Como foi a sua última reserva em pousada?

Pousadas no BrasilSemana passada a grande Dri Setti desabafou no Twitter e depois fez um post no Achados sobre a dificuldade de se reservar pousada no Brasil.

Para ela — e para boa parte da torcida do Flamengo e dos demais associados do Clube dos Treze — é incompreensível que as pousadas não informem preços nos sites, e que demorem tanto para responder emails com tarifas e disponibilidade.

Na caixa de comentários do post da Dri aparecem alguns argumentos que explicam um pouco a situação: a dificuldade dos pousadeiros em mudarem as informações nos sites, a extrema variação de preços durante o ano, e o costume nacional da choradinha antes de fechar negócio.

Seja quais forem as razões, resulta que fazer uma reserva em pousada é uma novela para brasileiros e praticamente uma impossibilidade para gringos.

Vamos montar um dossiezinho? Conte aqui como foi o processo da última reserva que você fez numa pousada do Brasil.

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


82 comentários

reservei um final de semana em uma pousada que fica no interior da cidade de miguel pereira, portanto o acesso so com tempo bom. posso adiar a reserva?

    Olá, Rosimeire! Entre em contato com a pousada para verificar as condições de cancelamento.

Pousada no Brasil é sempre a mesma coisa…a gente procura nos sites, vai em tarifa e nunca tem valor.
O que faço é mandar email prá quem tem contato e as que respondem e interessam, sigo adiante o contato por email mesmo.

A última foi um dos piores lugares existentes para reserva: Noronha – algumas responderam umas 2 semanas depois de ter perguntado, outras na hora, e todas exigiam reserva de 50%. Aliás, já tive que pagar reserva de 50% até mesmo em pousada em que reservei numa quinta prá chegar na sexta – sem a reserva eles não garantiam que teria vaga, e chegando lá a pousada tinha uns 3 quartos ocupados somente… Brasil é ainda muito ruim em turismo, esta é a verdade.

E sempre sou muito besta: raramente pechincho, no máximo prá deixar a reserva mais prá frente – se não gosto do preço, simplesmente não retorno ou digo não e boa.

Acabo de receber uma resposta do Hotel Fazenda Florença, em Conservatória, dizendo que para saber sobre disponibilidade devo ligar para a central de reservas.

Usualmente descarto já de cara as pousadas que não colocam preço. Se eu estiver um pouco mais desesperada, mando mensagens.
O problema dos e-mails é que muitas vezes, além da demora em receber resposta, acaba virando uma fonte de spams. Tenho a conta própria pra fazer esse tipo de pergunta, mas é muita falta de respeito.

No fim, quem responde rápido e com simpatia sempre ganha a preferência.
Minha última reserva foi para o Reveillon na cidade de Bento Gonçalves – RS, pelo site da pousada. O dono foi super atencioso e preciso.

Eu sou rainha em pedir informações para pousadas. Em geral, não tenho problemas, mas já fiquei inúmeras vezes sem resposta. No caso de querer muito ir para o lugar e não ter resposta, dou uma ligadinha, mas é contra meus princípios. Também não gosto de sites sem informações de tarifas e, mais ainda, daquelas básicas como “não aceitamos crianças”. Dá a maior raiva já estar com quase tudo certo e, ao mencionar a cria, ouvir um “não aceitamos crianças menores de X anos”. Na minha opinião, isso deveria constar no site para evitar constrangimentos.
Minha última reserva foi para o Reveillon na cidade de Gonçalves/MG, diretamente com o dono e sem problemas.

Sempre fico em pousadas quando vou a praias do Nordeste e nunca tive problemas em reservar via internet.
A última vez foi na Aldeia Beijupirá, na praia do Laje, Rota Ecológica, há 2 meses. É necessário depósito antecipado de 50% da reserva, mas a transação é rápida e eficiente. Gostei tanto que foi a segunda vez que estive lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.