Como aproveitar os descontos de 60% nos trens de alta velocidade da Itália (dica do A. L.)

trem-roma

Num oportuníssimo contraponto à promoção da RailEurope que só os americanos e canadenses podem aproveitar, o A. L., que mora na Itália e tem mandado muitíssimo bem nos comentários, ensina como não-italianos podem aproveitar a promoção da Trenitalia para os trens mais velozes da Bota.

A promoção é válida para os AV — os novíssimos top de linha, que operam alguns horários do tronco Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles  — e também para o segundo trem mais veloz, o Eurostar italiano, para quem vai a Veneza, Bari ou Reggio Calabria.

Passo a palavra ao A. L.:

A Trentitalia lançou algumas tarifas com desconto especial de até 60% (isso mesmo, 60%) em trechos de alta velocidade, se comprados com 30 dias de antecedência e online. O site foi reformulado, e agora dá para ver o preço básico entre as várias opções e horários antes de ir para a última seção.

Para usufruir dos descontos, no entanto, há uma pequena pegadinha. Você tem que selecionar a tarifa cheia de primeira ou segunda classe, e ir para a tela de tarifas, assentos e promoções. Lá, pode tentar as tarifa Super 60 e Super 30, além da já conhecida Amica, que dá 20%.

Se houver vagas naquela tarifa descontada naquele dia e horária, aparecerá lá embaixo uma luzinha verde, caso contrário, pode tentar a Super 30, ou a Amica, ou outro horário. Dá trabalho, mas vale muito a pena.

Especificamente (e apenas) no trecho Milão-Roma a Trenitalia está com uma promoção de € 33,00 euros com assentos limitados por trem. Tanto faz ser o AV normal, que leva 3h58, como o AV Fast, que não para nem em Florença nem em Bolonha e faz todo o trazeto em 3h29.

É uma reação à nova Alitalia e à EasyJet, que tinham preços mais competitivos de avião do que de trem (o normal em segunda classe são 75 euros na nova tabela de perços para o trecho Roma-Milão).

E agora dá para comprar a passagem na modalidade ticketless, ou seja, como o bilhete eletrônico do avião, você simplesmente aparece na estação e vai direto para o seu assento (já reservado). Não precisa validar em máquina nenhuma, isso será feito a bordo (mas não repita o procedimento com um bilhete físico que terá uma multa). O Ticketless só serve para trens com reserva obrigatória ou facultativa (AV, AVFast, ES, ESCity, ICPlus).

Fica aí a dica.

Grazie mille, A. L.! De minha parte, eu só tenho a acrescentar aquela velha máxima: de hotel a hotel, uma viagem de 4 horas de trem leva praticamente o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião (se o avião não atrasar).

75 comentários

Ricardo, boa tarde!
Sairemos de Milão em 11/09/2011 com destino à Roma, num grupo de 9 pessoas. Queremos ir de trem. É possivel comprar os tkts, parar 2 noites em Veneza e depois prosseguir? É melhor ir de carro de Milao à Veneza? Já decidimos que iremos de trem de Veneza à Roma. Qualó melhor comprar o trecho inteiro ou partilhá-lo?(Milano/Veneza/Roma).

Também de Roma queremos ir à Napoli/Pompeia/Herculano, qual o melhor Trem ou excursão? Compra-se o trecho inteiro Milano à Napoli, parando pelos locais? Abs. Muito obrigado.

Bóia,

Entrei no site da Trenitalia, escolhi o trecho Roma-Florença, para dois passageiros e a opção da tarifa mini que, pelo que li acima, atualmente é a única com desconto. Logo abaixo, vem o “seats description” e “seat near to”. Em seguida, vem a mensagem “Please insert name and surname associated to tickets that could be used to print tickets at Self Service Machine”. Minhas dúvidas são as seguintes: se eu estou comprando duas passagens, elas já virão com os assentos lado a lado? Eu colocarei as duas passagens em meu nome e elas poderão ser usadas por mim e meu marido? E serão impressas nas máquinas da estação? Obrigada.

    Olá, Raquel! Sim, os dois assentos serão designados para o mais próximo possível um do outro. As duas passagens ficam sob um mesmo nome. A pessoa cujo nome está nas passagens precisa necessariamente fazer parte do grupo.

Estou no site da Trenitalia tentando simular uma compra de passagem, mas gostaria de saber se estou fazendo certo.
Coloquei o trecho (Roma – Florença) e apareceu na página os preços de 1ª e 2ª Classe e eu devo escolher apenas pelo horário e pelo trem (no meu caso ES).
Qdo eu seleciono tenho que ir em PROCEDI.
Depois aparece uma outra página com três valores e as seguintes legendas: FLESSIBILE, BASE, MINI e pelo que li aqui tenho que selecionar a Mini para ter o desconto, certo?
Mas qdo eu seleciono não aparece dizendo se é 1ª ou 2ª classe. Como vou saber? Nesse caso é garantido que eu tenho um lugar marcado e como eu selecionarei esse lugar?
Obrigada!!

    Se o trem que você comprar exigir reserva de assento, o assento já virá reservado. Se não exigir não há como reservar. A tarifa com maior desconto é a Mini.

Olá Ric,boia e tripulantes
volto ao meu “oráculo de viagem” para novas duvidas.Vou fazer Veneza – Florença de trem,mas gostaria sair de Veneza, parar em Bologna para almoçar dar um rolê e seguir viagem no mesmo dia.Terei que comprar passagem veneza-Bologna,bologna -florença ou posso usar o mesmo ticket?
obrigada

    Olá, Cintia! Aqui quem responde é A Bóia.
    Nos trens rápidos você vai precisar marcar assento, então vai precisar comprar passagens em horários determinados Veneza-Bolonha e Bolonha-Florença. Só dá para usar o mesmo ticket em trens regionais que não dependam de reserva.

    Bóia, mesmo no caso de trecho de viagem com trens regionais, recomendo não usar esse expediente de comprar um bilhete e parar um tempo em uma cidade no meio do caminho. Motivo? A validade dos bilhetes regionais agora é de no máximo 3 horas após o carimbo nas máquinas validadoras… outros trens como EN e IC que tem reserva possível, mas não obrigatória, tem validade de até 8 horas, mas as regras exatas são complicadas.

    O que fazer: compre bilhete exatamente para cada trehco que for viajar na Itália, sempre.

Posso comprar essa mesmo?
O problema é que o site só tem essas informações em italiano, e eu não entendo muito bem! Enfim, vou comprar a mini então! Mas porque ela é mais barata? Só por causa da antecedência?

E se você puder me responder só mais uma pergunta para eu prosseguir com a compra… na parte “CONSEGNA BIGLIETTI” qual opção eu devo selecionar?

Ticketless con consegna ricevuta di pagamento via email
Ticketless con consegna ricevuta di pagamento a bordo
Self Service
A domicilio

Eu vivo na Espanha, então tenho dúvidas de como poderei ter minhas passagens.

Obrigada! Vocês realmente nos ajudam muito!!!

    Olá, Maiara! Consegna quer dizer entrega. Selecione a opção ticketless com recibo (ricevuta) por email.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.