Como ir a Machu Picchu sem cartão Verified by Visa

Machu Picchu


Atualização

    Este post é de 2012. De lá para cá o sistema Verified by Visa se disseminou entre os bancos brasileiros que emitem cartão Visa e têm internet banking.
    Antes de confirmar a compra, os sites de Machu Picchu e da PeruRail carregam uma página gerada pelo internet banking do seu banco, onde você informará sua senha ou um token, dependendo do banco.
    Leia mais sobre o sistema aqui.

Anunciamos no site em julho de 2011 que, para cumprir a determinação da Unesco de diminuir o número de visitantes, Machu Picchu passou a vender ingressos limitados e apenas pela Internet. Quem trouxe a notícia foi a Lu Malheiros (obrigada, Lu!), autora do blog Dividindo a Bagagem e sempre atenta às novidades da região. O desafio não estava exatamente em conseguir a entrada, mas em efetuar o pagamento. Para concluir a compra, os cartões deveriam ser integrados ao sistema Verified by Visa. Pois o persistente leitor Mendonça Júnior não se deu por vencido e tentou comprar mesmo assim. Sorte nossa! Vejam só o que ele descobriu:

Olá, Bóia e demais amigos que participam desse blog. Estou voltando aqui para informar como foi minha experiência na compra dos bilhetes de trem e dos ingressos de acesso a Machu Picchu e Huayna Picchu, já que não tenho cartão Verified by Visa. Meus cartões de crédito são do Banco do Brasil, e aqui somente os cartões Bradesco possuem essa tecnologia. Mesmo assim, resolvi tentar.

Entrei no site da Peru Rail, escolhi os horários do trem e fui seguindo as telas. No final de tudo, após colocar os dados do meu cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e clicar em concluir, o sistema informou que meu cartão não tinha a tecnologia Verified by Visa e não concluiu a compra. Contudo, assim que apareceu a mensagem, a Peru Rail me enviou um e-mail com a seguinte informação:

“Le informamos que su operacion no se ha podido realizar debido a que su tarjeta de credito no esta registrada en Verify by Visa o el SecureCode Mastercard. En las proximas 24 horas, nuestro ejecutivo de ventas estara poniendose en contacto con usted.”

Menos de 24 horas depois — salvo engano, foi no mesmo dia — recebi um e-mail onde constavam os dados da minha reserva (a tentativa de compra inexitosa acabou se tornando uma reserva que estava aguardando pagamento). A Peru Rail solicitava o preenchimento de um formulário, cópias do cartão de crédito, do passaporte ou do RG, e os dados dos passageiros. Enviei a documentação necessária, e poucos minutos depois recebi, também por e-mail, os tickets.

Detalhe: os valores indicados na reserva constantes do primeiro e-mail que recebi apresentavam valores inferiores aos que estavam informados no site. Maravilha!!!

Detalhe 2: É possível enviar a documentação e concluir a compra em até 30 dias antes da data marcada para a viagem.
No meu caso, fiz a reserva em meados de maio e apenas confirmei a compra, enviando a documentação requerida, agora no começo de junho. Maravilha 2!!!

Em relação aos ingressos de acesso a Machu Picchu (adquiri o que dá acesso a Huayna Picchu – 2º grupo), foi ainda mais fácil: fiz todos os procedimentos para aquisição através do site e, mesmo não tendo a tecnologia Verified By Visa, o sistema de pagamento deles aprovou minha solicitação. Em seguida, bastou acessar o link “check-in” no site e colocar o número da reserva. O sistema retornou os ingressos de acesso, foi só imprimir e pronto!

Um grande abraço a todos.

Muito obrigada pela dica, Mendonça Júnior!

Leia mais:

85 comentários

O meu cartão do santander tem o verified by visa também. Só para visar que não é somente bradesco, como escrito no post. Abraço!

Em setembro do ano passado eles não tinham toda esta tecnologia, meus cartões foram recusados várias vezes e nunca recebi e-mail. De qualquer forma é ótima a novidade!

Possoal, qual o melhor período p conhecer Machu Pichu? To pensando em organizar uma viagem bem bacana com meus filhos (adultos), mas ainda tô no zero. Então o primeiro passo é definir a época ne? Aguardo sugestões.

    Olá, Maria Leonor! Evite o verão (novembro a março), porque chove. A época do carnaval é particularmente chuvosa. Vá no meio do ano. Julho e agosto são as épocas mais frias e mais cheias, por causa das férias européias.

Fui em maio/2011 a Machu Pichu e o sistema já funcionava assim, fiz tudo o que aqui foi relatado e deu tudo certo. Só um detalhe: os ticktes eu retirei no Aeroporto em Lima, assim que lá cheguei tudo estava dentro de um envelope, tudo certo. De resto a viagem foi maravilhosa. Ano que vem vou novamente, curtir aquele lindo País e seu povo.

Merél,
Ótimo post! Obrigada pela lembrança do blog 😳
Mendonça Júnior, já te agradeci, mas reforço o que a Sylvia falou: os relatos de quem acabou de voltar – ou no seu caso, de quem está planejando a viagem – são fundamentais! É impossível acompanhar todas as mudanças e/ou problemas vigentes de cada destino/atração!
Vale a pena lembrar: o mais complicado, normalmente, é comprar o ingresso para visitar Machu Picchu. Teoricamente, o sistema só aceitaria um cartão do tipo Verified by Visa. Já a Peru Rail mudou a política recentemente, mas ainda permite a compra do bilhete de trem com outro cartão internacional que não seja Verified by Visa. Neste caso, eles emitem uma reserva e o bilhete de trem deve ser retirado em uma agência da Peru Rail antes do embarque.
Mendonça Júnior, seu sortudo, jogue na megasena! 😀
Abraços,

    Lu Malheiros, se eu te disser que ano passado fui assistir ao Grammy em Los Angelis, por conta da Mastercad através da promoção Surpreenda, pois fui um dos premiados. Acho que vou acabar seguindo seu conselho…
    Abraços,

    CARAMBA!!!
    Estou muito supreso e feliz por um comentário meu em um outro tópico ter virado um tópico próprio.
    Adoro o Viaje na Viagem e nunca parto para um próximo destino sem antes passar por aqui. Fico muito feliz mesmo em poder contribuir. Seria o mínimo que poderia fazer depois de tanto ter sugado o blog (rsrsrsrs).
    Vocês deveriam apenas ter me avisado. Descobri somente hoje quando passava pelo site para ver mais alguma coisa sobre minha viagem ao Peru, que será no próximo dia 17/07.
    Valeu VnV.
    Abraços,

    Obrigado mais uma vez Bóia e demais do VnV. Sempre quero e vou ter o maior prazer em poder ajudar, pois também tenho recebido excelentes ajudas aqui.

Esqueci de comentar que foi a primeira viagem que nao torrei a paciencia do Comandante e das Boias. Mas logico que usei muitas dicas colhidas por indicacao daqui( DCPV, Pelo mundo, Turomaquia e tantos outros) ate montar meu proprio roteiro.
Gente, muito obrigada.

Eu tambem tentei comprar pelo site, e assim como o seu cartao, o meu eh do BB e nao consegui. Isto foi em marco. A perurail nao me mandou e-mail. Dai entrei em contato com o hotel que fiz reserva no Vale Sagrado, o Hotel Rio Sagrado, que efetuou a compra tanto dos tickets do trem como das entradas a Machu Picchu; precisei mandar por email copias do passaparte e cartao de credito e deu tudo certo.

Por sinal, foi uma das viagens mais bacanas que ja fiz. Alem da beleza da regiao, o povo peruano eh de uma amabilidade impressionante.

Os dois hoteis em que fiquei, o Rio Sagrado e o Casa Cartagena sao maravilhosos!

Foi muito, muito alem da minha expectativa. Nao vejo a hora de voltar.

Uma curiosidade. Viajei ano passado para Machu Picchu com o meu irmão. Eu tenho cartão Visa Platinum do Banco do Brasil. Quando fui comprar os ingressos, não passou, por não ter Verified.
O cartão do meu irmão é um laranja, daqueles mais simples, de estudante mesmo, também do Banco do Brasil. Ele tentou e passou, sem nenhum problema ou questionamento.
Vai entender!

Bárbaro ! Estes retornos são fundamentais para nossas viagens.
Obrigada Mendonça e a todos que voltam aos comentarios para relatar suas experiencias.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito