Chicago pra Keka

(foto: ExploreChicago.org)

A Keka vai agorinha pra Chicago e bateu aqui em busca de informações, na esperança de haver algum trip como a Maryanne ou a Marcie que mantivesse um blog sobre a cidade.

Vasculhei os bastidores, e tudo o que achei foi um comentário pedaçudo da Karinissima, de julho de 2007, a propósito de um papo que degringolou no meio de um post sobre… pousadinhas de Noronha (!).

Resolvi então abrir um post, para criar um verbete de Chicago no menu e ficar fácil de todo mundo dar suas dicas.

Estive em Chicago por três dias, há mais de 10 anos, para participar de um júri de um festival de publicidade, e passei praticamente o tempo todo fechado numa sala de exibição. Se voltasse hoje, mal saberia me orientar.

Mas começaria minhas pesquisas pelo bom site da cidade, o ExploreChicago.org — que tem o básico bem explicadinho. (E uma curiosidade: os lugares favoritos do presidente Obama.)

Depois pesquisaria na seção de viagem do New York Times, que dificilmente me desaponta. A respeito de Chicago, encontrei quatro ótimos artigos:

36 horas em Chicago — um pouco antigo, de 2006

Frugal Traveler em Chicago — dicas espertas do mão-fechada Matt Gross

A onda das microcervejarias — roteiro recentíssimo, de junho

Chicago alternativa: Pilsen, o bairro latino — o lugar que está acontecendo

À beira do lago Michigan, Chicago tem uma ligação especial com a água, mas a sua praia mesmo é a arquitetura. Não se deve sair da cidade sem fazer um dos inúmeros tours da Chicago Architecture Foundation. E até 20 de novembro tem uma exposição gratuita muito bacaninha: uma megamaquete da cidade, a Chicago Model City.

Fãs de arquiteturismo batem ponto em dois marcos da arquitetura modernista nos arredores de Chicago: a Fansworth House, de Mies van der Rohe, e a casa-estúdio de Frank Lloyd Wright.

Finalmente, uma das coisas que eu não deixaria de fazer em Chicago é ir a um show de blues; o Chicago Blues Guide dá uma boa mãozinha.

Bom, fiz a minha parte. Agora é com vocês. Dicas de Chicago, experiências recentes, links úteis — já pra caixa de comentários, please!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Todas de Chicago no Viaje na Viagem

    103 comentários

    Pessoal, qual destas vcs consideram a melhor localização para ficar em Chicago: Na área do Loop, ou mais ao norte, perto do Hancock? Quero de ficar bem no meio da muvuca, de preferência em algum local que tenha um bom movimento à noite tb. Alguém disse aqui que o centro de Chicago fica deserto depois das 5…
    Acho que estou querendo saber onde fica a “Times Square” de Chicago.
    Obrigada a todos, o post está excelente!

    Oi Ricardo,
    desculpa, mas posso sugerir uma pequena correçãozinha?
    É coisa simples, só uma palavrinha…
    No antepenúltimo parágrafo, ao invés de “contemporânea”, use “modernista” (é que a Farnsworth é de 1951 e o Home Studio é de 1893)
    Uma coisinha básica que fãs de arquiteturismo não deixam passar…rs

    Morei 2 anos em Chicago e agora vivo em NYC e sinto falta da Windy City (mas nao do inverno).

    Para o Blues, ha varias boas casas, eu morava no predio que fica em cima ao House of Blues (eles chamam de “Corn Cobs”) assim era assiduo frequentador de la’ e gostava muito de quase todas as bandas, em especial uma que chama Blue Olives. Tambem frequentei bastante o Buddy Guy’s Legends.

    A cidade e’ fenomenal, principalmente entre Maio e Setembro quando as praias ficam cheias. Varias opcoes noturnas na cidade, desde lounges mais calmos a baladas intensas. Wicker Park estava/esta na moda. Pubs tambem ha de tudo, mas eu frequentava um Irish Old Style que ate’ pouco tampo nao tinha tvs que chama Celtic Crossings. Em Wriggley Ville ha um bar belga que chama Hopleaf, excelente para quem gosta das melhores cervejas do mundo junto de otimos mexilhoes.

    O Art Institute e’ provavelmente o melhor museu dos EUA (pois Chicago nao tem tantos museus quanto NYC), mas e’ enorme e cansativo de se visitar, como minha esposa estuda na School of the Art Institute, fui muitas vezes, e cada vez ia para ver uma coisa especifica.

    Arquitetura e’ especial. Para o turista o tour pelo Chicago River e’ a melhor opcao, e para os que tem mais interesse, visitem a Unvirsidade de Chicago para ver a Robbie House de Frank Lloyd Wright, o Harper Center, e a propria Universidade. O Illinois Institute of Technology com predios do Mies van der Rohe (que viveu por bom tempo em Chicago), alem dos mais altos predios da America, Sears (Willis), Hancock e Trump tower. Lincoln Park, e a parte norte tambem sao muito agradaveis.

    Para os que gostam de musica classica, a Chicago Symphony Orchestra e’ uma das melhores do planeta, e contra sempre com programas espetaculares. E Lyric Opera tambem e’ excelente, mas pesa mais no bolso.

    Para os que gostam de comida, minhas dicas sao:
    Pizza: Chicago Style eu prefiro a UNO e DUE, mas Gino’s e Giordano’s tambem sao boas.

    Hamburguer: Kuma’s Corner, fica perto do nada com lugar algum, mas vale MUITO a pena. O lugar e’ Heavy Metal dos mais pesados, mas os Hamburgueres sao sensacionais.

    Restaurantes: Nao deve nada nem para NYC. Tem o Alinea que e’ considerado o melhor dos EUA, mas que vai custar uns bons $300 per capita. Gosto tambem do Bon-Soiree que e’ um “Alineazinho”. Province e’ um Latam Fusion excelente, e o Blackbird e’ super trendy. Le Collonial, um Thai bem legal. Tizi Melloul e’ um Marroquino/MIddle East que gostei bastante. Argentino tem o TAngo Sur que e’ um BYOB (Bring your own bottle) assim paga-se a comida e o vinho ja vem de casa.

    Brunch: Bongo Room, Wishbone e Yolk.

    Abs

    Philipp

    Eu e mais 4 amigas fomos esse ano para Chicago para participar de um dos maiores festivais de música do mundo, que acontece por lá todo ano, o Lollapalooza. Esperávamos muito do Festival, mas não tínhamos nenhuma expectativa pela cidade. Resultado: foi tudo muito mais do que fantástico. Chicago é muito bonita, organizada e tem um estilo de vida mais agradável do que NY. Recomendo demais! No link abaixo contamos um pouco de nossos dias nessa delícia de cidade:

    https://corramlollas.tumblr.com/tagged/chicago

    Abs,
    Maíra

    Alguém já foi para Yellowstone? Sei que tem voo de Chicago para Jackson Hole e de lá aluga-se um carro para o parque. Esse é mesmo o melhor jeito? Qual a melhor base para ficar dentro do parque para ver os Geisers? Estamos planejando ir em julho de 2011.

      Riq, desculpe ter feito a pergunta em local errado mas não achei nenhum post que falasse sobre Yellowstone em América de A-Z, a única referência sobre Jackson Hole cai no link de uma enquete da semana sobre hotéis em conta.

      Tentei entrar no link que vc indicou para continuar o assunto mas aparece a seguinte mensagem: Not Found, Error 404.

      Sei que Yellowstone fica em Wyoming, estava apenas me referindo a voos que chegam em Jackson.

      Obrigada de qualquer forma.
      Ludmila

      Repita a pergunta no Américas A-Z (corrigi o link) e eu ponho no perguntódromo.

      O que eu não posso é fazer do post de Chicago um arquivo de informações sobre Yellowstone 😯

    Passando para agradecer as dicas do pessoal… acabei de chegar de Chicago (onde passamos o final de semana) e adoramos.
    Ficamos no hotel Allegro (rede Kipton), apesar de ser bem localizado no loop, eu acho que ficar mais ao norte é mais legal.
    A pizza do Gino’s East é gostosinha (tem que provar).
    Quando estavamos lá, estava tendo a gravação do Transformers III… até gente pulando do Trump Tower nós vimos eheheheh…
    O bar da moda é o Roof (no topo do hotel wit, mas a fila é indecente).
    Para os expatriados, aviso que o Fogo de Chão de Chicago, continua sendo a melhor churrascaria para se ir… um sonho!
    Fui 🙂

    Riq, amo vir aqui… Já planejei 3 viagens só com as dicas do site. Dessa vez vou pra Chicago pro Lollapalooza, festival de música que dura 03 dias e ao contrário do que o Caio disse logo acima, o festival é no Grand Park, à beira do lago.
    Já anotei aqui todas as infos e juro que quando voltar, venho aqui atualizar um pouco do que está acontecendo na cidade.
    Bjs.

    Que incrível! Estou indo gravar matérias no próximo mes em Chicago, procuramos lugares que sejam exóticos, que envolvam arte, tecnologia, cinema, vídeo, música, etc. Chicago nao é a unica cidade que vamos visitar, mas o objetivo da viagem é mesmo o Lollapalooza, festival de música que rola no Millenium Park!

    Amei o post porque todo o básico de Chicago está aqui! Quem tiver dicas mais atualizadas também, nao deixe de mandar! Obrigado, bjs

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito