Chip local no exterior: qual você já comprou?

Mapa no Smartphone

Me rendi. Até semana passada, eu achava que não valia a pena passar numa lojinha de celular no exterior para comprar um chip (atenção: em estrangeirês se diz “simcard”) local.

Eu achava que o wifi do hotel e de restaurantes e dos Starbucks da vida já davam toda a conexão de que podia precisar. E que por isso não valia o perrengue de se entender com planos pré-pagos nas lojinhas do exterior. (Tanto que, no meu viajão de três meses ano passado pela Europa, usei só o wifi, sem trocar o chip.)

Mas eis que, desta vez, motivado por este post do Fred Marvila no Sundaycooks, resolvi perder meia hora com um vendedor de loja de celular. Estava em Glasgow, onde mora a minha irmã, e resolvi levar a mana a tiracolo para me ajudar se fosse necessário.

Não precisou. Em 10 minutinhos eu comprei um chip, digo, simcard “pay and go” da O2 (que, pasmem, é da Telefónica). O simcard me custou singelas 10 libras (26 reais) e me deu direito a 10 libras em ligações e SMS e a — caiam pra trás — um mês de conexão 24 horas à internet.

Não vou mais conseguir viajar sem esse conforto. Ter um smartphone com conexão à internet em qualquer lugar, como bem descreveu o Fred, deixa você muito mais esperto. Dá pra checar qualquer informação a qualquer momento (menos dentro do metrô, onde o sinal não pega), ligar pelo Skype ou pelo Viber sempre que precisar, além de usar mapas para saber se está na direção certa. 10 minutos de vendedor e 10 libras a menos no bolso para ter esse conforto por 30 dias? Valeria a pena pagar isso por dia!

No post do Fred tem uma lista de simcards com acesso à web disponíveis em diversos países, além de recomendações de leitores.

E você? Andou comprando simcard no exterior ultimamente? Onde? Pagou quanto? Funcionou legal? Conta pra gente!

Leia também:

Como usar a internet 3G no exterior, no Sundaycooks

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


513 comentários

Ano passado comprei um SimCard da T-Mobile, em Londres, por 5 libras e foi a melhor coisa que fiz!
Internet 3G por 30 dias!
Tem também na O2, porém o SimCard estava em falta no dia que pesquisei e os vendedores de lá mesmo que me recomendaram a T-Mobile!
Sempre vou me dar ao luxo de comprar um SimCard no exterior. Não dá pra ficar dependendo de wi-fi.

Nunca comprei, mas estive mês passado na Argentina, e meu amigo brasileiro que encontrei ao acaso na cidade havia comprado um simcard local. Não sei quanto ele pagou, mas ele estava todo o tempo conectado, enquanto eu dependia dos wifi gratuitos. Eu vi que ele recebia ligações, conversava por whatsapp, postava fotos no facebook. Enfim, após esse post e de ter visto como foi útil ao meu amigo, farei o mesmo em minhas próximas viagens.

Desculpem a ignorância, mas em uma viagem de 20 dias epla Europa assando por vários países vale a pena? O Sim card funciona fora do país de origem? TKS!!!

    Olá, Carol! Depende do plano. Informe na loja que você quer usar o simcard em outro país.

    Pela minha experiência, funciona, mas para telefone, a pessoa ao mudar de país, fica em “roaming” e paga até recebendo telefonema(nada que chegue a assustar se a pessoa não se pendurar no telefone). tive essa experiência ao cruzar a fronteira de Portugal para a Espanha de ônibus. Em 10 ou 15 minutos recebi um SMS da Vodafone me informando que meu telefone estava em ” roaming”.

    Clara,
    provavelmente você terá que comprar um chip em cada país que parar.

    Oi Carol.

    Mesmo que a operadora seja a mesma em dois países, você estará em roaming ao sair do país de origem. Pode ser que a operadora tenha planos de roaming bons para voz, mas dados geralmente são muito caros em roaming.

    O mais barato é realmente comprar um chip em cada lugar, a não ser que você vá ficar 1-2 dias apenas, né? pq daí pode não compensar gastar 10 euros, por exemplo, para apenas 2 dias.

Portugal: Vodafone nos quiosques dos Aeroportos de Lisboa em 2 ocasiões e Porto(a mais recente). Muito prático, rápido. Recomendo.

Estados Unidos: T-mobile.

Tbm não consigo mais viajar sem! A gente já se acostumou no dia a dia com a internet no telefone.
Usei o plano da O2 em Londres, e todos meus relatos de Portugal, Austrália e Inglaterra estão no Sundaycooks.
Muito bom esse post aqui! Muita gente contando as experiências.

Da Movistar na Espanha, custou 5 euros, vinha com 2 euros de crédito.
Da Vodafone na Inglaterra, custou 10 libras e vinha com 10 libras de crédito.

Achei as chamadas locais usando Movistar-ES caríssimas e tive que repôr crédito várias vezes. O da Vodafone na Inglaterra só me dava direito a duas (ou dez dias?) de internet 24 hs. Ainda assim acho que o custo benefício foi excelente porque as chamadas e SMS eram baratos.

Que honra ser citado aqui novamente. Muito obrigado tio Riq! 😀

Agradeço a todos pelas opiniões. Vou atualizar a lista do Sundaycooks com certeza com todas essas dicas 🙂

Boa tarde, algém sabe me informar qual a melhor operadora e plano para comprar o chip para usar na França e Itália???Viajo mês que vem!Obrigada!
Bianca

Comprei um simcard na França,operadora Orange e paguei 15€,com varios beneficios como os que voce citou.Foi uma mão na roda.