Com o meu cordial bom dia

Na Chiantiagiana

Os dias continuam lindos, mas a temperatura já caiu bastante. De noite e de manhã cedo chega a fazer 8ºC; no meio da tarde, debaixo do sol, vai a uns 17ºC — ou seja, não dá mais para tirar a malha.

No sábado viemos de La Spezia, nossa base para Cinque Terre (uma surpresa, adorei me basear por lá) para Siena, onde dormimos num lindo hotel ligeiramente fora do centro histórico. Como vocês sabem, não sou a favor de ficar uma noite só em lugar nenhum, mas eu queria testar a localização, e gostei muito (dava para ir a pé ou de ônibus para o centro, e se continuássemos por lá seria uma excelente base para passeios de carro). Passamos a tarde e a noite em Siena (vem aí um fotoblog do entardecer na cidade).

No dia seguinte, finalmente começamos a rodar a Toscana de carro. Gente, que coisa linda.

Viemos de Siena para nossa nova base, o hotel Latiscastelli, fazendo um desvio pela Chiantigiana, a desimpedidíssima estrada do Chianti (em ambos, quase me encontro com a querida Mari Campos, que esteve por aqui semana passada).

Ontem fizemos um roteirinho Frances Mayes, passando por Lucignano e Cortona, chegando a Arezzo a tempo do entardecer, aperitivo e jantar.

Daqui a pouco vamos dar um pulinho na vizinha Úmbria — vou tentar combinar Assis e Perugia no mesmo passeio.

Amanhã mudamos de base; vamos ficar mais três dias num hotel em Colle di Val d’Elsa, de onde exploraremos o Val d’Orcia (Pienza, Montepulciano…), San Gimignano, Volterra, e tiraremos um dia para Pisa e Lucca.

Enquanto isso, Suíça, Capri, Costa Amalfitana, resorts no Brasil, Caribe, RSVP e Bóias continuarão rolando tudo ao mesmo tempo agora.

Querendo notícias do meu paradeiro ao vivo, siga o Viaje na Viagem no Twitter, onde eu posto todas as fotos que vou subindo no Instagram.

Té já!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


38 comentários

Olá, gostaria de saber o que acham de viajar à Toscana em fevereiro? Vale à pena? A idéia é passar também por Roma, Florença, Veneza e Milão. Obrigada!

    Olá, Emanuele! Os vilarejos menores estarão hibernando. Muitos hotéis fecham nesta época. No inverno, as cidades grandes e médias são destinos mais interessantes na Europa do que os vilarejos do interior — a não ser quando você sobe a montanha em busca de neve.

Oi,
estou planejando uma viagem pela Itália com a minha esposa e o roteiro de maneira geral são: 3 dias em veneza, 4 dias em florença, 5 dias baseado em siena para fazer as cidadezinhas da toscana, 1 dia nas cinqueterre e 4 dias em roma. A questão é que pintou a possibilidade de ficar um dia a mais e ficamos na dúvida entre mais um dia de cinqueterre, um dia extra para a chiantigiana (faríamos inicialmente em um dia)ou incluir Arezzo/Cortona no roteiro de cidadezinhas toscanas. O que acha que seria mais proveitoso?
Obrigado!!!

Lendo tudo já publicado sobre a Toscana, não encontrei um post prometido sobre a Chiantigiana. Foi publicado ou eu comi “bola”?

Olá! Minha viagem pra Itália já está na contagem regressiva. E claro, tudo que li aqui nos orientou em cada etapa do planejamento! Estamos agradecidos!
Mas hoje, relendo os posts e os comentários, ficamos interessados em saber se existe algo postado falando a respeito de visitas rápidas em vinícolas, instalações da região, onde poderíamos adquirir vinhos e azeites. No mais, só temos à agradecer!! ????

    Olá, Nilsilene! Não temos nenhum post sobre o assunto. Mas se você tiver tempo sobrando em alguma parada pode pesquisar “wine tasting” e “oil tasting” junto com o nome da localidade ou região, e aparecerão atividades.

Oi Riq, tudo bem?
Mais uma vez tô aqui pegando dicas para organizar minha próxima viagem. Dessa vez será a Toscana. 😉
Me apaixonei pelo hotel Latiscastelli e achei o preço bastante honesto.
Perguntas: geograficamente é um bom lugar para ter como base? É necessário alugar carro ou consigo visitar as cidades da região usando ônibus ou outro tipo de transporte?
Obrigada e um beijo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.