Charada da 6a.: templozinho (veja a resposta!)

Charada de 9 de dezembro de 2011

Esta imagem foi tirada numa região largamente considerada por brasileiros. Eu adoraria dar um rolê por lá.

Este templo (hmmm… talvez eu pudesse não ter revelado nem isso) fica no alto de um morro.

E dali se tem essa vista aqui:

Charada de 9 de dezembro de 2011

E então? Quem se habilita? Leva o Troféu da Bóia para a sua estante virtual quem disser o nome do santuário e a cidade sobre a qual se encontra.

Simbora!

RESPOSTA:

NYDIA
NYDIA

Eu não joguei a imagem antes no Google Images porque… bem, porque nem sei como isso se faz, mas eu já sabia que, pelas características das imagens, ia ser fácil matar. (Mas claro que isso não tira o seu mérito, Nydia! Você foi rapidíssima no gatilho!)

Sem problemas, porque neste caso mais importante do que uma charada que durasse horas e horas era botar essa região da Itália no mapa dos trips.

Stilo, a cidadezinha italiana onde está esta igreja bizantina, a Cattolica, fica no extremo sul da Itália, na costa jônia da Calábria, a 460 km de Nápoles e 160 km de Messina. A região é esquecida tanto pelos que passam pela outra costa em direção a Messina (e ao ferry para a Sicília), quanto pelos que já descobriram a Basilicata e a Puglia, mais pra cima no salto da bota. Mas vamos deixar o autor da foto, o André Lot — sim, o André dos comentários caudalosos, embasados e superinformativos — explicar:

Toda a região é muito bonita nas épocas mais secas do ano. Chove pouco (embora intensamente), e o visual é bem interessante. Vários vilarejos da região têm, hoje, população menor do que a que tinham em 1930. O interior, nas montanhas, parece parado no tempo. Se alguém se aventurar por lá (algo que só é prático fazer de carro, trens são limitados e poucos), recomendo fortemente passar também em Serra San Bruno, e, mais ao norte, explorar a área do Parco Nazionale della Sila (entre meados de março e fim de outubro/começo de novembro). Para quem quer praias com areia, pouca lotação e sem pedras, a costa jônica é a ideal. O templo é do periodo bizantino, e tem como destaque o fato de ter 5 cúpulas e ser um dos primeiros (embora singelo e pequeno) exemplares do gênero na península italiana.

Parabéns, Nydia! Obrigadíssimo, André! (Preciso do teu endereço, plis!) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


17 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.