Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Compras internacionais online: como funcionam Verified by Visa e MasterCard SecureCode

Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Então você está lá, no site da bilheteria do museu, do transporte no país, da entrada para a cidade perdida dos incas, concretizando os detalhes das planejadas e sonhadas férias quando ~flan~. Uma nova página diz que a compra dos ingressos só pode ser concretizada se você digitar o número que está aparecendo no seu token ou algum tipo de senha de acesso do seu banco. Ou, ainda pior: por algum motivo desconhecido, apesar de vários amigos conseguirem, para você a tela de confirmação de compra nunca aparece.

O que acontece? Em que momento você teria ofendido os grandes deuses das férias programadas pela internet? Calma, viajante! 🙂 Não há necessidade de rituais para fazer as coisas voltarem ao normal. Na verdade, você acaba de cair em uma das atuais páginas de segurança de e-commerces pelo mundo.

O Viaje na Viagem conversou com representantes das bandeiras Visa e MasterCard para tentar explicar como funcionam o Verified by Visa e o MasterCard SecureCode, os sistemas que garantem que é você mesmo quem está fazendo uma compra online.

1 | O que é o sistema de segurança de compras pela internet?

É o sistema usado por cartões de crédito e bancos para confirmar que uma solicitação de compra feita pela web foi solicitada de fato pelo dono daquele cartão.

2 | Como isso funciona?

Imagine que você está na página do Museu do Vaticano, comprando seus ingressos. Dados pessoais, número do cartão, data de vencimento… tudo preenchido no formulário já. Mas aí, antes de a compra ser finalizada, uma página em ambiente seguro do banco emissor dquele cartão abre no seu navegador, pedindo mais alguma informação que só o titular da conta deveria ter. Só depois de o banco confirmar essa resposta com seus próprios dados é que a compra será efetivada. Isso é o sistema de segurança fazendo o trabalho dele.

3 | Quais são os sistemas de segurança mais usados atualmente?

As duas maiores bandeiras de cartões de crédito têm, cada uma, sistemas de segurança próprios. A Visa criou o Verified by Visa. A MasterCard trabalha com o SecureCode. Mesmo sendo de empresas diferentes, porém, o funcionamento dos dois é semelhante. Basicamente, antes de autorizar uma compra pela internet, eles fazem com que o portador do cartão se identifique pelos processos já conhecidos em seu internet banking.

4 | O que são “processos já conhecidos em seu internet banking”?

São as formas que o seu internet banking usa para autenticar suas transações habituais. Pode ser uma tabela de senhas, o código do token, uma mensagens via SMS ou perguntas específicas definidas pelo banco. Seja qual for o processo, é algo que você já está acostumado a fazer quando entra no seu banco na internet para pagar contas, por exemplo.

5 | Mas eu tenho mesmo de colocar essa informação?

A compra só será aprovada depois que essa autenticação acontecer. O processo acontece na hora, então, apesar de ter de passar por essa tela adicional, respondendo corretamente à pergunta, sua aquisição será processada na hora.

6 | O site onde em que eu estiver comprando vai ter acesso a essa informação?

Não. Como a verificação de dados acontece no ambiente seguro de seu banco, a empresa da qual você estiver comprando o produto não tem acesso a nenhuma dessas informações de segurança. O contato é apenas entre você e a instituição financeira.

7 | Isso vai acontecer sempre que eu fizer uma compra internacional?

Não necessariamente. Já há muitos estabelecimentos que trabalham com os sistemas de segurança Verified by Visa e SecureCode, mas ainda não são todos. Alguns sites trazem as logomarcas dos dois sistemas ainda na página de informações, antes mesmo de permitirem o acesso à compra de produtos.

8 | Como eu sei que meu banco faz uso desses sistemas de segurança?

Ainda não são todos os bancos e demais emissores de cartões que aderiram ao programa, apesar de esse ser o caminho natural da coisa. Pelo lado da Visa, na função débito Visa Electron o serviço está disponível em cartões de todos os bancos (exceto Caixa Econômica Federal e Safra). Na função crédito está disponível para os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú, HSBC e Citibank. Na função pré-pago está disponível para a Agillitas. (Dados atualizados até outubro de 2015)

A MasterCard não divulga quais são os bancos que já fazem parte do sistema.

9 | Meu banco está na lista. Então qualquer cartão emitido por ele vai fazer parte dos sistemas de segurança?

Não necessariamente. É cada banco que decide quais de seus cartões farão ou não parte do sistema. O gerente de sua agência, ou o atendimento ao cliente da bandeira do seu cartão saberão informar isso. Se o seu cartão não estiver vinculado a nenhuma conta, provavelmente não fará parte do sistema.

10 | Se o meu banco e cartão fizerem parte do sistema, sempre conseguirei fazer compras internacionais online?

Existe um procedimento padrão de segurança oferecido por bancos e cartões que é acionado sempre que existe uma tentativa de compra com um perfil muito diferente do seu habitual. É comparando seu histórico com o da compra presente que possíveis fraudes são identificadas. Isso funciona independentemente do Verified by Visa ou do MasterCard SecureCode.

