Chicago pra Keka

(foto: ExploreChicago.org)

A Keka vai agorinha pra Chicago e bateu aqui em busca de informações, na esperança de haver algum trip como a Maryanne ou a Marcie que mantivesse um blog sobre a cidade.

Vasculhei os bastidores, e tudo o que achei foi um comentário pedaçudo da Karinissima, de julho de 2007, a propósito de um papo que degringolou no meio de um post sobre… pousadinhas de Noronha (!).

Resolvi então abrir um post, para criar um verbete de Chicago no menu e ficar fácil de todo mundo dar suas dicas.

Estive em Chicago por três dias, há mais de 10 anos, para participar de um júri de um festival de publicidade, e passei praticamente o tempo todo fechado numa sala de exibição. Se voltasse hoje, mal saberia me orientar.

Mas começaria minhas pesquisas pelo bom site da cidade, o ExploreChicago.org — que tem o básico bem explicadinho. (E uma curiosidade: os lugares favoritos do presidente Obama.)

Depois pesquisaria na seção de viagem do New York Times, que dificilmente me desaponta. A respeito de Chicago, encontrei quatro ótimos artigos:

36 horas em Chicago — um pouco antigo, de 2006

Frugal Traveler em Chicago — dicas espertas do mão-fechada Matt Gross

A onda das microcervejarias — roteiro recentíssimo, de junho

Chicago alternativa: Pilsen, o bairro latino — o lugar que está acontecendo

À beira do lago Michigan, Chicago tem uma ligação especial com a água, mas a sua praia mesmo é a arquitetura. Não se deve sair da cidade sem fazer um dos inúmeros tours da Chicago Architecture Foundation. E até 20 de novembro tem uma exposição gratuita muito bacaninha: uma megamaquete da cidade, a Chicago Model City.

Fãs de arquiteturismo batem ponto em dois marcos da arquitetura modernista nos arredores de Chicago: a Fansworth House, de Mies van der Rohe, e a casa-estúdio de Frank Lloyd Wright.

Finalmente, uma das coisas que eu não deixaria de fazer em Chicago é ir a um show de blues; o Chicago Blues Guide dá uma boa mãozinha.

Bom, fiz a minha parte. Agora é com vocês. Dicas de Chicago, experiências recentes, links úteis — já pra caixa de comentários, please!

Leia mais:

Todas de Chicago no Viaje na Viagem

103 comentários

olá Riq … uma pergunta off topic (sorry !!) … em out vamos à Paris/Provence/Annecy … para Paris já resolvi o hotel (dica sua … claro !!) p/ Provence(Gordes) andei vendo o Domaine de L’Enclos(vc conhece ??) teria outro p/ me indicar? Aqui no VNV eu li sobre o Mas de Etoiles, mais eles estarão em férias no período q eu vou.Em Annecy eu não tenho a mínima idéia … agradeceria sua ajuda(ou dos viajantes do VNV).Abraços… Thereza

    Thereza, em Gordes eu também fiquei no Domaine de l’Enclos e adorei. A Lu também ficou por lá mais recentemente e também gostou muito.

    Sobre a Provence não deixe de ler os blogs do Beto Paschoalini e da Claudia Carmello:
    https://omeulugar.wordpress.com/category/franca/provence/
    https://outromododeviajar.wordpress.com/tag/provence/

    Procurei dicas de Annecy aqui e na fase anterior do blog e não consegui achar nenhuma. O Rafael R., que sabe tudo da França, indica alguns hotéis em Lyon — clique neste link e role a página até encontrar França e Lyon.
    https://viajeaqui.abril.com.br/blog/67854_comentarios.shtml?1311328

    Aqui está a página de hotéis de Annecy no Venere ordenada pelas notas dos hóspedes:
    https://www.venere.com/france/annecy/#o=userRating&r=0&m=0&f=C0001001&sb=1

    Thereza,

    Em Gordes fiquei na Bastide de Gordes https://www.bastide-de-gordes.com/en/accueil_provence/index.php e achei fantástico. O Les Bories https://www.hotellesbories.com/fr/index.php é muito bom também, mas fica um pouquinho fora da cidade.

    Em Annecy sugiro os apartamentos renovados do Allobroges https://www.allobroges.com/ são bons e com preço legal. Tem o Clos des Sens https://www.closdessens.com/site_page.php?varSectionId=5&varLocale=LOCALE_FR&varSitePageId=3 , que é um ótimo restaurante e tem também alguns quartos de charme, mas não conheço as acomodações.

    Aproveitando as dicas de restaurantes, pra comer uma boa raclette vá na Taverne Le Freti https://www.lefreti.com/ .

    Nâo tem pra ninguém — interior da França é com o Rafael. Merci!

    Bem, esse “off-topic” foi ótimo… estava procurando um lugar para encaixar minha pergunta. 🙂
    Minha esposa agora se empolgou com a viagem, fez algumas reformulações e pediu peloamordejesusmenino para passarmos pela cote d’azur… e – si possible – provence… Estou procurando vários lugares indicando roteiros isolados: Nice, Monaco, St Tropez, Avignon, etc.. Mas uma dúvida ainda não consegui sanar… quantos dias ficar, e qual é o roteiro indicado.
    Não tenho muito dias, e sei que a primeira resposta vai ser que 5 dias é muito pouco, mas será que dá pra fazer e se divertir?
    Alguem tem algum post/reportagem com roteiro?

    Talvez consiga aumentar o numero de dias para 8 e adicionar a Provence (tirando outra cidade do roteiro).

    Só pra lembrar, pretendo viajar durante o mês de abril.

    Pois é.. planejar viagem com muita antecedência dá nisso, milhares de planos sendo alterados ao longo do caminho. Mas o bom é que isso faz parte da diversão. 🙂

    Cinco dias é muito pouco. Vocês podem percorrer toda a região, mas terão a sensação de que vai ser preciso voltar — não porque gostaram muito, mas porque não viram quase nada.

    Escolham entre a Côte d’Azur e a Provence.

    5 dias pra Côte d’Azur são suficientes (quatro já dariam). Montem base em Nice ou Antibes para fazer também Mônaco pela corniche, Èze, Grasse, St.-Paul-de-Vence, Vence, Cannes, St. Tropez (que pode ser uma segunda base para uma ou duas noites, explorando os arredores.)

    Para a Provence vocês precisariam pelo menos uma semana; 10 dias seria ideal.

    Com 5 dias vocês podem se ater ao Lubéron.
    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2009/06/na-provence-com-a-claudia-carmello/
    https://omeulugar.wordpress.com/category/franca/provence/
    https://giramundo.wordpress.com/category/viagens/europa/franca/provence/

    Pois é… acho que os 5 dias que tenho dariam para cote d’azur, mas estaremos tão pertinho da Provence que acho um desperdício não dar uma passadinha lá. Vou fazer as contas e decidir.
    Obrigado pela ajuda, mais uma vez. 🙂

    Minha opinião (não precisa seguir, claro): Lubéron é muitíssimo mais interessante que Côte. Sobretudo nessa época, fora de temporada, quando a Côte perde a graça na costa (os vilarejos montanhosos da Provence são bem mais charmosos que os vilarejos montanhosos da Côte).

    João, concordo com o Riq que é preciso mais dias pra conhecer realmente a Provence. Mas acho que se você conseguir 8 dias dá pra fazer Cote d’Azur e Provence, sem ter que correr demais…
    Eu ficaria 3 noites em Nice ou Saint Paul, 1 entre Cote d’Azur e o miolinho da Provence (tem a ótima Abbaye de la Celle, do Alain Ducasse, em Brignoles https://www.hostellerie-abbaye-celle.cote.azur.fr/page_en_1.html ) e deixaria as 4 últimas para 1 ou 2 bases provençais (Saint Remy + Gordes seria uma boa)

Ola pessoal!
Fui para Chicago no final do ano passado. Fiquei no The James Hotel http://www.jameshotels.com Super recomendo! Otima localizacao e servico impecavel! O servico de transporte publico ( onibus / metro) e muito bom e eficiente. Da para chegar em ambos os aeroportos ( O’Hare ou Midway) e pegar metro direto pro centro.Na alta temporada eles tem um servico de onibus para os turistas que para nas principais atracoes e, se nao me engano, e gratuito. Se vai com crianca ( como nos fomos) o Children’s Museum no Navy Pier e parada obrigatoria. O Aquario e o Field Museum tambem sao excelentes opcoes para aqueles dias chuvosos. O Observatorio John Hancock tem uma vista linda ( dizem que a da Sears towers e linda tambem). Para fazer compras as melhores lojas estao na Magnificent Mile.

E mais umas dicas da Carina:

Passeio de barco:
Vale super a pena. Existem vários barcos ao longo do rio que fazem o percurso, alguns passeios sao só pelo rio, outros vai até o Lago Michigam e se tem belas vistas do skyline da cidade.
A empresa que eu fui se chama Wendella Tour ( http://www.wendellaboats.com ) e tem 3 tipos de passeios:

-The Chicago River Architecture Tour- 60 minutos, ao preco de $22,00 adultos, $20 idosos e $11 criancas;

-Combined Lake and River Tour- 90 minutos, $22,00 adultos, $20 idosos, $11,00 criancas;

-Chicago at Sunset- 2 horas, $24,00 adultos, $22 idosos, $11,00 criancas

O barco sai da 400 North Michigan Avenue at Wringley Building

Não deixe de experimentar uma pizza ” chicago style” .Eu fui ao GINO bem conhecido.Eh uma especie de torta, vem numa forma de tão alta e cheia de recheio …
Vá á avenida que passa ao longo do lago, acho que se chama Lake Harbor , além de linda, tem um pier enfrente ao hotel Days Inn com lojas, resturantes com shows de jazz .
Para compras Avenida Michigan, com Bloomingdales e etc

Todo ano, em novembro/dezembro o maior Congresso de Radiologia do mundo, chamado RSNA acontece em Chicago. Eu me programei para ir há dois anos atrás, mas fiquei grávida e desisti pela dificuldade de viajar sozinha de 7 meses. Ano que vem, 2010 vou me programar novamente.
Mas uma amiga deixou algumas dicas para mim lá na comunidade do orkut que transcrevo aqui. Talvez ajude:

“Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques dos Estados Unidos, uma área total de 30 km² área verde.
Os parques mais famosos da cidade são:

* O Millennium Park, que ocupa uma grande área entre o centro financeiro e o litoral da cidade.
* Grant Park
* Lincoln Park, no norte da cidade, ao longo do litoral do Lago Michigan. Possui um zoológico, de acesso livre à população o ano inteiro, além de inúmeras facilidades esportivas e residenciais, e uma pista de golfe.
* Garfield Park, ocupa 748 000 m² no oeste da cidade.

No verao acontecem vários shows ao ar livre nos parques, vc ve muita gente bonita patinando, andando de bicicleta, skate e afins. Um clima muito gostoso e onde se veem desde criancas até idosos aproveitando o solzao de verao.

Museus:
A cidade tem inúmeros museus, alguns excelentes como:

*The Art Institute of Chicago- com várias obras de artistas como Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, Seurat, Salvador Dalí e outros. Imperdível.

*Field Museum- neste museus de história natural encontra-se múmias, artigos de índios americanos, tumbas egípsias, esqueletos de dinossauros e etc, mas a pérola do museu é Sue, a maior, mais completa e mais bem preservada fóssil de Tiranossauro Rex já encontrada.

*Adler Planetarium & Astronomy Museum- bem explicativo, tem daqueles cinemas em que vc faz “uma viagem” pelo espaco.

*The John G. Shedd Aquarium/Oceanarium- Conhecido como Shess Aquarium é um dos maiores museus do mundo na área, com a maior colecao indoor de animais aquaticos, repteis, anfíbios, invertebrados e peixes. Imperdível pra quem se interessa pelo assunto.

Existem muitos outros, mas estes eu considero os melhores.

Shoppings e Malls:

*Woodfield Mall- É um shopping enoooorme, um pouco afastado do centro de Chicago, mas ao seu redor tem vários Malls com precos excelentes.

5 Woodfield Mall
Schaumburg, IL 60173-5012

*Gurnee Mills Mall- com mais de 200 lojas.

6170 Grand Ave
Gurnee, IL 60031

*North Michigan Avenue- conhecida como THE MAGNIFICENT MILE-MICHIGAN AVENUE é onde estao as lojas mais elegantes da cidade, um deleite para os olhos.

(Cross Street: Between Oak Street and Grand Avenue)
Chicago, IL 60611

Lugares pra passear:

*Navy Pier- um pier no Lago Michigan, com bares, restaurantes, e muita diversao. Tem um cinema IMax, 20 restaurantes, uma grande roda gigante(muito bacana!), carrosel, pista de patinacao no gelo, e ainda um Skyline Stage, Crystal Gardens, Chicago Children’s Museum, a Shakespeare Theater, e o Miller Lite Stage. Dali saem vários passeios de barco pelo Lago Micheigan no verao.

*Millennium Park- aberto em 2004 e é um dos lugares mais visitados na cidade. Eu ainda nao conheci o parque(nao voltei ainda na cidade depois que ele abriu) mas ouvi falar que é muito bacana.

*Historic Water Tower- é um marco na cidade, esta torre foi construída em 1867 e hoje é um memorial das vítimas do grande incendio que ocorreu na cidade em 1871.

*Buckingham Fountain- fica no Grant Park, e foi construida em 1921.

*John Hancock Center- fica na North Michigan Avenue, próximo ao Water Tower. Um dos prédios mais altos da cidade e se tem vistas lindas do seu topo. 02/03/07 excluir Carina
*Sears Tower- já foi o mais alto edifício no mundo, e fica na Wacker Drive. Também tem um observatório no topo com vistas lindas da regiao.

*United Center- muito bacana assistir um jogo do Chicago Bulls em seu estádio, realmente um programao!

Não deixe de provar a pizza “chicago style” . Eh quase uma torta de tanto recheio e espessa altura . Vem numa foram para não transbordar …Fui ao GINO, bem famoso por lá . A avenida que passa ao longo do lago , acho que se chama Lake Harbor tambem eh imperdivel… visite o pier com lojas e restaurantes com shows de jazz que fica quase enfrente ao Hotel Days Inn .E para compras a Avenida Michigan com Bloomingdales e etc

Minha unica experiencia com Chicago foram algumas hora no Aeroporto O’Hare numa conexao de volta da California que durou hoooooas e foi super confuso!
O aeroporto eh um mundo, e se der bobeira, jah era!
Acabei tendo que sair correndo pelos corredores, enquanto ouvia meu nome sendo anunciado (com uma pronuncia hilaria) na “ultima chamada” da United!
Hahahahaha

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito