Como foi a sua última reserva em pousada?

Pousadas no BrasilSemana passada a grande Dri Setti desabafou no Twitter e depois fez um post no Achados sobre a dificuldade de se reservar pousada no Brasil.

Para ela — e para boa parte da torcida do Flamengo e dos demais associados do Clube dos Treze — é incompreensível que as pousadas não informem preços nos sites, e que demorem tanto para responder emails com tarifas e disponibilidade.

Na caixa de comentários do post da Dri aparecem alguns argumentos que explicam um pouco a situação: a dificuldade dos pousadeiros em mudarem as informações nos sites, a extrema variação de preços durante o ano, e o costume nacional da choradinha antes de fechar negócio.

Seja quais forem as razões, resulta que fazer uma reserva em pousada é uma novela para brasileiros e praticamente uma impossibilidade para gringos.

Vamos montar um dossiezinho? Conte aqui como foi o processo da última reserva que você fez numa pousada do Brasil.

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


82 comentários

Em setembro, reservei via VRBO um ótimo apartamento em Paris. Tirei todas as dúvidas e fiz minhas solicitações através de e-mails e só fui ter um contato verbal com o locatário na chegada a Paris. Tudo perfeito.
Após 3 anos passando férias de verão no Caribe, quisemos retornar ao litoral baiano em janeiro e, para efetivar as reservas, tive que ficar uma semana inteira entre e-mails e telefonemas mil, já que, mesmo com site, as informações que solicitei eram respondidas pela metade, os valores não batiam, etc. Acabei optando pelo sempre impecável atendimento da Costa Smeralda em Guarajuba,administrada por um italiano e com ótimo custo-benefício. Em Salvador, sempre reservo, o Mercure no Rio Vermelho.
Fiquei surpresa com a alta dos preços de pousadas em Barra Grande: mesmo que seja com café da manhã e jantar, achei abusivo o valor de R$ 720,00 (exatos U$ 400 !!!) por uma suite tripla.
O setor de turismo no Brasil tem que avançar muito, mas acho que a falta de exigência do consumidor brasileiro e sua incapacidade de reclamar, atrasa a implementação de um sistema hoteleiro mais eficiente.

Minhas últimas reservas foram no Hotel Mosquito Blue, em Jericoacoara, e no Hotel Anjo Azul, na Lagoa do Paraíso. Na verdade quem cuidou de tudo foi o meu marido, mas foi bem tranquilo, fora este fato chato de não ter as informações que necessitamosdireto nos sites dos hotéis. Ele ligou para cada um dos hotéis e após saber o preço (e até ganhar um descontinho) a reserva foi enviada por email. Aí foi só pagar a metade do valor e enviar a confirmação bancária para eles, que nos mandaram todos os detalhes das reservas feitas. Ao fim da hospedagem em cada um dos dois hotéis, o restante do valor foi pago, acrescido dos nossos gastos durante a estadia. Processo simples, mas poderia ser muito melhor e mais moderno, com certeza!

Reservei uma pousada pelo próprio site dela…
O dono, que é um senhor, possui um site e funciona bem o sistema dele, além das respostas terem vindo rápido.
Recomendo, fica numa ótima localização, na Floresta Nova em Fernando de Noronha.
Digite no Google, Pousada Algas Marinhas Fernando de Noronha e irá encontrar.

Concordo plenamente com a Paula Bicudo… Me recuso a ligar pra fazer reserva ! Esse povo tem que se modernizar, credo.
Na minha última viagem pela rota ecológica tive experiências ótimas e ruins de reserva.
As boas foram com a Pousada Recanto dos Corais, em Tamandaré, e com a Cote Sud, na Rota. A de Tamandaré tinha o preço no site, e fizemos por depósito; e a Cote Sud foi pelo booking.com, sem precisar pagar nada antes.
O problema foi em Maceió, na chegada. Ficamos no Neo Maceió, que é um prédio de kitnets, e alguns proprietários alugam pra turistas. Dava pra fazer a reserva pelo site, mas tinha que fazer um depósito. Fizemos um doc e enviamos por email mas, nada de resposta confirmando. Aí, ligamos, e a proprietária confirmou que estava tudo certo. Quando chegamos tivemos que deixar um cheque caução de 600 reais (nunca tinha visto isso…) e, na hora de ir embora, a funcionária nos disse que o doc não tinha caído. Depois de uma hora de discussão pelo telefone com a proprietária, pegamos o caução de volta e deixamos um cheque no valor da diária, para pagamento se o doc não caísse, ou como reserva para a diária na volta.
Já na outra cidade, consegui olhar meu extrato e vi que o doc realmente tinha voltado. Mandamos um email pra proprietária dizendo que ela podia descontar o cheque, e ficamos em outro hotel em Maceió na volta.
Moral da história: se a proprietária respondesse email, ela teria notado que o doc não tinha caído, já teríamos acertado tudo antes de sair, e não atrasaríamos tanto pra sair do hotel.
E inclusive, até hoje ela não respondeu o email que podia descontar o cheque…

Também tenho o costume de enviar o mesmo texto de email pra várias pousadas e depois ir filtrando as que me respondem (quem não responde, ou demora muito, eu já descarto). E também antipatizo de cara com quem não coloca preço no site.

Minha última reserva de pousada foi para a minha lua-de-mel, em Campos do Jordão. Fechei com a Pousada Villa Agi (https://www.agi.tur.br/). Eles foram super rápidos e atenciosos, responderam a todas as minhas dúvidas e já fechei com eles, tudo por email. Fácil e prático.

E trata-se de uma pousada pequena, o que mostra que tamanho não é desculpa pra não estar na internet ou não fornecer informações rapidamente.

Aliás, recomendo muito essa pousada. Excelente localização e instalações, funcionários atenciosos. Adoramos e pretendemos voltar lá.

Vou ser bem honesta: eu ODEIO ter que ligar para qualquer lugar que seja para reservar. Fora o custo do interurbano, me sinto no século passado. Com Apps para celulares fazendo reservar em segundos mundo a fora, reservar por telefone e fazer depósito de metade do valor das diárias com meses de antecedência é meio ridículo e MUITO ultrapassado. Anyway, não tem outro jeito.
Fiz reserva em duas pousadas agora em SC, na Pousada das Pameiras (https://www.pousadadaspalmeiras.com.br), na Lagoa em Floripa e na Pousada Rêmora no Rosa (https://www.pousadaremora.com.br), ambas pra dezembro. O esquema foi esse mesmo: depósito bancário com comprovante por e-mail, mas ambas me atedenderam apenas por e-mail, ainda que com algum delay. Não precisei pegar o telefone, ainda bem.
Vamos ver como será quando eu for usar as reservas, agora em dezembro.

Eu realmente nunca tive problemas sérios. Viajo sempre por conta (para qualquer lugar) e entro em contato diretamente com as pousadas, dou aquela “chorada” para pagamento a vista antecipado e sempre peço e-mail de confirmação de reserva. Minha última expeiência foi na Pousada Mosaico em Maresias (simples mas super aconchegante) na semana passada. 3 e-mail trocados e tudo resolvido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito