de Spinalunga, satélite de Creta, que foi usada como cenário por Victoria Hislop em seu best-seller (ao menos na Europa, por aqui não sei!) A Ilha.

A ilha abrigou durante décadas uma colônia de leprosos, e esta foi a razão de ter sido escolhida para a ação do romance. Mas hoje visita-se Spinalunga pelo seu castelo veneziano e pela fama literária.

Parabéns, Marcelo! Obrigado, Carmen! (Acho que eu tenho os endereços de vocês dois, se eu não achar eu peço de novo!) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


19 comentários

Parabéns, Marcelo!
(o porto/praia é perto de Elounda, em Plaka. Spinalonfa é um lugar bonito, mas muito, muito triste por histórias pessoais que ocorreu lá, porque era uma colônia de pessoas com lepra, mas a boa notícia é que ele foi a última na Europa)

Parece que já acertaram o local. Porém pesquisando por aí num momento “Caras” descobri que a ilha não ficou famosa mesmo por causa da fortaleza veneziana e sim pelo casamento de Jennifer Aniston e o namorado Justin Theroux no Elounda Beach Hotel. Leiam mais detalhes lá no site “O Fuxico” kkkkkk: http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/jennifer-aniston-vai-se-casar-na-grecia/2012/04/24-137903.html

E quem quiser se aprofundar mais no assunto não deve perder de ler essa matéria que diz que a atriz não convidará a própria mãe para a cerimônia!!
http://www.fofoki.com/noticias/jennifer-aniston-vai-convidar-mae-para-casamento-justin-theroux/relacionadas

Putz, eu ia dizer que era a ilha de Guernsey, do livro The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society, mas não é no Mediterrâneo haha!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.