Como aproveitar os descontos de 60% nos trens de alta velocidade da Itália (dica do A. L.)

trem-roma

Num oportuníssimo contraponto à promoção da RailEurope que só os americanos e canadenses podem aproveitar, o A. L., que mora na Itália e tem mandado muitíssimo bem nos comentários, ensina como não-italianos podem aproveitar a promoção da Trenitalia para os trens mais velozes da Bota.

A promoção é válida para os AV — os novíssimos top de linha, que operam alguns horários do tronco Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles  — e também para o segundo trem mais veloz, o Eurostar italiano, para quem vai a Veneza, Bari ou Reggio Calabria.

Passo a palavra ao A. L.:

A Trentitalia lançou algumas tarifas com desconto especial de até 60% (isso mesmo, 60%) em trechos de alta velocidade, se comprados com 30 dias de antecedência e online. O site foi reformulado, e agora dá para ver o preço básico entre as várias opções e horários antes de ir para a última seção.

Para usufruir dos descontos, no entanto, há uma pequena pegadinha. Você tem que selecionar a tarifa cheia de primeira ou segunda classe, e ir para a tela de tarifas, assentos e promoções. Lá, pode tentar as tarifa Super 60 e Super 30, além da já conhecida Amica, que dá 20%.

Se houver vagas naquela tarifa descontada naquele dia e horária, aparecerá lá embaixo uma luzinha verde, caso contrário, pode tentar a Super 30, ou a Amica, ou outro horário. Dá trabalho, mas vale muito a pena.

Especificamente (e apenas) no trecho Milão-Roma a Trenitalia está com uma promoção de € 33,00 euros com assentos limitados por trem. Tanto faz ser o AV normal, que leva 3h58, como o AV Fast, que não para nem em Florença nem em Bolonha e faz todo o trazeto em 3h29.

É uma reação à nova Alitalia e à EasyJet, que tinham preços mais competitivos de avião do que de trem (o normal em segunda classe são 75 euros na nova tabela de perços para o trecho Roma-Milão).

E agora dá para comprar a passagem na modalidade ticketless, ou seja, como o bilhete eletrônico do avião, você simplesmente aparece na estação e vai direto para o seu assento (já reservado). Não precisa validar em máquina nenhuma, isso será feito a bordo (mas não repita o procedimento com um bilhete físico que terá uma multa). O Ticketless só serve para trens com reserva obrigatória ou facultativa (AV, AVFast, ES, ESCity, ICPlus).

Fica aí a dica.

Grazie mille, A. L.! De minha parte, eu só tenho a acrescentar aquela velha máxima: de hotel a hotel, uma viagem de 4 horas de trem leva praticamente o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião (se o avião não atrasar).

75 comentários

Gente, os mais viajados sabem se vale a pena comprar o passe da Rail Europe? O que mais se adequaria à minha viagem custa cerca de 600,00 euros. Devo fazer cerca de 9 trechos na Europa, a maioria na Itália. Muito obrigada, Ana

    Só orçando todos os trechos nas datas em que serão realizados e fazendo as contas para saber. Mas normalmente os passes não valem a pena, porque exigem suplemento para o uso de trens rápidos — e isso é especialmente salgado na Itália.

    A vantagem do passe é a simplicidade e a flexibilidade — para quem não tem saco de comprar trecho a trecho e quer poder mudar de idéia durante a viagem.

Ricardo,
já ouvi falar que o trânsito na Itália é uma loucura. Você acha que vale a pena alugar carro para conhecer o país?

    Você não vai conseguir “conhecer” o país numa viagem, Alessandra. Se quiser fazer bom uso do carro, escolha regiões, monte bases e faça viagens aos arredores, usando estradas secundárias.

    Não se deve dirigir dentro das cidades grandes — em lugar nenhum da Europa é agradável.

Olá Ricardo?!!
estou indo pra roma no carnaval, ficarei uma semana e gostaria de saber se é possível ir a Veneza e voltar no mesmo dia, e Florença também…. E quanto custa a passagem de trem??? Posso comprar a passagem pela internet? Obrigada

    Nenhuma das duas cidades se presta a bate-voltas, Ana. Florença está pertíssimo de Roma, mas ir e voltar no mesmo dia é um pecado sem possibilidade de remissão.

Ricardo,
É possível comprar os bilhetes com desconto já nas cidades???Já que estamos em grupo.Outra dúvida,consigo pagá-los no cartão???Irei no início de dezembro/2009.

    Os trens de alta velocidade (ES e ES AV e o novo que será implantado em dezembro) oferecem descontos de 15, 30 e 60% para compras antecipadas. Estes descontos existem de acordo com a disponibilidade, e podem acabar. (Os de 60 e 30 são bem difíceis de achar.)

    Os trens de velocidade normal (IC) oferecem a tarifa Amica, que dá 20% de desconto para compras até 48 horas antes da partida (na verdade, até a meia-noite do antepenúltimo dia da viagem). Essa tarifa pode ser comprada nas estações. Você vai a um guichê ou a uma máquina e emite todas as passagens que quiser.

    Na estação é possível comprar com cartão de crédito. No http://www.trenitalia.com também, mas algumas vezes os cartões não são aceitos.

    Está havendo uma grande reformulação do sistema italiano (leia comentários anteriores) e pode ser difícil reservar online neste momento trechos a partir do dia 10 de dezembro.

Oi Ricardo,
O que você me diz do Eurail Italy pass,vale a pena comprá-lo???Para usá-lo em 4 trechos.

    Para saber ao certo, só fazendo conta, simulando os trechos exatos, nas datas certas.

    Mas a resposta provável é: não.

    (Até porque os suplementos para trens de alta velocidade na Itália são os mais caros da Europa.)

Bem, estou tentando simular horarios e preços no site da Trentitalia, pra um percurso em junho de 2010. Não estou conseguindo. Td bem, sou meio mané, mas a antecedência é muito grande, será ??
Vou fazer um curso na região de Puglia, e o pessoal vai me buscar no aeroporto de Bari…
Mas moro em belzonte, gente, minas gerais…. a mineira aqui está meiocompletamente deslocada…
Será qua alguém pode me dar um help ??

Ótima notícia essa! Os preços estão compensando em relação às low-costs? Vi que o André disse pra ficarmos atentos a possíveis promoções das cias. aéreas, mas hoje tá valendo mais a pena o trem ou a low-cost por enquanto continua na frente?

    Não tem jeito: é preciso orçar caso a caso, data a data.

    Com exceção da Ryanair, as low-costs não estão mais tão baratinhas, e cada vez inventam mais sobretaxas.

    Antes de comprar uma low-cost, eu esgotaria todas as possibilidades: incluir o trecho na passagem transatlântica e, caso não compense, ver se não tem uma cia. convencional oferecendo a rota por preços semelhantes; muitas vezes acontece.

Atenção: dia 13/12 serão inaugurados, simultaneamente, serviços do TAV (Treno Alta Velocità, o Frecciarossa) em trechos que faltavam na linha Torino – Salerno (Novara-Milano, Bologna-Firenze, além da aproximação de Napoli).

Com isso, haverá 8 ou 10 frequencias diárias entre Milano e Roma (e vice-versa) que farão o trajeto em 2h48 min. Haverá alguns serviços por dia ligando Milano a Napoli sem parar em Roma Termini ou em Bologna). De Roma a Napoli serão apenas 1h10.

Mais interessante ainda será a abertura de numerosos serviços Frecciargento, trens que rodam parte em trajetos de alta velocidade, e parte em ferrovias “normais” melhoradas. Assim, o trecho Venezia – Roma poderá ser feito em 3h15, por exemplo. E o trecho Roma-Bari será feito em um pouco menos de 4h.

Assim, fiquem atentos às novas opções, principalmente porque as cias. áreas low-cost não vão aceita a concorrência fácil principalmente agora que rotas como Milano-Napoli e Venezia-Roma estão mais aceleradas e oferecem maior potencial de competição entre trem e avião.

Tentei fazer uma simulação de compra de passagem de trem de Veneza para Roma, para daqui 2 meses, mas o máximo de desconto que aparece é 15%…eu vou somente em outubro, então daria para comprar com bastante antecedência, mas o desc. de 60% não aparece não….
Acabou esse desconto?
Abraços e obrigada.

    Eu também nunca consegui achar os descontos de 60% não, Marina. Os assentos devem ser bem limitados.

    O Promo15 eu sempre acho.

    Se você se dispuser a viajar nos InterCity, que são mais velhos e mais lentos, além da passagem sensivelmente mais barata ainda consegue comprar com a tarifa Amica, que dá 20% de desconto, até 48 horas antes da partida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.