Cólera em Punta Cana: há motivo para preocupação?

Punta Cana

Deu na TV, e agora até a sua mãe já sabe que um haitiano que trabalha na construção civil em Higüey, perto de Punta Cana,  foi diagnosticado com cólera depois de passar uma folga no seu país. O Haiti, que divide a mesma ilha com a República Dominicana, enfrenta uma grave epidemia de cólera, em decorrência da piora das condições sanitárias ocasionada pelo terremoto do início do ano.

As perguntas sobre cólera em Punta Cana já tinham começado a pipocar por aqui — e agora, com esse caso confirmado, prevejo uma enxurrada.

Então vamos lá:

1) A cólera é uma doença transmitida pela ingestão de água contaminada.

2) Existe uma prevenção eficaz: beber somente água engarrafada (usar água de garrafa também para escovar os dentes), não usar gelo nas bebidas, não comer frutas com casca, saladas cruas ou peixe cru (sashimi, ceviche).

No final dos anos 90 houve um alerta de cólera no Brasil. Os restaurantes japoneses quase foram à falência, mas o surto não se confirmou.

É bastante improvável que a cólera chegue aos resorts de Punta Cana. A água dos resorts é purificada e os procedimentos de manuseio de alimentos são rígidos. O lugar recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano, a maioria deles com estômagos delicados. Os mesmos cuidados que servem para evitar contaminação por cólera também servem para inúmeras outras bactérias e por isso já estão em prática desde sempre. Não tenho nenhuma dúvida de que todos os lugares ligaram o alerta máximo de pânico e estão monitorando como nunca os funcionários e os procedimentos de segurança alimentar. Basta um caso confirmado de um turista para arruinar o destino por alguns anos.

É impossível que haja um surto de cólera também em Punta Cana? Impossível não é. Só é improvável.

Claro que você não tem obrigação de passar férias num lugar em que vai ficar com medo do gelo ou da alface. À parte a cor do mar e o excelente custo x benefício, Punta Cana oferece uma experiência muito parecida à que você teria em qualquer grande resort do Nordeste.

Mas há um outro lado. Nesses momentos de pânico (vide gripe suína e Chile pós-terremoto), os turistas que não se assustam encontram lugares menos cheios, serviço mais cortês e preços melhores.

Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque.

Se você manja inglês, um bom lugar para acompanhar os desdobramentos é este forum do TripAdvisor. Ali você vai encontrar megaparanóicos e também gente tranqüila. Há uma infectologista que está prestando ótimos esclarecimentos.

Leia:

Fórum sobre cólera na República Dominicana no TripAdvisor

Página de Punta Cana no Viaje na Viagem

35 comentários

Riq
eu fui para França mês passado no meio da crise de combustível – cheguei lá e a Europcar já tinha um esquema tanque cheio e uma taxa de 13 euros para devolver vazio sem se preocupar. Ainda bem que minha mãe diz sempre para eu ir a Paris 😉 Analogia com seu ótimo post e os depoimentos apresentados!

“Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque.” – ótEmo! tô rindo sozinha… tem coisas que a gente se mete a fazer que mesmo depois de velho precisa repetir “não conta lá em casa”, como no programa… só que ‘mãe’ é bem geral, tem sempre gente que mal te conhece e te condena mesmo sem pensar, quando tudo envolve um risco calculado.

aliás, o que é que não envolve risco nesta vida?

sou medico homeopata e na homeopatia existe uma prevençao para a colera
se voce permitir divulgar eu divulgo

NAO É VACINA
É PROFILAXIA

Tenho dois amigos que chegaram esse fim de semana de lá e me disseram que tudo está absolutamente normal! Voltaram felizes e bronzeados!! Ficaram no Dreams Punta Cana, e gostaram bastante. Apesar da praia ser meio “mexida”, aprovaram super o serviço do hotel(aliás me contaram que os funcionários sao super solícitos, apesar de salários baixíssimos para nossos padroes;a recpçao em torno de 300 dólares/mes, bilingue), e , outro detalhe é que nao existe aquela “muvuca”de gente oferecendo de tudo na praia, como em Bávaro propriamente dita. Foram e voltaram de Gol(fretamento) e via CVC(pediram este hotel , apesar de nao ser padrao dos pacotes).Adoraram também o spa deste hotel e fizeram aula de espanhol todas as manhas.
Me contaram ontem, informaçoes fresquinhas.

    Ricardo e blogueiros, nao há o que se preocupar cheguei ontem de punta cana e o ,lugar é espetacular não há risco algum de cólera, houve dois casos , mas distantes dos resorts de BAVARO onde fiquei por 7 dias maravilhosos com ALL INCLUSIVE.

Desculpe ser um pouco off topic, mas é que você mencionou esse número e fiquei deveras impressionada.

Riq, fiquei muito impressionada ao saber que Punta Cana recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano. Quantos turistas *estrangeiros* o Brasil recebe por ano??

Riq, vamos para Punta Cana no natal. Nem passa pela nossa cabeça cancelar a nossa viagem.Com certeza, a última coisa que os resorts querem é que alguém tenha problemas quando estiverem por lá.

Agora, entrei no forum do TripAdvisor e é incrível a quantidade de pessoas com síndrome de Charlotte York do Sex and the City. Tem gente até mais sem noção do que “20 e 28°C, mas isso p/ mim não é calor”, por mais incrível que isso possa parecer.

Caro Ricardo! Acompanho frequentemente seus posts e A-D-O-R-O todos eles… mas desta vez você se superou!!! parece que está do meu lado, vivendo minha situação… rsrsrs… IMPRESSIONANTE!!! Que DEUS continue te abençoando!!

Ricardo, como sempre você acerta nos seus textos. Na comunidade Punta Cana do orkut já temos paranoicos a um bom tempo.
Eu e minha esposa estamos indo no sábado (20/11) para Punta Cana aproveitando várias dicas suas. Vamos seguir as regras já faladas por aqui e vamos nos divertir.
No ano passado no dia anterior ao nosso embarque para londres um jornal aqui do RS estampava: Gripe H1N1 avança pela Europa. Chegando lá não tinha desespero nem pânico, mas é claro que tinha cuidados para controlar a gripe. No final voltamos sãos e salvos.

    Segui as dicas de passeio do ricardo e foi espetacular, uma maravilhosa viagem ALL IMCLUSIVE , sempre com atendimento alegre , eramos recepcionados com um OLÀ BRASILLLLLL.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito