Como aproveitar os descontos de 60% nos trens de alta velocidade da Itália (dica do A. L.)

trem-roma

Num oportuníssimo contraponto à promoção da RailEurope que só os americanos e canadenses podem aproveitar, o A. L., que mora na Itália e tem mandado muitíssimo bem nos comentários, ensina como não-italianos podem aproveitar a promoção da Trenitalia para os trens mais velozes da Bota.

A promoção é válida para os AV — os novíssimos top de linha, que operam alguns horários do tronco Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles  — e também para o segundo trem mais veloz, o Eurostar italiano, para quem vai a Veneza, Bari ou Reggio Calabria.

Passo a palavra ao A. L.:

A Trentitalia lançou algumas tarifas com desconto especial de até 60% (isso mesmo, 60%) em trechos de alta velocidade, se comprados com 30 dias de antecedência e online. O site foi reformulado, e agora dá para ver o preço básico entre as várias opções e horários antes de ir para a última seção.

Para usufruir dos descontos, no entanto, há uma pequena pegadinha. Você tem que selecionar a tarifa cheia de primeira ou segunda classe, e ir para a tela de tarifas, assentos e promoções. Lá, pode tentar as tarifa Super 60 e Super 30, além da já conhecida Amica, que dá 20%.

Se houver vagas naquela tarifa descontada naquele dia e horária, aparecerá lá embaixo uma luzinha verde, caso contrário, pode tentar a Super 30, ou a Amica, ou outro horário. Dá trabalho, mas vale muito a pena.

Especificamente (e apenas) no trecho Milão-Roma a Trenitalia está com uma promoção de € 33,00 euros com assentos limitados por trem. Tanto faz ser o AV normal, que leva 3h58, como o AV Fast, que não para nem em Florença nem em Bolonha e faz todo o trazeto em 3h29.

É uma reação à nova Alitalia e à EasyJet, que tinham preços mais competitivos de avião do que de trem (o normal em segunda classe são 75 euros na nova tabela de perços para o trecho Roma-Milão).

E agora dá para comprar a passagem na modalidade ticketless, ou seja, como o bilhete eletrônico do avião, você simplesmente aparece na estação e vai direto para o seu assento (já reservado). Não precisa validar em máquina nenhuma, isso será feito a bordo (mas não repita o procedimento com um bilhete físico que terá uma multa). O Ticketless só serve para trens com reserva obrigatória ou facultativa (AV, AVFast, ES, ESCity, ICPlus).

Fica aí a dica.

Grazie mille, A. L.! De minha parte, eu só tenho a acrescentar aquela velha máxima: de hotel a hotel, uma viagem de 4 horas de trem leva praticamente o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião (se o avião não atrasar).

75 comentários

Olá…

Agora já aparecem horários de trens, mas continuo sem encontrar a maneira para ganhar desconto. Você fala da tarifa MINI que pode ser selecionada? Lembrando que quero ir de Roma à Veneza no final do dia 06/07/2011.

    Olá, Mayara! A tarifa descontada agora se chama Mini, sim!

Ricardo, boa noite, é mesmo possível , conseguir comprar pela internet passagens de trem pela trenitalia de Roma para Veneza? , como coloco o nome das estações de ambos os locais? Estou achando muito dificil adquirir estas passagens.Por favor me oriente como fazer. Estarei chegando em Roma dia 21/05 e gostaria de visitar Veneza, e retornar a Roma após 2 dias, 26/05.

    Olá, Oriana! Aqui quem responde é A Bóia. Na primeira página, no campo de busca, você deve colocar “Rome Termini” e “Venice”, se estiver no site em inglês, ou “Roma Termini” e “Venezia”, se tiver buscando no site em italiano.

Olá Ricardo.

No dia 07/07/2011 quero fazer o trajeto de Roma a Veneza de trem. Estava tentando fazer a compra das passagens, mas não consegui encontrar muitos horários e nem tipo de trem a elegir. Além disso, não consegui fazer o desconto. Você sabe me explicar como tenho que fazer?

Obrigada,

Mayara

    Olá, Mayara! Antes de 60 dias os horários não entram no site da Trenitalia!

Oi!

Alguém sabe se existe trem de alta velocidade no trajeto Veneza/Napoli?

Obrigado!

Abraços.

    Olá, Felipe! O tronco de altíssima velocidade na Itália é Milão-Florença-Bolonha-Roma-Nápoles. A viagem mais rápida de Veneza a Nápoles leva 5h20.

Boa Noite! Gostaria de uma dica, irei viajar primeira vez para a Europa no final de Abril com minha namorada! Irei conhecer Roma, Firenze, PAris e Londres. Chego dia 21/04/2011 e voltarei dia 08/05. Alguem poderia me dar uma sugestão para distribuir melhor os dias nas cidades bem como conseguir os roteiros e sugestões de hoteis?
Desde já muito obrigado!

Ricardo e trips.
Pena eu ter lido este post do André Lot antes para aproveitar os mega descontos da Trenitália!
De todo modo, comprei os trechos Veneza/Florença por 34 euros e Florença/Roma por 35 euros ambas na 2ª classe: tarifa MINI = 20% menos que a normal.
Outra coisa: não houve problemas na compra – rápida e eficiente.
Abs.

Ola, passarei 10 dias na Italia. Gostaria de conhecer: Roma,Napoles,capri,Florença,Assis, Siena, Pompeia,Sorrento, Verona,San giminiano,Padua,Pisa,Veneza,Milao. Chego em Roma no dia 20/03 e 30 estarei em Gênova para um cruzeiro. Como traçar um roteiro?Queria seguir uma sequencia de Roma a Gênova. Alugarei uma carro. O q acha?

Bom dia!

“Ganhei” 5 dias em Bolonha agora em outubro, pois vou acompanhar meu marido em uma viagem de trabalho dele. Gostaria de dicas e sugestões: este número de dias é legal para conhecer a cidade,ou é muito ou pouco. O que há de interessante na cidade em si? Tem lugares próximos interessantes que dê para fazer bate-e-volta (sozinha) de trem? Estas passagens podem ser compradas com antecedência?

Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.