Charada da 6a.: rescaldo de carnaval

Charada da 19 de fevereiro de 2010

E vejam vocês: um dos carnavais mais tradicionais que existem não acontece exatamente à beira-mar. Neste lugar aí da foto, que fica a 15 km do oceano, realiza-se um carnaval fiel às tradições do Entrudo, com homens vestidos de mulher e bonecos que lembram os de Olinda. Por lá, não é só o sábado que é de zé-pereira. O interessante é que, como acontece em todo canto, a música baiana também passou a fazer parte da festa.

Desvenda a charada de hoje e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser onde se realiza este famosíssimo carnaval.

Três, dois, um, VALENDO!

GABE BRITTOPensei que eu ia pegar vocês, e que só um português decifraria o enigma. Mas não: depois de chutar Colônia às 10h46, o Gabe Britto cravou a resposta certa — Torres Vedras, em Portugal — às 10h48. Um blogueiro mais rígido teria desclassificado o vencedor, porque às 10h50 o mesmo Gabe voltava para chutar Nantes, na França — mas como continuou googlando até achar uma prova irrefutável do acerto (o que aconteceu às 10h53), a Bóia volta para o Rio Grande, mesmo. No entanto, não posso não mencionar honrosamente a Elaine Rego, que veio com a resposta certa às 10h50 (certamente sem ter lido a do Gabe), a Gabi de Madri, que explicou a tradição do Zé Pereira no centro e norte de Portugal e, direto de Setúbal, a Isabel O., que nos ensinou uma despedida deliciosa em português de verdade: “Jinhos!”. Foi incrível como apareceram muitos carnavais fora do nosso radar — coisa que o Gabe e a Camilla bem observaram: foi uma manhã em que o Google ensinou muita coisa que não sabíamos 😀 Parabéns ao Gabe e, a todos os que participaram, jinhos!

46 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.