Com o meu cordial boa noite, de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

Estou desde sábado aqui em Santiago de Compostela. A cidade não é apenas linda: tem um astral altíssimo.

O tempo esteve feio durante esses três dias, então resolvi que não ia valer a pena rodar por aí, não. Demos só um pulinho em La Coruña (A Coruña, em galego) para almoçar no domingo. Mas deixamos as outras cidades históricas e as paisagens galegas para uma viagem em que tenha mais tempo — e tempo melhor.

De todo modo, achei que Santiago compôs muito bem no itinerário — e acredito que tenha acertado também ao deixar o Porto para o final.

Mas mesmo se a cidade não fosse a beleza que é, a viagem valeria só para comer os fabulosos frutos do mar galegos. Estou comendo meus mariscos favoritos — as navalhas (navallas em galego, navajas em castelhano) — todos os dias.

Navallas/navajas/navalhas

E hoje também repeti berberechos — uns vôngoles carnudos e alaranjados que me parecem parentes próximos da lambreta baiana. É bom demais.

A única decepção para mim foi a língua. Esperava que o galego fosse foneticamente mais próximo do português. Mas o som é duro como o espanhol, sem nasais coloridos, com o “s” sempre com som de “ss” e, que pecado!, os mesmos “c” e “z” língua-presa do castelhano da península. Apesar de não entender xongas do catalão falado, acho que o catalão soa mais próximo do português de Portugal do que o galego…

Adios, berberechos!

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

33 comentários

Uma dica, por favor! Pretendo viajar no final de abril para Madrid e de lá ir a Santiago de Compostela. Qual o melhor transporte neste caso? Gostaria de passar por Braga, Porto e voltar de Lisboa. Tenho 15 dias. É suficiente?

    Olá, Helena! Você pode voar de Madri a Santiago e então seguir de ônibus ao Porto, de lá fazer um bate-volta de trem a Braga, e seguir de trem a Lisboa.

Olá amigos,

Farei o roteiro Lisboa->Porto->Guimarães->Santiago de Composteka->Madrid->Barcelona->Sevilha. Estarei de carro, o qual pretendo devolver em Madrid, fazendo o restante do roteiro via trem.
Está correto?
Pegando o carro em Portugal e devolvendo em Madrid, o custo deve ser expressivo.
Ou devo optar por devolver o carro em Guimaraes e ir de trem para Santiago de Compostela e de lá seguir de trem para Madrid?

Obrigado.

Obrigada, Bóia, vou seguir seu conselho. Agora estou tentando conseguir informações sobre como entrar na Catedral. Vi que é preciso comprar uma entrada e agendar um horário, mas no site da Cathedral não informam sobre os horários das missas e nem se estas visitas incluem a missa ou são em horários diferentes. Você sabe?

Gostaria de saber se vocês acham que vale a pena fazer Porto-Compostela- Porto em apenas dois dias, ou seja saindo do Porto, pernoitando em Compostela e retornando no final do dia( de carro) Isto fica muito corrido? Domingo é um bom dia para se passar em Compostela?

    Olá, Elisabeth! O ideal seriam dois pernoites, mas é possível fazer com um pernoite sim. Domingo a cidade meio que morre à noite, faça a sua refeição principal de dia, na hora do almoço.

Germano, fiz o caminho de carro a partir de Puente la Reina em julho 2012. Se quiser saber alguma coisa específica pode perguntar.Infelizmente acabei não tendo tempo de fazer um relato mas tenho tudo anotado.Se puder ajudar…Eu adorei!!!

    Oi Paula, somente agora li teu comentário.

    Fiz parte do caminho agora em maio, iniciando em León. Foi maravilhoso, conhecendo pequenas vilas, lugares remotos que nunca veríamos de uma auto-pista. Recomendo sem pestanejar. Aliás, recomendo até um trecho maior do percurso, com toda a calma do mundo.

Olá Germano,
O caminho de carro não vale como peregrinação, mas vale muito como viagem. Um dos melhores guias da web para o caminho é o http://www.mundicamino.com/
As dicas, comentários, relatos e mapas serão por trilhas para peregrinos, vc terá que adaptar para as estradas paralelas, mas nos mapas dos trechos aparecem também a numeração das estradas asfaltadas.
Pare em todos os “pueblos” possíveis, é muito legal.
Buen camino!!!

    Gracias, Teresa. A intenção não é peregrinar, mas sim justamente passar por esses povoados, absorver um pouquinho dessa atmosfera.

    Germano, existe um livro maravilhoso, O Caminho e os Descaminhos de Santiago de Compostela. Éum relato de um advogado, vale a pena ler. Estava esgotado, mas parece que ia ser reeditado.

Alguém saberia indicar algum site com relatos de quem fez o Caminho de Santiago de carro?
Eu me interesso por Pamplona em diante, e não partindo do Porto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.