Club Med Itaparica: adrenalina, sombra e água fresca FECHADO

ATUALIZAÇÃO: O RESORT FECHOU

Club Med Itaparica

Três décadas atrás, o Club Med Itaparica apresentou ao Brasil o conceito de resort. Não que naquela época se falasse “resort”. A propósito, não se falava nem Club Med — era “Méditerranée”. O Mediterranée era absolutamente singular: um lugar onde as portas não tinham chave, os quartos não tinham TV, o dinheiro tinha sido substituído por colares de contas, e os animadores (“G.O.’s, de gentils organisateurs, gentis organizadores) eram jovens do mundo inteiro que não pareciam estar trabalhando, e sim fazendo intercâmbio numa ilha da fantasia.

O tempo passou, e no mundo inteiro o Med, além de encurtar o nome, deixou as excentricidades de lado. Hoje os apartamentos têm chave e TV, e os colares de contas foram substituídos por um sistema ainda melhor — o all-inclusive. Os G.O.’s continuam lá, certamente mais profissionais, mas nem por isso menos carismáticos. Outras redes de resorts se inspiraram na sua programação de atividades e de entretenimento noturno; a variedade de esportes disponíveis, porém — sem custo, e quase todas com professores — é um item em que o Med continua sem concorrentes próximos.

Club Med Itaparica

A localização

Um oásis de 30 hectares com coqueiral, lago e jardins, na ilha de Itaparica. Indo de carro próprio (pouquíssimos hóspedes chegam assim), você precisa pegar o ferry-boat em São Joaquim, na zona portuária de Salvador (a cerca de 30 km do aeroporto), que em 50 minutos leva a Bom Despacho, em Itaparica. De lá são 13 km até o Med. De táxi, você pega a lancha atrás do Mercado Modelo (a cerca de 30 km do aeroporto), e em 25 minutos chega a Mar Grande. 10 km depois você está no Med. A maioria dos hóspedes vem em traslado organizado pelo hotel: do aeroporto são levados até um ponto (a cerca de 30 km) onde pegam uma lancha direto para o hotel (meia hora de travessia).

A praia

Club Med Itaparica

Pequena e privativa do hotel, já que é interrompida, à esquerda, por um manguezal. Suas águas são calmíssimas mesmo na maré alta, quando o mar rompe a barreira de recifes. No mar a areia é grossa e contém micropedrinhas que podem incomodar a pisada. É excelente esportes náuticos. Salvador é visível à sua esquerda, do outro lado da Baía de Todos os Santos.

Club Med Itaparica

As instalações

Club Med Itaparica

As áreas sociais estão todas reunidas no bloco da recepção: ali ficam o restaurante, as lojas, o teatro e a piscina, que por sua vez fica entre o mangue e a praia. Os blocos de apartamentos ficam próximos ao lago — alguns dos blocos têm apartamentos com varandas à beira d’água. O kid’s club fica no canto direito do terreno, junto à praia, separado da área social por um imenso coqueiral (onde estão armadas várias redes, e onde também ficam o trapézio e a cama elástica).

A estrutura de lazer e esportes também se localiza na metade direita do complexo; é muito fácil zapear com as pernas de um esporte para o outro.

Os apartamentos

Club Med Itaparica

São 330, e têm um ar rústico que combina com a arquitetura e a paisagem. Foram renovados, e agora têm paredes claras e TVs LCD.

Piscinas

Club Med Itaparica

Nunca espere piscinas de formatos rocambolescos num Club Med. A de Itaparica é em L, tem vista para o mar e para o mangue. Há atividades, mas não em todos os horários. Não há bar molhado. O bar da piscina fica bem do lado, e há garçons bem eficientes atendendo a quem está nas espreguiçadeiras. À noite a iluminação é muito bonita (tem gente que continua n’água mesmo depois de anoitecer.) Há também uma piscina no kid’s club.

Club Med Itaparica

Club Med Itaparica

Club Med Itaparica

Club Med Itaparica

Kid’s club

Club Med Itaparica

Está numa bonita área entre a praia e o coqueiral, no cando direito do terreno. Tem uma piscina grandota e várias salas. Na temporada, há animação separada para crianças de 4 a 11 anos e adolescentes de 11 a 17.

Club Med Itaparica

Copa do bebê

Está equipada com frutas e pós para preparo de mamadeiras e mingaus. O restaurante prepara papinhas.

Refeições

Club Med Itaparica
Club Med Itaparica

Todas são realizadas no restaurante principal, cujo buffet ocupa quase tanto espaço quanto as áreas de mesas.

O buffet do almoço é mais convencional, mas o do jantar tem uma característica que ainda não vi em nenhum outro resort. Várias estações oferecem pratos montados: você pode ver o prato exposto, e pede para o atendente fazer um igual para você. É quase como escolher num restaurante (e com a vantagem de ver o cardápio ao vivo). Na minha noite um desses pratos era um couscous marroquino completo, montado comme il faut.

Club Med Itaparica

Club Med Itaparica

Os lanches entre as refeições são menos variados do que nos outros all-inclusives de primeiro time. Mas tem pão de queijo, cachorro quente e bolos.

Club Med Itaparica

Bebidas

Club Med Itaparica

Em 2010, o chopp era Brahma, e o refrigerantes, Coca-Cola. Se este item for essencial na sua decisão, sugiro comunicar-se com o hotel para confirmar o acordo atual.

Club Med Itaparica

Entretenimento noturno

Club Med Itaparica

É um dos pontos fortes do Med. As estrelas são os G.O.’s que durante o dia fazem animação. Depois que acaba o show tem uma seção balada, seja na boate (próxima ao kid’s club, longe dos quartos) ou, se a ocupação está baixa, na piscina mesmo (mas daí o som vaza para os apartamentos mais próximos).

Os esportes

Club Med Itaparica

A estrutura já é fenomenal: são 12 quadras de tênis, quadras de paddle e squash, arco e flecha, trapézio, vela, caiaques, windsurf, campo oficial de futebol, ginásio fechado para basquete e futsal, hípica, campo de golf de 9 buracos. Mas o mais incrível é que: 1) tirando equitação, tudo está incluído — até o golf (o equipamento também!); 2) há instrutores para praticamente todas as modalidades. Basta ver na programação o horário das aulas. É um grande lugar para ter o primeiro contato com um esporte — ou voltar a praticar algum que tenha sido abandonado.

Club Med Itaparica

Club Med Itaparica

A sala de ginástica

Club Med Itaparica

À beira-lago, é muito charmosa.

Os passeios

São operados pelo próprio hotel. No cardápio, um ilha-tour em Itaparica; um passeio de meio dia ao Pelourinho e Mercado Modelo; um tour de um dia inteiro em Salvador, incluindo Bonfim, Pelourinho, Mercado Modelo, orla e almoço; um bate-volta a Morro de São Paulo e um tour a Cachoeira e São Félix.

Se você estiver de carro, visite a vila de Itaparica e explore as praias mais distantes (de Cacha-Prego você pode pegar um barqueiro e sair pela contracosta da Baía de Todos os Santos). Morro de São Paulo é um bate-volta possível: Valença está a 100 km, e de lá lanchas levam à ilha em 30 minutos (mas lembre-se de que você não experimentará a noite de Morro, que é um dos pontos altos da ilha.)

Um cantinho

Club Med Itaparica

O lago, de qualquer ângulo.

O hotel Club Med, em Itaparica…

  • É para você: que procura um resort com atividades que vão além daquela hidro na piscina.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de quartos tinindo de novos, com jeito de hotel de cidade.

Club Med Itaparica

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Salvador Rentcars em até 10 vezes

140 comentários

Sempre fui apaixonada pelo Club Med de Itaparica, fui quando ele era único no Brasil e depois de suas mudanças para se adequar ao mercado, mas sem nunca perder o seu encanto. Infelizmente neste ano fechou as portas (o village de itaparica) queria saber se o local será destinado a outro resort.

Recebo com muita tristeza o fechamento desse paraíso, estive aí e fiquei maravilhado por tudo; a vida é que segue !

Ola!
Estamos hospedados no Med Itaparica e recebemos a notícia de que o village vai fechar suas portas em 31/07/19…
Estamos sentindo um clima muito melancólico no ar… uma tristeza mesmo.
O lugar é mágico, com seus coqueirais e praia calmíssima. O hotel emprega inúmeros funcionários da ilha, que estarão a ver navios em poucos meses…Pena que os investidores só pensam nos lucros…
Entao, para quem quer conhecer esse Med, recomendo vivamente que venha logo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.