11 | Meu perfil comporta compras internacionais, meu banco faz parte dos sistemas, assim como meu cartão. Por que essa página de checagem de dados sequer apareceu pra mim? Não consegui nem chegar nesse momento da compra!

Cada caso é um caso, mas um detalhe importante é: o cartão com o qual você está tentando fazer a compra está habilitado para o internet banking da sua instituição financeira? Se ele não estiver, apesar de todos os outros itens baterem – perfil, banco e cartão fazendo parte do sistema – quando chegar o momento da checagem de informações, o sistema não terá com o quê comparar as respostas (afinal, todas dependem de uso do internet banking).

12 | E se meu banco não estiver listado como participante nem do Verified by Visa nem do SecureCode? Nunca poderei comprar esses bilhetes de atrações turísticas online?

Ligue para a central de relacionamento do seu banco. Existem instituições financeiras que criaram produtos próprios para que seus cartões estejam aptos a passar em sistemas de segurança online.

Leia mais:

74 comentários

No meu caso foi ainda pior, tentei comprar bilhetes de trem no site da RAILEUROPE, a compra fechou, o débito ou aprovado e lançado em meu cartão, porém, dois minutos depois a compra foi cancelada sob o pretexto de não ter passado por essa verificação que sequer foi pedida.
Em contato com a empresa me foi informado esse problema e que eu deveria resolver com a operadora. Pois bem liguei para a MASTERCARD-BRADESCO e eles não tinham a menor ideia do que se tratava até porque, afirmaram (e estão certos) a compra foi aprovada.
É mole?

Estamos em 2021 e eu também não consigo comprar uma passagem na Aerolineas Argentinas! Coloco a senha do cartão, o cvv (um absurdo) recebo o sms no celular, coloco o sms do celular e ainda assim não consigo pagar a minha reserva. Eu odeio o Santander com todas as minhas forças! Vou tentar falar com o gerente amanhã, mas da ourta vez ele nada fez e eu fui diretamente a Emirates pagar… acontece que com a pandemia eu não tenho mais essa possibilidade!

Olá,

No lugar do cartão de crédito “normal”, estou usando o cartão Global do C6, mas ele não tem o MasterCard SecureCode.

Saberiam me dizer de alguma conta global que tenha esse serviço?

Meu cartão é o mastercard Itaú, não tô conseguindo nem comprar por app mesmo fornecendo os dados necessários.

Também já tive problemas com esses protocolos de segurança e não consegui resolver mesmo ligando para as bandeiras Visa e Mastercard. Não consegui efetuar a compra de passeios pela internet (na França) e acabei fazendo lá diretamente a um custo maior. Costumo levar 2 cartões mas sem a segurança de que vou poder usá-los em caso de necessidade.

Estou com o mesmo problema com meu cartão visa do Bradesco, já faz duas semanas que estou tentando comprar em um site internacional e depois de preencher todas as informações aparece uma mensagem de sistema indispensável!!!! Já fui na minha agência, liguei na central de cartões e na visa é ninguém sabe nada, parece que estou falando em outro idioma com eles… isso é revoltante, vontade de mandar todos a merda!!!

Boa tarde…. Comecei a fazer compras online através de 3D Secure mas no dia de hoje para meu espanto tento fazer depósitos e diz me que “FALHA AUTENTIFICACAO DO BANCO”, que posso fazer para resolver isto???

    Olá, Fernando! Entre em contato com o seu banco, você só vai conseguir resolver por este canal.

Passei por um perrengue no Chile com essa história de verificação de segurança: quando fui comprar os ingressos para o tour da Vinícola Santa Rita com o meu cartão Ourocard (BB) no site da vinícola, este me redirecionou para uma página do banco ligada ao Verified by Visa, que pediu para confirmar o envio de uma mensagem SMS para o n° do meu celular cadastrado no banco, com um código numérico a ser digitado na página de verificação. Só que havia 2 detalhes: 1) o meu chip brasileiro não funcionava no Chile e 2) não havia a opção de alterar o n° do celular na página de verificação, o que poderia ser uma opção, já que eu estava com chip chileno. No app de internet banking do BB, não havia a opção de alterar o n° do celular e no site de pagamento não possuía opção para pagamento via PayPal. Havia opção de pagamento através do aplicativo Onepay, porém esse app só aceitava cadastro de cartões de crédito de bancos chilenos. Tentei pagar com o cartão de crédito da minha esposa, também Ourocard Visa, e ocorreu o mesmo problema. Quando já não tinha mais esperança, lembrei que estava com o meu Cartão Petrobras Visa (também expedido pelo BB) e, quando tentei pagar com ele, finalmente deu certo! Por isso, fica(m) a(s) dica(s): o cartão Petrobras ainda não possui esse tipo de verificação de segurança (e também levar o máximo de cartões internacionais que puder… rs).

Esse assunto é bem pertinente para quem possui o cartão Smiles do BB, como meu caso.
Depois de muitas reclamações em banco, na mastercard smiles, procon e etc, estou bem a par do assunto.
Você ligar reclamando para o BB não adianta, são uns incompetentes e nem sabe do que se trata.
A Master coloca a culpa no BB e o BB na Master.
O fato é que por se tratar de um cartão “terceirizado” e não um cartão puro do BB. não funciona. é um lixo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.