Charada da 6a.: reforma ortográfica (veja a resposta!)

Charada de 1º de março de 2013

Tudo o que eu posso dizer sobre esta imagem é que o alfabeto da placa, tenho quase certeza, não se usa mais. Foi substituído por outro.

E o pior é que posso estar enganado… (de repente pode ser só uma família de tipos que não aprendi na escola.)

Temos menção honrosa e postal para o primeiro que acertar o país; o troféu vai para quem acertar que troço é esse.

Valêndio!

DICA NOVA

Cinco pessoas chegaram bem perto — mas erraram de país. Agora ficou fácil!

Valendo!

RESPOSTA:

MARCELO L. & PHILIPP
MARCELO L. & PHILIPP

Bom: dei uma pesquisada melhor agora e acho que a minha pista da reforma ortográfica era furada. Pelo jeito, o letreiro está apenas escrito num tipo de letra mais clássico. Foi malzaê.

Muitos chegaram bem perto durante o tempo regulamentar — a Coréia do Sul foi citada em cinco respostas.

Logo depois que eu entrei para dar a dica suplementar, o Marcelo Lemos matou: é a Coréia do Norte. Mas foi o Philipp que chegou ao lugar exato: o portão Taedong, em Pyongyang. Adorei a justificativa do Philipp para o palpite: “O Gabe Britto não passou por aqui, então deve ser mesmo a Coréia do Norte”. (A Sylvia fez uma boa aposta parecida, com o JB.)

Mas deixemos a explicação ao Gabe Britto, autor da foto:

A foto mostra o Portão Taedong, que fica na beira do rio Taedong, aquele que corta Pyongyang. Este portão é um dos poucos monumentos antigos da capital norte-coreana. É que, apesar dela ter nascido lá nos anos 1100 a.C., a cidade foi destruída em muitas guerras. O portão atual é de 1635, mas o original (que virou pó), era do século 6. Ele era uma das entradas da cidade. Interessante pensar que hoje a cidade também tem “portões” por onde só passam pessoas autorizadas. A diferença é que os portões atuais não têm charme nenhum: são apenas barreiras militares montadas nas estradas de acesso

Aproveite que você está coma mão na massa, clique e favorite o último superpost da série norte-coreana do Gabe, em que ele dá resposta a todas as perguntas que você pode ter com relação a viajar à Coréia do Norte: A Coréia do Norte na prática.

Parabéns, Marcelo e Philipp! Obrigado, Gabe. Se eu não tiver o endereço de algum de vocês, mandem, please! (redacao arroba viajenaviagem ponto com)

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

AÊÊÊÊ!!! Parabéns, Philipp! Valeu, Riq! =)

    Valeu!

    Depois das dicas extras e do Marcelo Lemos ter cravado a Coreia do Norte, fiz uma busca pelo google que cheguei nesta lista aqui:
    en.wikipedia.org/wiki/National_Treasures_of_North_Korea

    E entao encontrei o portao no quarto item 😉

    Gente! Minha semana esteve tão tensa que só agora vi que matei a charada. E se eu disser que foi um chute daqueles tipo bolão, que vc olha todos os palpites e chuta um que ninguém disse ainda? Hahaha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.