Assento vago no meio

Como viajar de avião com o assento ao lado vazio (não custa tentar!)

Assento vago no meio

Eu sou do tempo em que os aviões só lotavam nos horários de rush dos executivos e nos dias cruciais da ida e da volta de feriados e férias. Hoje em dia, assento desocupado é a exceção da exceção. Só os muito sortudos viajam sem um vizinho para disputar o espaço aéreo do seu joelho.

Eu tenho uma técnica que me faz conseguir ser esse felizardo com alguma freqüência. Não fiz a estatística formal, mas acredito que funcione em 30 a 40% das tentativas. Quando não funciona, é porque o avião está abarrotado. Se sobrar algum assento vago, tem grandes chances de ser ao meu lado.

O que que eu faço?

Ao comprar a passagem, reservo um lugar no corredor. Básico. Garanto pelo menos uma perna livre. Se estamos viajando em dupla, reservamos dois corredores lado a lado.

Escolho sempre as três últimas fileiras. Por balançar mais e tornar a saída mais lenta, a rabeira do avião é evitada pela maioria dos passageiros. É ali que tendem a sobrar os lugares vagos.

27C

Faço web check-in 12 horas antes do vôo. É o momento de rever o mapa de assentos e trocar de lugar.

Confirmo um assento de corredor numa fileira em que a janela já esteja ocupada. Escolher um corredor numa fileira totalmente desocupada tem o efeito contrário ao que você deseja: atrai dois passageiros viajando juntos. Ao marcar um xis numa poltrona de corredor na rabeira do avião com a janela ocupada, você garante que aquela poltrona vaga do meio só será ocupada em caso de lotação total do vôo.

Uma última chance dentro do avião. Depois que você faz o check-in, porém, entrega o mapa de assentos ao algoritmo de Deus. Caso apareça alguém, ou passageiros troquem de lugar, ali atrás você estará na melhor posição para localizar outra poltrona de corredor livre (já aconteceu comigo algumas vezes).

O último teste da minha técnica foi ontem, numa viagem de São Paulo a Porto Seguro com conexão em Belo Horizonte.

No primeiro vôo, deu certo. O assento ao meu lado foi um dos únicos três vagos no avião inteiro.

Assento do meio vazio

Vôo 2: tudo certo até os 47 do 2º tempo

No segundo vôo, deu… quase certo. O assento esteve livre até os 47 do segundo tempo, quando apareceu o derradeiro passageiro do avião lotado.

(Esse é a principal contra-indicação desse método: já cansei de contar quantas vezes o último passageiro do avião veio sentar exatamente do meu lado.)

E você? Tem alguma técnica para reservar assento em avião? Conte aí!

49 comentários

Achei massa todas as dicas e vou experimentar todas, a do RF e as dos comentaristas. Só quero me livrar de situações como uma que passei um dia, querendo dormir na viagem, sentei ao lado de um velhinho que não parou de conversar e ainda cuspia meu braço o tempo todo. E eu ainda tive de dar toda a atenção do mundo pra ele. Cal-ma-men-te! rs

A técnica para viagem sozinho é ok, mas acho que essa na viagem em dupla é muito errada de um ponto de vista solidário. Percebem que para cada casal que faz a técnica descrita de reservar dois corredores, outro casal deixa de viajar junto? É questão de matemática – se todo mundo fizer isso, vai começar a acabar até metade dos assentos em dupla para casais viajarem juntos. Vão sobrar apenas assentos do meio em várias fileiras. E o pior, se as cias aéreas perceberem isso (o que não vai demorar), vão começar a pensar em meios de lucrarem com isso às custas de quem não participou da brincadeira, ficou sem assentos lado a lado e ainda assim quer ter o direito de viajar junto. Pensem nisso!

Lendo os comentários acima concluo que vai te tornar cada vez mais difícil a façanha de viajar sem ninguém ao lado!! Já está todo mundo muito escolado!!

Dica: em voos internacionais, compre nas três ultimas fileiras, porem na janela.Essas fileiras costumam ter só duas poltronas, ficam perto dos banheiros, perto das comissárias, e nao sao tao geladas à noite.E via de regra, o seu companheiro do corredor vai sair em busca de assentos melhor localizados tao logo o vôo esteja “fechado”…Entao, você terá DUAS poltronas só para você, num lugar aconchegante e silencioso!

O problema de sentar muito no fundo do avião, a meu ver, é que em voos longos há o risco de, quando finalmente chegar o jantar, só restar uma opção de comida. Que sempre é a pior, pois o pessoal da frente pediu a que parecia mais saborosa… E quando o passageiro do meu lado é gato e bom de papo, acho ótimo ter companhia e agradeço à Nossa Senhora da Boa Vaga, que sempre me atende quando preciso estacionar no shopping 🙂

Tb consulto o mapa de assentos na noite anterior, mas o que da mais certo, principalmente em viagens internacionais, é reservar os dois corredores nas fileiras do meio do aviao. Ninguem quer sentar no meio do meio do aviao. Dá certo na grande maioria das vezes.

    Ei Maryane, achei engraçado você dizer que ninguem quer se sentar no meio do avião, é mesmo? por que? medo de que ele possa se partir ao meio,rs?

Na gol essa tecnica custa 30,00 e nas 6 primeiras fileiras em algumas rotas , o assento do meio é bloqueado!! Parabens a gol.

Em vôos domésticos até que não fico assim buscando ficar sozinho. Mas em vôos internacionais já dei sorte de viajar num bom lugar. Tenho uma dica compre as poltronas da saída de emergência, pois, o preço é mais caro e nem sempre as pessoas viajam nelas. Quando o avião está todo lotado ninguém mais vai entrar eu olho se há algum lugar no corredor e se esta vazio e troco de lugar.

Eu não ligo de viajar com alguém na poltrona ao lado, não ligo em ter 1m90 e ter que me espremer na poltrona com o “teto” mais baixo, desde que eu tenha minha janela.

Cada um com suas prioridades, não é?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito