Charada da 6a.: vilarejo

cha10abr

E antes que eu me esqueça, lá vai a tradicional charadita das sextas…

Este lugar é o último autêntico vilarejo de pescadores a sobreviver na sua região.

Há casas de veraneio e até algumas pousadas, mas nada que tenha alterado demais a paisagem ou o modo de vida desse cantinho da enseada.

Trata-se de uma charada útil, porque a resposta é uma grande dica para esta época do ano.

Deixe seu chute na caixa de comentários, e concorra à posse temporária do Troféu da Bóia 😎

Resposta:

trofeu701Tinha toda lógica quem chutou Governador Celso Ramos, em Santa Catarina — lá também há vilarejos de pescadores como antigamente, e boa parte da península ficou a salvo da exploração imobiliária; e além do mais, eu acabei de passar um tempinho por lá. Mas a resposta certa quem deu primeiro foi a Simone Lobo — é a vila de Picinguaba, em Ubatuba. Derradeira praia do litoral norte paulista, quase na fronteira com o Rio de Janeiro, Picinguaba também é a última a conservar as características de vilarejo de pescadores. Isso não impede que haja pousadas charmosas por lá, como a Santa Martha das Pedras e a Rosa de Picinguaba. A foto foi tirada do alto da colina, da Pousada Picinguaba, que é especializada em gringos em lua de mel (e tem uma relação preço x conforto não muito compensadora para quem ganha em reais). Picinguaba tem a localização perfeita para quem quer aproveitar as gloriosas praias do norte de Ubatuba (Puruba, Prumirim, Félix) e também dar seus pulinhos em Paraty, que está a meros 30 km. O outono é a melhor época do ano para ir a Ubachuva, já que ubachove pouco nesta época. Parabéns, Simone!

42 comentários

Tenho uma curiosidade com Picinguaba, mas nunca acabei entrando na praia. Duas amigas que foram um pouco antes que nós para Paraty pararam por lá e tentaram almoçar na Pousada Picinguaba. Não as deixaram nem entrar na recepção! ‘Respeito à privacidade dos hóspedes gringos’, pode? Bem antipático.