Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Tenho uma viagem para ilhabela em maio, será que devo cancelar?

    Olá, André! Está longe, ainda. Se a situação continuar como hoje, o reembolso será fácil.

tenho uma viagem marcada para 10/12/2020 para foz do iguaçu seria bom cancelar ou espero mais ?

Viagem marcada pra Bariloche no início de maio… Devo remarcar ⁉️

    Olá, Eliene! Provavelmente vai precisar. Acompanhe o noticiário e a evolução das condições de reembolso da viagem que você comprou.

Tenho viagem para nova York em agosto, devo cancelar???

    Olá, Márcia! Ainda tem bastante tempo. É bastante provável que o surto já tenha passado, pelo menos no Hemisfério Norte. De todo modo, espere para poder cancelar em boas condições, com essa antecedência você não tem direito a abono de multa.

pretendo viajar de Belém para o Rio de janeiro, é prudente?

    Olá, Ana Cristina! Até pelo menos o fim de abril, fique em casa. Só faça viagens que forem absolutamente essenciais.

Estou com viagem marcada para o dia 05/08/2020 para Aracaju. Tenho 70 anos. Devo cancelar,ou esperar alguma novidade?

    Olá, Otto! Está bastante longe. Deixe para ver mais perto se a crise continuará no Brasil.

Aqui em Portugal as coisas estão a piorar. Não venham neste momento ou em abril, e mesmo em maio ninguém sabe como estará (provavelmente mal). Tal como o Riq, tenho esperança de junho em diante, mas neste momento nem isso é seguro – já estive mais confiante do que agora. É acompanhar, estar atento e seguir as recomendações das autoridades – neste momento há valores mais importantes em causa (a saúde coletiva), e cancelar uma viagem torna-se insignificante perante tudo o resto.

Boa tarde pessoal.
Tenho viagem marcada para 09/06, para Paris e Frankfurt.
Estou confiante que até lá já estará tudo resolvido, mas como comprei direto com a companhia TAP e com a hoteis.com, confesso que estou apreensivo. Alguém aqui está na mesma situação, digo, com viagem para junho/2020? Se sim, o que estão pensando a respeito?

Estou indo para Cusco dia 26/03, só tenho esse período de férias. Seria inevitável cancelar?

Comprei passagem família para Paris 19/4 é devido aos acontecidos quero transferir as passagens para Outubro e a LATAM quer cobrar muito muito alta a taxa troca . Estou com medo e queria saber como posso fazer ???muito difícil negociação com a LATAM

    Olá, Marinice! Aguarde mais um pouco, as condições devem melhorar. Caso o horário do seu vôo seja alterado em mais de 1 hora, você tem direito ao reembolso total pela regra da Anac (mas precisa solicitar no atendimento telefônico).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito