Chip local no exterior: qual você já comprou?

Mapa no Smartphone

Me rendi. Até semana passada, eu achava que não valia a pena passar numa lojinha de celular no exterior para comprar um chip (atenção: em estrangeirês se diz “simcard”) local.

Eu achava que o wifi do hotel e de restaurantes e dos Starbucks da vida já davam toda a conexão de que podia precisar. E que por isso não valia o perrengue de se entender com planos pré-pagos nas lojinhas do exterior. (Tanto que, no meu viajão de três meses ano passado pela Europa, usei só o wifi, sem trocar o chip.)

Mas eis que, desta vez, motivado por este post do Fred Marvila no Sundaycooks, resolvi perder meia hora com um vendedor de loja de celular. Estava em Glasgow, onde mora a minha irmã, e resolvi levar a mana a tiracolo para me ajudar se fosse necessário.

Não precisou. Em 10 minutinhos eu comprei um chip, digo, simcard “pay and go” da O2 (que, pasmem, é da Telefónica). O simcard me custou singelas 10 libras (26 reais) e me deu direito a 10 libras em ligações e SMS e a — caiam pra trás — um mês de conexão 24 horas à internet.

Não vou mais conseguir viajar sem esse conforto. Ter um smartphone com conexão à internet em qualquer lugar, como bem descreveu o Fred, deixa você muito mais esperto. Dá pra checar qualquer informação a qualquer momento (menos dentro do metrô, onde o sinal não pega), ligar pelo Skype ou pelo Viber sempre que precisar, além de usar mapas para saber se está na direção certa. 10 minutos de vendedor e 10 libras a menos no bolso para ter esse conforto por 30 dias? Valeria a pena pagar isso por dia!

No post do Fred tem uma lista de simcards com acesso à web disponíveis em diversos países, além de recomendações de leitores.

E você? Andou comprando simcard no exterior ultimamente? Onde? Pagou quanto? Funcionou legal? Conta pra gente!

Leia também:

Como usar a internet 3G no exterior, no Sundaycooks

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


513 comentários

Ano passado em Londres não havia esse plano da O2, cheguei a analisar uma planilha com todas operadoras e todos os simcard, não havia plano em conta com acesso à internet ilimitado.
Acabei optando por um plano da Lebara – 10 libras, mas sem internet ilimitada. Não gostei pois o mais importante, hoje, com certeza é o pacote de dados!

Na Italia a maior operadora é a TIM, que funciona em qualquer cidade e tem a maior cobertura do país. Além disso sempre tem ofertas ótimas para o uso de internet, o importante é que a SIMCARD seja pré-paga.

Eu, que moro aqui, particularmente uso a “3” porque as ofertas com direito a telefone incluso são melhores (mas em geral os planos são de 2 ou 3 anos, é preciso de cartão de crédito e não pode ser apoiado a um banco brasileiro). Digamos que com a TIM é mais prático… 🙂

Ótimo artigo. Eu tb já não sei mais viver sem internet.

Até mais,

Barbara

Pelos comentários dos colegas acima, fica claro que o uso de Sim Card das operadoras estrangeiras domina o mercado.
As operadoras nacionais estão literalmente dormindo, ao oferecerem planos de roaming caros ou que simplesmente não funcionam.

Oi Riq,
Realmente parece que a procura por internet ilimitada durante as viagens não para de crescer!
Pelo menos pro pessoal que vem pra Londres, rapidinho se dão conta que é bem mais fácil se virar por aqui com hip local do que ter que depender de wifi grátis (que aqui em Londres é sofrível!).
Há uns meses atras eu até fiz um post sobre isso, onde comprar (direto na loja como vc fez, ou nas “vending machines” dos aeroportos, comparativo de preços, planos operadoras e afins.
Ta aqui ó: http://drieverywhere.net/2011/10/25/como-comprar-um-sim-card-para-seu-celular-na-inglaterra/

Abraços
Dri Miller

Na Italia tenho um TIM pre-pago, por aqui chamado ricaricabile, a ativacao custa em media 10 euros e vc fica com credito de 5.Para ativar basta o passaporte.
As ligacoes para nros fixos ou celulares e sms custam 12 centavos, alem disso mesmo sendo pre-pago vc tem o 3G, isto é, por 2,5 euros a semana tenho 250mb de dados, o que e bastante para usar o skype (sem abusar), navegar e fazer uso do google maps e facebook.
Para ligar para o Brasil a wind costuma ter planos MUITO bons, 0,8 centavos de euro o minuto e ainda por cima, oferece mais ou menos a mesma coisa da TIM que citei acima com algumas variaçoes.
Falei um pouco sobre isso aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior/
O bom da Italia é que uma vez ativado vc usa seu celular por todo o país pagando a mesma coisa porque aqui nao se paga roaming nacional, deslocamentos, ect.

    Eu tb usei na Italia. No primeiro mês a internet é de grátis!
    E o mais legal do chip da TIM italiana, é que vc pode viajar por toda a europa pagando 5 euros por semana para ter roaming de dados.
    E por 0,15 cents de Euros o minuto, vc fala no Brasil, pra qualquer celular ou fixo.

    Vou pra Itália (várias cidades), França (só Paris) e Portugal (só Lisboa) em maio… Tem TIM no aeroporto Fiumicino? Posso comprar o chip na Itália e usar nos outros países, então? Vocês se lembram o nome do plano? Obrigada!

    Sobre a Itália: o chip da TIM compro e ativo apenas nas lojas da TIM ou em cafés, bancas etc? Alguém sabe me dizer?
    Obrigada.

Em Paris tem sim. Tem o da Orange. Usei em setembro de 2011.
Não lembro exatamente o valor, mas acho que é 10 euros o chip com 5 de crédito. Para ativar a net custa 9 euros. Então comprei mais 5 e tive internet por um mês.
Ativa em 24h e a net é muito boa.

Londres: simcard da http://three.com/ por 2 libras e ativei esse plano Pay as You Go de 10 libras: http://store.three.co.uk/SIM_Only/Voice_Pay_As_You_Go Dá direito a 3000 texts e 100 minutos de ligação, mais 500MB de internet. Por 5 libras a mais a internet é ilimitada e os minutos sobem pra 300, mas nem cheguei a usar os 500MB em uma semana que ficamos lá. Recomendo muitíssimo!

Em Paris fui informada que não existe opção de plano de dados se você não tem um plano mensal, inclusive a Martinha e a Claudia, blogueiras de Paris, confirmaram isso na época pra mim (achei que eu que não estava entendendo o francês). Isso foi em abril de 2011, não sei se mudou.

    Luciana, mudou sim: mesmo com chip pré-pago você pode adquirir um plano de internet ilimitada, por 20 dias, e custa 20 Euros. Chama-se ticket internet.

    Alguem pode me ajudar? Estou em paris e fui em uma loja da orange e em uma da sfr. Nas duas me informara que so podia adquirir um plano pre pago sem internet, que os dados sao so para quem tem contrato. Como funciona este ticket de internet? Eu posso adquirir independente do plano? Alguem pode me ajudar? Vou ficar o mes por aqui e preciso muito dos dados…

    Alex, eu uso o plano pré-pago da SFR. Tenho um número há anos, e recarrego sempre. Eu compro, também, um ticket para uso ilimitado de internet ( 20 dias = 24 Euros). Depois da Itália, é a melhor internet que eu já achei pela zoropa.

    Algumas lojas da SFR têm a maquininha, e aí você nem precisa falar com os atendentes. Na Rue de Sèvres, por exemplo, logo depois da épicerie, tem uma loja destas.

    Obrigado marcie. Fui na loja da champs elysee e o vendedor me disse que tenho que comprar o chip e habilitar a internet 48 horas depois. Estou aguardando!

    Pessoal,

    A título de contribuição, e desde já agradecendo à marcie, informo que consegui ativar a internet pela sfr. Não foi fácil. Fui em várias lojas, de todas as operadoras, e sempre me diziam que não havia a possibilidade de ativar internet no plano pré pago. Mas na loja da sfr da champs elysee consegui. Os vendedores foram muito atenciosos e simpaticos, me dizendo que primeiro tinha que ativar meu chip num plano de telefone. Depois de 48 horas poderia fazer uma recarga e ativar a internet. Mas so na própria loja da champs elysee fizeram isso para mim, pois em outras lojas me disseram que so pelo telefone eu poderia fazer. Se a pessoa fala francês consegue se virar, mas no meu caso não dava. Voltei na loja e o vendedor ligou para mim e ativou na hora! Paguei 24 euros que dão direito a 20 dias de internet ilimitada e mais 10 euros de ligações e mensagens.
    Esqueci de perguntar como e o funcionamento fora da frança, pois só ficarei por aqui. Mas agora tenho internet!

    Ah..e uma informação para você que vai ao Japão: lá o melhor negócio é alugar um chip, no aeroporto, viu? Eles só vendem o chip, por enquanto, para residentes.

    Opa, valeu Marcie! Ótimo saber disso! Você tem o nome da operadora ou sabe o preço? Vou procurar mais detalhes!

Índia: Vodafone. Aproximadamente R$ 1 real por minuto para ligações para o Brasil, e Rs. 0,00053 para ligações locais!

Já comentei em outro post, há menos de um mês atrás, comprei um simcard Lebara para o meu iPhone, que carreguei com 10 libras e usei durante quase tres semanas entre Londres e Edimburgo, para ligações locais, ligações para celulares do Brasil e internet. Recomendo mesmo!

Qdo eu tava na Escócia, o 18 meses q fuquei la, usei extamente esse plano da O2. Recomendo mto! Em menos de 15 minutos comprei e ja sai usando. Show de bola mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.