Cólera em Punta Cana: há motivo para preocupação?

Punta Cana

Deu na TV, e agora até a sua mãe já sabe que um haitiano que trabalha na construção civil em Higüey, perto de Punta Cana,  foi diagnosticado com cólera depois de passar uma folga no seu país. O Haiti, que divide a mesma ilha com a República Dominicana, enfrenta uma grave epidemia de cólera, em decorrência da piora das condições sanitárias ocasionada pelo terremoto do início do ano.

As perguntas sobre cólera em Punta Cana já tinham começado a pipocar por aqui — e agora, com esse caso confirmado, prevejo uma enxurrada.

Então vamos lá:

1) A cólera é uma doença transmitida pela ingestão de água contaminada.

2) Existe uma prevenção eficaz: beber somente água engarrafada (usar água de garrafa também para escovar os dentes), não usar gelo nas bebidas, não comer frutas com casca, saladas cruas ou peixe cru (sashimi, ceviche).

No final dos anos 90 houve um alerta de cólera no Brasil. Os restaurantes japoneses quase foram à falência, mas o surto não se confirmou.

É bastante improvável que a cólera chegue aos resorts de Punta Cana. A água dos resorts é purificada e os procedimentos de manuseio de alimentos são rígidos. O lugar recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano, a maioria deles com estômagos delicados. Os mesmos cuidados que servem para evitar contaminação por cólera também servem para inúmeras outras bactérias e por isso já estão em prática desde sempre. Não tenho nenhuma dúvida de que todos os lugares ligaram o alerta máximo de pânico e estão monitorando como nunca os funcionários e os procedimentos de segurança alimentar. Basta um caso confirmado de um turista para arruinar o destino por alguns anos.

É impossível que haja um surto de cólera também em Punta Cana? Impossível não é. Só é improvável.

Claro que você não tem obrigação de passar férias num lugar em que vai ficar com medo do gelo ou da alface. À parte a cor do mar e o excelente custo x benefício, Punta Cana oferece uma experiência muito parecida à que você teria em qualquer grande resort do Nordeste.

Mas há um outro lado. Nesses momentos de pânico (vide gripe suína e Chile pós-terremoto), os turistas que não se assustam encontram lugares menos cheios, serviço mais cortês e preços melhores.

Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque.

Se você manja inglês, um bom lugar para acompanhar os desdobramentos é este forum do TripAdvisor. Ali você vai encontrar megaparanóicos e também gente tranqüila. Há uma infectologista que está prestando ótimos esclarecimentos.

Leia:

Fórum sobre cólera na República Dominicana no TripAdvisor

Página de Punta Cana no Viaje na Viagem

35 comentários

Gente como anda esta questão da Cólera na republica dominicana + especificamente em Punta Cana, saiu uma noticia no Site do ministério da saúde essa semana comentando casos de Colera naquele Pais é preocupante, vi quem em 2010 e 11 em Estava controlado o surto mas e hoje qual é o panorama??

    Olá, Eduardo! Pode vasculhar a internet em qualquer idioma buscando sobre cólera em Punta Cana, e você só achará notícias de 2010. O surto foi no Haiti, que é vizinho, Punta Cana nunca foi contaminada.

    Cuidado com a dengue! Você pode contrair sem sair da sua casa.

Olá a todos!

Gostaria apenas de reforçar que estive em Punta cana, de 19 a 26 de Julho e o único perigo lá é mesmo o Sol. Eu já tenho a pele morena, mas mesmo assim com protector fiquei vermelha em algumas partes do corpo.

Quanto a Colera e ao Dengue, apenas devem beber água de garrafa e evitar saladas e frutas com casca. De resto divirtam-se que vale bem a pena.. já sinto saudades!

Ola Ricardo, Estamos indo para Punta Cana dia 17 de Janeiro e estou, confesso um pouco preocupada,mas nada que nos faça desistir, mas pelo que tenho visto no site, todos que ja foram estão muito tranquilos, quero que seja a viagem dos nossos sonhos!!! Mas sera necessario tomar vacina contra colera? ou o Resort esta preparado para receber tantos turistas…
Aguardo resposta.
Obrigado…
Ligia

Estive em punta cana na semana passada. Não há alerta nem pânico com a colera. As recomendações dos guias locais e dos hotel são de escovar os dentes com agua mineral, não beber água da torneira e lavar as mãos. Bebi drinks e refrigerantes com gelo e por enquanto nada…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.