Charada da 6a.: rescaldo de carnaval

Charada da 19 de fevereiro de 2010

E vejam vocês: um dos carnavais mais tradicionais que existem não acontece exatamente à beira-mar. Neste lugar aí da foto, que fica a 15 km do oceano, realiza-se um carnaval fiel às tradições do Entrudo, com homens vestidos de mulher e bonecos que lembram os de Olinda. Por lá, não é só o sábado que é de zé-pereira. O interessante é que, como acontece em todo canto, a música baiana também passou a fazer parte da festa.

Desvenda a charada de hoje e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser onde se realiza este famosíssimo carnaval.

Três, dois, um, VALENDO!

GABE BRITTOPensei que eu ia pegar vocês, e que só um português decifraria o enigma. Mas não: depois de chutar Colônia às 10h46, o Gabe Britto cravou a resposta certa — Torres Vedras, em Portugal — às 10h48. Um blogueiro mais rígido teria desclassificado o vencedor, porque às 10h50 o mesmo Gabe voltava para chutar Nantes, na França — mas como continuou googlando até achar uma prova irrefutável do acerto (o que aconteceu às 10h53), a Bóia volta para o Rio Grande, mesmo. No entanto, não posso não mencionar honrosamente a Elaine Rego, que veio com a resposta certa às 10h50 (certamente sem ter lido a do Gabe), a Gabi de Madri, que explicou a tradição do Zé Pereira no centro e norte de Portugal e, direto de Setúbal, a Isabel O., que nos ensinou uma despedida deliciosa em português de verdade: “Jinhos!”. Foi incrível como apareceram muitos carnavais fora do nosso radar — coisa que o Gabe e a Camilla bem observaram: foi uma manhã em que o Google ensinou muita coisa que não sabíamos 😀 Parabéns ao Gabe e, a todos os que participaram, jinhos!

46 comentários

Brigado Gabe Britto, mas a “dica” veio do maridão Portuga…que achava que era “perto lá de casa”…beijos.

Charada desvendada! Vencedor proclamado! Parabéns, Gabe Britto!

    Primeiro a gente chuta pra todos os lados, depois vê se fez o gol!

    =)

    Brigadão e parabéns pra ElaineRego também, porque a resposta dela foi mais confiante do que a minha.

Fico sempre”p’ra morrer” qundo os desafios são sobre Portugal e não participo. A diferença horária nunca mo permite. Estou na escola à sexta à tarde. Quando à noite vou à net já era…
O que é engraçado é que Torres Vedras não fica assim tão longe de Nazaré (o outro desafio luso de há uns tempos). Zona centro bombando…
Já que estamos por Portugal relembro que a Patrícia (Turomaquia) tem escrito posts altamente informativos e detalhados sobre Lisboa.
Jinhos

    Sim, está bem – humidemente confesso: nós comemos sílabas. Por cá “jinhos” é muito comum nas mensagens, tal como “bjocas” (beijocas).
    A propósito de Carnaval… a vossa “colonização” carnavalesca (moças despidas a dançar em plataformas gigantes, organizadas em “escolas de samba”) atingiu o pico do deprimente este ano – a grande maioria das cidades estava abaixo de 10 graus. Em muitas chovia. Aquilo que as televisões chamava de “foliões” olhava estarrecida e estática (sim, por cá só se mexem os que estão a desfilar, o resto parece estar a assistir a un cortejo fúnebre) para os participantes do desfile, embrulhados em casacões e gorros de malha. Valem os carnavais de Torres Vedras e poucos mais, e uns mesmo antigos e tradicionais nas aldeias, sobretudo em Trás-os-Montes, de tempos pré-cristãos, em que uns mascarados sinistros aterrorizam as pessoas. Quem se interessar pelo tema pesquise “caretos”, por exemplo.

    Só estou esperando que ela termine para fazer um superpost-chamada-índice! A Patricia faz um trabalho sensacional.

Não pode ser em Valencia, porque está a beira-mar! Meu chute é norte de Portugal como ja disse la em cima, por causa de uma certa tradiçao de zé pereiras. Alguém especificou, Torres Vedras e nas imagens do google sai essa foto igualzinha! Será que levo pelo menos uma mençao honrosa???

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.