Cólera em Punta Cana: há motivo para preocupação?

Punta Cana

Deu na TV, e agora até a sua mãe já sabe que um haitiano que trabalha na construção civil em Higüey, perto de Punta Cana,  foi diagnosticado com cólera depois de passar uma folga no seu país. O Haiti, que divide a mesma ilha com a República Dominicana, enfrenta uma grave epidemia de cólera, em decorrência da piora das condições sanitárias ocasionada pelo terremoto do início do ano.

As perguntas sobre cólera em Punta Cana já tinham começado a pipocar por aqui — e agora, com esse caso confirmado, prevejo uma enxurrada.

Então vamos lá:

1) A cólera é uma doença transmitida pela ingestão de água contaminada.

2) Existe uma prevenção eficaz: beber somente água engarrafada (usar água de garrafa também para escovar os dentes), não usar gelo nas bebidas, não comer frutas com casca, saladas cruas ou peixe cru (sashimi, ceviche).

No final dos anos 90 houve um alerta de cólera no Brasil. Os restaurantes japoneses quase foram à falência, mas o surto não se confirmou.

É bastante improvável que a cólera chegue aos resorts de Punta Cana. A água dos resorts é purificada e os procedimentos de manuseio de alimentos são rígidos. O lugar recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano, a maioria deles com estômagos delicados. Os mesmos cuidados que servem para evitar contaminação por cólera também servem para inúmeras outras bactérias e por isso já estão em prática desde sempre. Não tenho nenhuma dúvida de que todos os lugares ligaram o alerta máximo de pânico e estão monitorando como nunca os funcionários e os procedimentos de segurança alimentar. Basta um caso confirmado de um turista para arruinar o destino por alguns anos.

É impossível que haja um surto de cólera também em Punta Cana? Impossível não é. Só é improvável.

Claro que você não tem obrigação de passar férias num lugar em que vai ficar com medo do gelo ou da alface. À parte a cor do mar e o excelente custo x benefício, Punta Cana oferece uma experiência muito parecida à que você teria em qualquer grande resort do Nordeste.

Mas há um outro lado. Nesses momentos de pânico (vide gripe suína e Chile pós-terremoto), os turistas que não se assustam encontram lugares menos cheios, serviço mais cortês e preços melhores.

Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque.

Se você manja inglês, um bom lugar para acompanhar os desdobramentos é este forum do TripAdvisor. Ali você vai encontrar megaparanóicos e também gente tranqüila. Há uma infectologista que está prestando ótimos esclarecimentos.

Leia:

Fórum sobre cólera na República Dominicana no TripAdvisor

Página de Punta Cana no Viaje na Viagem

35 comentários

Nós também estamos preocupados com a cólera na Rep Dominicana. Procuramos médicos para maiores informacoes, e fomos aconselhados a tomar a vacina contra a cólera. Já estamos tomando, sao 2 doses, em intevalo de 7 dias cada. Água só de garrafa, sem gelo, etc….porém acredito que, em um lugar cuja estrutura hoteleira seja tao grande e que recebe tamanha quantidade de turistas, vá bobear com esse surto. A responsabilidade é muito grande, por isso confio nas autoridades locais e que também estao e estarao fazendo a sua parte. Vou sim e meus amores também.

Ola!! primeira vez que visito este site. parabens!!

Estou indo para punta cana no reveillon e estava realmente muito preocupada. voce acha necessario por precaução tomar a vacina? eu estou receosa demais.Obrigada

Que alívio!!!!!

Entrei no site de busca com “cólera Punta Cana” e de cara vi seu site…..

Muito bom ler isso antes de encher meus ouvidos com comentários pessimistas!

Obrigada
Aliás, quanto tempo não entrava no seu site!
Sempre muito bom!!!!!

Obrigada, muito obrigada novamente. Mas e quanto a agencia de viagens, vc tem uma ou é apenas um cara que adora viajar?

Obrigada!!!
Me diz, vc é apenas um viajante incurável ou tem agência de viagem?

Eu e meu marido estivemos em Punta Cana no período de 06/11 a 13/11, hospedada no Meliá. Antes de embarcamos ficamos muito preocupados com o St. Tomás e as notícias de cólera no Haiti. Quanto ao furacão pegamos somente um dia ruim por causa de reflexos, todos os demais dias foram ótimos. A preocupação quanto a cólera ficou pra trás quando nos deparamos com o profissionalismo do hotel. Em momento de cólera ou não, eles indicam beber água sempre engarrafada. O frigobar e os bares entregam água engarrafada à vontade (usamos até para escovar os dentes) e nos restaurantes a água é colocada para gelar de garrafões de 20 litros. Antes de beber o primeiro copo de água, verifiquei a procedência de tudo e posso dizer que fiquei mais tranquila em beber água lá do que aqui no Brasil. Prestei atenção em toda a limpeza e o hotel está de parabéns. E acredito que todos os outros devem seguir o mesmo rigor, senão não receberiam tantos turistas.

    Cintia
    E que tal o hotel? Vou para lá em janeiro e confesso que fico meio inquieto vendo as críticas impiedosas feitas no Tripadvisor…

Tem muita gente sem noção mesmo, que não entende o que significa uma MÉDIA de temperatura como disseram acima, aqui no RJ por exemplo a média do alto verão é 26/27ºC, mas tem um monte de gente que pensa que é 35/40, e do “inverno” é 21ºC, então lembrem-se, uma média de 26ºC já é bem quente para a maioria das pessoas…

O ideal seria informar média de temperaura máxima e mínima, e mesmo assim um visitante pode pegar um conjunto de dias com valores bem abaixo/acima destas médias principalmente nas latitudes médias e altas (os chamados extremos), mas praias tropicais (nordeste, maior parte do Caribe, …) a temperatura se mantém muito perto das médias o ano inteiro, e nestes casos saber a médias das máximas e mínimas é suficiente pois o valor se afasta no máximo poucos graus.

Muito boa tarde Ricarde!
Estava procurando na internet noticias sobre a cólera em Punta Cana, pois irei em Janeio, e achei este site …..
Adorei a notícia, adorei os comentários e com certeza estarei passando por aqui sempre !!!
Paranbens !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito