Cidade Limpa

italia450.jpg

Passados os primeiros meses, já dá para ver que o projeto Cidade Limpa (que eliminou outdoors e diminuiu o tamanho dos letreiros comerciais) foi uma bola dentríssima do prefeito (com quem nem simpatizo, não; adoro a definição do Xico Sá, de que o Kassab seria um “Jânio sem álcool”).

republica455.jpg

ipiranga453.jpg

mfontes452.jpg

Por mais que limpem as fachadas, porém, São Paulo só se revela realmente bonita quando a gente fecha o ângulo e abstrai o entorno.

higien450.jpg 

bolonoiva450.jpg

Ninguém aí vai inventar o óculos que já vem com Photoshop?

tomie450.jpg

farialima450.jpg

(Fotos tiradas com o Nokia N75 N73.)

30 comentários

oi pessoal,
concordo integralmente com vcs quando falam que a fiaçao deveria ser sub-terranea e os postes retirados. mas acredito que devemos nos mobilizar e lutar por isso, poste é coisa do seculo XX nao é do seculo XIX e o governo retem pra ele aproximadamente 40% do nosso PIB, entao nao estamos pedindo nada, apenas que nos devolva em infraestrutura atual o que é recolhido. atenciosamente flavio farace

Concordo com você Leandro, o Rio Cidade era um excelente projeto de urbanização que foi posto de lado.
O Projeto do Rio Cidade Haddock Lobo na Tijuca onde moro é uma piada, demorou muito tempo para ficar pronto e foi entregue a população inacabado. A fiação não foi embutida e foram colocados novos postes ao lado dos antigos que foram mantidos sem nenhuma explicação. Em uma calçada foram plantadas algumas palmeiras imperiais, só que em um dos canteiros esqueceram um poste no meio.
Eu tenho a sensação que a cada dia o Rio está mais abandonado.

Olha, Arthur e Zé…todo mundo sabe como São Paulo é 🙄
Mas, para ficar nos chavões:
‘O belo está nos olhos de quem vê’
‘O amor é cego’
😆
PS: Não era desculpa para o Bourdain ser tão deselegante (para não dizer mal-educado 😡 )

Também li o que o Zé mencionou; o Anthony Bourdain disse que SP é Los Angeles que vomitou em NY… (tadinha de SP) O programa vai passar no dia 7, dia da nossa desindependência 😛

Fiação subterrânea dá um ar muito civilizado, mas não dá para esperar isto no Brasil salvo raras excessões, aqui no Rio teve um projeto Rio Cidade que foi abandonado no meio sem explicações (melhor, com explicações falsas), reformaram as calçadas (com material de péssima qualidade) e prometeram enterrar a fiação; com a reforma das calçadas, os postes antigos com um emaranhado de frios agora ficam NO ASFALTO, uma coisa horrível, e como a obra foi completamente abandonada os postes novos NUNCA serão instalados e os moradores locais estão condenados (a não ser que se mudem) a viver o resto de suas vidas olhando para cicatriz horrenda deixada pelo prefeito mais incompetente da HISTÓRIA deste país, Cesar Maia Ele até fez algo pela cidade no início, mas hoje ele não faz mais nada, nos abandonou, e por isso jamais será perdoado pela parcela dos cariocas que não tem sangue de barata, não importa o que ele tenha feito no passado, que também está invariavelmente abandonado hoje.

Vamos lá:
foto 1 – edifício Itália, fotografado na Praça da República, quase Ipiranga.
foto 2 – edifício Itália, fotografado da Praça da República.
foto 3 – edifícios Itália e Copan, fotografados da Ipiranga esquina com Consolação.
foto 4 – rua Martins Fontes, próxima aos fundos da Praça Roosevelt.
foto 5 – av. Higienópolis, entre Dona Veridiana e Sabará.
foto 6 – Bolo de Noiva da Marquês de Itu com Sabará.
foto 7 – Insituto Tomie Ohtake, na Pedroso de Moraes.
foto 8 – edifício Dacon, visto da Nova Faria Lima.

A quinta foto acho é do prédio na Av. Higienópolis que fica logo à frente da R. Martim Francisco. A sexta é do prédio na Sabará, sim. Esquina com a Marquês de itu, se não me engano. Na primeira e na segunda, são os mesmos prédios: o Itália, à esquerda, e aquele na esquina da Ipiranga com a São Luís, também maravilhoso (a Av. São Luís é um show à parte). Na terceira, o Itália também aparece, junto com o Copan, por isso deve ter sido tirada de um pouco além do Love Story. A sétima é daquele monstrengo do Ohtake entre a Faria Lima e a Pedroso de Morais — desculpem-me os que gostam, mas eu acho horrível aquela cor e, principalmente, a parte de baixo. A última mostra o Dacon, visto da Nova Faria Lima. Só a quarta que não sei exatamente onde é. Para mim, o prédio à direita parece mais familiar que o da esquerda, mas não o bastante para eu adivinhar onde é. Lembra-me alguma coisa acho que na mesma Sabará do prédio da foto logo abaixo, mas não tenho como dizer com certeza.

Emília:
Acho que a 5a foto é a do prédio que tem em frente ao Spot (tem um muito parecido na rua do Charlô, mas eu apostaria que é o em frente ao Spot…).

E eu tb estou na turma dos que adoraram essa lei…