Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate) 1

Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate)

Mar Grande, Itaparica

| Mar Grande, Itaparica |

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloEstá hospedado no Pelourinho e quer pegar uma praia que não seja o Porto da Barra? Ou quer pegar uma praia gostosa, aonde os bacanas vão com seus próprios iates?

Vem comigo.

Quem insistiu que eu fizesse esse passeio (como tantos outros programas bacanas de Salvador) foi a querida Eunice. Eu acabei fazendo no dia menos conveniente — o domingão, quando as praias ficam lotadaças –, mas ainda assim curti muito.

Claro que ir a Itaparica fica mais relax quando você freta uma lancha ou pega carona no iate do seu amigo soteropolitano gente-fina. Mas se não houver lancha na parada, não tenho dúvida de que o esquema que a Eunice me indicou é bem  mais legal do que pegar qualquer passeio de escuna pega-turistão.

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloLancha Salvador-Mar GrandeA "lancha"

[Terminal Hidroviário do Mercado Modelo]

A aventura começa no Terminal Hidroviário que fica em frente ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.

Dentro da "lancha"

[A bordo da “lancha”]

Dali, a cada meia hora, saem barcos que os soteropolitanos chama de “lancha”, e levam pouco mais de 20 minutos até Mar Grande, principal povoado do município de Vera Cruz, na ilha. A passagem custa R$ 4 em dias úteis e R$ 5,40 nos fins de semana.

SalvadorForte de São MarceloChegada em Mar Grande

[Cidade Alta + Cidade Baixa | Forte de São Marcelo | Mar Grande]

Mar Grande costumava ser o endereço de veraneio da burguesia baiana. Os ricos se mudaram para mais adiante (na praia da Penha) ou para o litoral norte, mas o mar continua lindo: calmo e ainda mais transparante que o do Porto da Barra.

Mar GrandeMar GrandeMar Grande

[Mar Grande]

Caminhando para a direita (de quem olha para o mar) você passa por várias prainhas, interrompidas por costões. Dá para ir a pé na boa (em um ou outro trecho você vai precisar andar sobre pedras ou muradas).

Mar Grande

[Mar Grande]

Todas as praias têm alguma estrutura. Se não fosse domingo e não estivessem tão cheias, eu certamente teria me demorado numa delas. Reparou na vista do skyline da Vitória, em Salvador?

Penha

[Praia da Penha]

Uns 40 minutos depois de começada a caminhada, cheguei ao meu objetivo do dia: a praia da Penha, bonita enseada enfeitada por uma igrejinha no canto esquerdo.

A Penha é um condomínio mais ou menos fechado; as vans que fazem o transporte pela ilha não podem entrar pela guarita.

Penha

[Praia da Penha, Itaparica]

O lugar é um ímã de lanchas e iates que cruzam a baía em 15 minutinhos. Mas os sem-iate não passarão sede: há um ou outro ambulante e um quiosque no meio da praia.

Para voltar, caminhe 15 minutos até a estrada (onde você pode pegar uma van a Mar Grande) ou volte pelo caminho da vinda. E antes de voltar, faça uma boquinha no Pimenta de Cheiro, que tem um ótimo peixe na pedra e não está longe do píer.

O passeio é meio antropológico, mas garanto que leva a algumas das melhores praias da Baía de Todos os Santos 😀

Leia mais:

Miniguia de praias: Salvador e Litoral Norte

Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau

Miniguia de praias: Costa do Descobrimento e Costa das Baleias

54 comentários

Bom dia meu povo, estou precisando da ajuda de vocês, rsrsrs. Bem, vou a Itaparica em novembro de férias com minha family, gostaria de saber qual o melhor transporte para chegar, estarei embarcando no Galeão p/ Salvador, estou com um pouquinho de medo, rsrsrs, para a travessia, vou me hospedar no Sesc. Por favor, me ajudem indicando o melhor transporte para travessia, e o mais seguro claro, rsrsrs….

Vc sabe me informar se tem transfers ou onibus do Temrinal Grnad eme Itparica atér a ponta do Curral para pegar uma lancha e ir até Morro de sp. Sei que existe, mas não consigo achar.

At

    Olá, Karina! Não conhecemos. Se existe, sua pousada saberá lhe dizer, ligue para lá.

Acabei de voltar de Salvador e usei as dicas desse post para ir a Itaparica. Foi super tranquilo. Na minha opinião a praia de Ponta da Areia vale uma parada. Gostei mais dessa praia do que a da Penha. Também concordo que vale a pena dar um pulinho na Vila de Itaparica e conhecer a Praia do Forte. A Praia de Cacha Pregos eu fui e não gostei.

Riq,

Mar Grande eh o best kept secret da Bahia! Não espalha aqui não, q vai estragar. A falta de infra estrutura é condição importante para que continue tão bom. Veraneio lá há 32 anos e meu maior pesadelo é q a possível ponte destrua o lugar.

A

Miriam,
Nós estamos no Club Med. Viemos com a lancha até o Mar Grande e de lá com taxi até o hotel.
Achei super fácil.
O pessoal que veio de ferry esta se queixando que ficou 3h na fila do ferry, mesmo sendo o transfer do hotel.
Vc precisa carregar a mala para dentro e fora da lancha sim, mas nao esperamos nem 5 min para embarcar.
E custou 4,20 a travessia + 30,00 de taxi até o hotel.
Recomendo.
Francine

    Obrigada, Francine! Depois por favor nos conte quanto foi o táxi pra sair do Club Med, tá bom? (Queremos saber se a tabela vigente dentro do resort é a mesma de fora…)

    Muito, muito, muito obrigada, Eunice e Francine. Eu estava imaginando que essa seria a melhor opção mas estava com medo. Agora que voces se manifestaram, é assim mesmo que eu vou, e o melhor, sem medo ahahah.
    abraços

Gostaria muito de uma dica de voces. Estamos indo para o Club Med no Natal e precisamos definir o transfer. O do hotel achamos muito caro e gostaríamos de uma opção mais barata e que não nos deixasse na mão para não perdermos o vôo na volta. Fico pensando se é viável pegar um taxi do aeroporto para o porto, lá comprar o bilhete do ferry boat e ao desembarcar pegar outro taxi para o hotel (fazendo o mesmo na volta). Será que fica muito mais barato, será que terá taxi? Agradeço as informações.

    Mirian. Na minha opinião a melhor opção é o transfer do Club Med. Eles têm horário garantido no ferry. Nos últimos tempos o sistema de ferries (por falta de embarcações em numero suciente para a demanda ) encerrou o sistema hora marcada para os mortais comuns . Em um táxi ( possível arranjar, basta ligar para as empresas de taxi e fazer orçamento ) vc vai precisar amargar na fila de embarque do ferry, que às vezes é muito longa. Pegar a lancha para Mar Grande e daí uma van para o Clube Med é barato, possível, mas rústico; vc não terá compartimento especial para colocar suas malas; pense se é seu perfil.

    Oi Eunice,

    Obrigada pelas dicas. Eu estou preocupada com esse problema do ferry e liguei para o Club Med. Eles informaram que não tem lugar reservado no ferry. Parece que não permitem que ninguém reserve. Foi por isso que fiquei pensando em outras opções, caso contrário eu realmente preferiria fazer com eles, apesar da extorsão que eles cobram ahahahah.

    Miriam, se o lugar na fila não é mais reservado para o transfer do Med então não vale a pena, não. As opções seriam a lancha de Mar Grande + taxi e o ferry como pedestre + taxi.

Que post lindo, Riq! Fiquei muito feliz quando soube que você curtiu o passeio. Muitos “bacanas” ( principalmente os do “dinheiro antigo” ) não abrem mão do veraneio em Mar Grande. Janeiro e fevereiro são os meses que os “bacanas” se misturam aos locais. Só uma dica, quando há tempestades ( abril, maio, em geral ) o serviço de “lancha” é suspenso temporariamente e nos períodos de maré vazante muito intensa as vezes o serviço de lancha é interrompido por 1 ou 2 horas; fora isso, funciona diariamente até tarde da noite. E para quem gosta de mergulhar, “as Caramuãs”, uma barreira de corais próxima à ilha, é um ponto top de mergulho, até mesmo com snorkel.

Adorei o post!
Estamos indo sexta feira para o Club Med e era bem isso que estávamos planejando fazer, como alternativa ao transporte privado deles.

Obrigada,
Fran @ViagensqueSonhamos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito