Charada da 6a.: piscina (veja a resposta!)

Charada de 24 de dezembro de 2010

Outro dia me perguntaram se nessa viagem eu ainda iria a Budapeste. Infelizmente não vai dar. Já fiquei menos tempo do que o que deveria nas cidades por onde passei.

Teria sido bacana aproveitar as termas de Budapeste neste frio. As piscinas da cidade estão entre as mais belas da Europa.

Charada de 24 de dezembro de 2010Charada de 24 de dezembro de 2010

Se bem que esta piscina aí da foto não faria feio em Budapeste, não.

Alguém tem idéia de onde seja? Quem acertar — onde fica e o que é — leva a posse temporária da Bóia em plena semana de Natal!

Feliz Natal e bons chutes!

RESPOSTA:

LEONARDO ALENCAR
LEONARDO ALENCAR

Hahahaha! Não adianta lutar contra a cultura de viagem do Povo da Bóia! O Elder Costa, que tirou e enviou a foto, t-e-s-t-o-u palavras-chave no Google pra ver se estava fácil de matar (e não estava). Não deu tempo de ninguém ir atrás da minha pista falsa — Budapeste, leste europeu, Europa Central, minha viagem atual… Como acontece cada vez mais seguidamente, a resposta certa veio na primeira resposta: o Leonardo Alencar cravou La Piscine de Roubaix — oficialmente, Museu de Arte e de Indústria André Diligent. O Rubens Takashi explica melhor:

Foi construída como uma piscina, entre 1927 e 1932, pelo arquiteto Albert Baert, e até 1985 funcionou assim. Em 2000 reabriu como museu, remodelada pelo aquiteto Jean-Paul Philipon. O curioso é que Philipon foi uns dos arquitetos que remodelou a antiga estação ferroviária e a transformou no Museu D`Orsay, em Paris.

Quando me mandou a foto, o Elder contou mais: que a encomenda inicial do prefeito de Roubaix ao arquiteto Baert pedia que ele fizesse “a mais bela piscina da França”. O lugar funcionou como piscina pública até 1985. Em 1990 decidiu-se transformar o local em museu, que acabou aberto em 2001, e hoje recebe exposições de pintura, tecidos, design e escultura.

Roubaix fica a 1h30 de Paris e a poucos minutos de metrô de Lille, que fica a meros 12 km. Lille, é bom lembrar, é um importante entroncamento de trens de alta velocidade, usado pelo Eurostar entre Londres e Bruxelas. O site de turismo de Roubaix é este aqui.

Parabéns, Leonardo! Obrigado, Elder e todo mundo que participou! Feliz Natal!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


15 comentários

Se a foto fosse só da água da piscina, em macro, o pessoal ainda acertaria em no máximo meia hora. Iam conseguir ver um detalhe no azulejo lá no fundo e matariam. É incrível como o povo aqui é bom.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.