Costa Brasilis, um resort BBB no sossego de Santo André (BA)

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Novamente controlado pelos donos originais (depois de arrendado pela GJP Hotéis e pelo grupo Mabu), o Costa Brasilis tem uma origem, digamos, pousadeira: foi construído pelo dono das pousadas Corsário (que tem filiais em Paraty, Búzios e ali pertinho em Santo André mesmo). Isso explica o porquê do hotel ter um astral bastante diferente dos resorts convencionais. O Costa Brasilis oferece o básico que você espera de um resort, numa escala mais humana. Longe da área da piscina você se sente numa pousada de boa estrutura.

A localização

Santo André da Bahia

Santo André da Bahia é um distrito de Santa Cruz Cabrália, primeiro município ao norte de Porto Seguro. Durante a Copa do Mundo, ganhou o noticiário por ser a sede da seleção da Alemanha. O aeroporto está a 30 km. A região é preservada pela dificuldade de acesso — não há ponte para atravessar o rio João de Tiba, apenas balsas, que operam de hora em hora (na temporada, durante o dia, de meia em meia hora). O táxi do aeroporto custa R$ 180.

Santo André é um vilarejo sossegado, com muitos moradores estrangeiros. É um lugar a um só tempo sofisticado e relax, como na Trancoso de antigamente — mas sem o nariz empinado. O centrinho fica à beira-rio. A ocupação se espalha na direção norte, ao longo da praia. O Costa Brasilis fica a 15 minutos de caminhada do centrinho.

A praia

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Deserta, de águas calmas, boa para ir com crianças pequenas. A maré baixa descobre uma faixa de areia firme ótima para caminhar. O mar só fica azul-azul no verão, depois de estiagem prolongada. A área de barracas freqüentadas por turistas de um dia fica longe, no canto direito da praia, junto à barra do rio. Indo pela areia você chega a dois charmosos clubes de praia — o da pousada Victor Hugo (à direita, vizinho de cerca) e a Casapraia, menos de cinco minutos de caminhada para a esquerda (abre somente na temporada; ainda não está certa a reabertura para 2015).

As instalações

O hotel tem três alas distintas. No canto esquerdo (de quem olha para o mar) encontra-se o prédio principal, de dois andares, construído em torno da piscina animada; além de apartamentos, ficam por ali o restaurante, o bistrô, a sala de ginástica e o gazebo de atividades.

No centro do terreno fica uma ala de bangalôs, em torno da piscina calma. Ao fundo você vai achar o gazebo de estar, o kid’s club, o spa e as quadras de esporte.

À direita fica a ala mais nova, em prédios de dois andares que mimetizam a arquitetura colonial portuguesa no Brasil.

Os apartamentos

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

São 120, divididos entre o prédio principal, os bangalôs e a ala colonial. Têm ar e TV convencionais. As suítes master vêm com banheira de hidromassagem.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Os bangalôs são inteligentemente geminados dois a dois: as unidades têm a porta de entrada em lados opostos. A varandinha com rede aumenta a sensação de espaço.

Piscinas

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

A piscina principal não é enorme, mas é grandotinha. Seus dois nichos são separados por um gazebo (que serve de espaço para atividades) e uma ponte.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Há também uma segunda piscina, sem música, na ala dos bangalozinhos, para quem quer sossego.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Kid’s club

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Fica nos fundos do terreno e é uma graça: todos os brinquedos são de madeira, corda e pneu, sem presença de plástico.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Copa do bebê

Está ao lado do kid’s club.

Refeições

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O resort não funciona mais no sistema all-inclusive. As diárias podem ser compradas com café da manhã, meia-pensão (café + jantar) ou pensão completa (café + almoço + jantar). Como uma das atrações de Santo André é a sua cena gastronômica, se você não estiver com crianças é recomendável pegar só o café e aproveitar os restaurantes da vila (em caso de preguiça sempre dá para pagar à parte o buffet do hotel).

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O spa

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Oferece tratamentos estéticos e de bem-estar. É aberto a não-hóspedes.

A sala de ginástica

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Está ao lado da piscina.

Os passeios

Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba  e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar. Os demais passeios envolvem a travessia do rio por  balsa. Dá para fazer city-tour de meio dia em Porto Seguro, passar o dia no parque aquático do Arraial D’ajuda ou ir a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial D’ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

Mas se eu fosse você, ficava só com os passeios mais próximos e silenciosos, que evitam pegar a balsa ou entrar na vibe Porto Seguro. Leia sobre eles aqui.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Um cantinho

O gazebo de estar, junto à piscina dos bangalôs, é charmosíssimo.

O hotel Costa Brasilis, em Santo André…

  • É para você: que quer recreação e piscina de resort para seus filhos, com a opção de se sentir numa pousada e comer em bons restaurantes da vila.
  • Talvez não seja pra você: que gosta de mega-estruturas e quer estar melhor posicionado para fazer os passeios ao sul de Porto Seguro.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Leia mais:

Passagens mais baratas para Porto Seguro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Santo André Rentcars em até 10 vezes


159 comentários

Bom dia!

O hotel mudou de nome? estou procurando para cotar reservas e não encontro nem nos sites de viagens, nem no decolar, etc.
Agradeço.

    Olá, Maria Cecília! Sim, mudou de nome e dono. Agora se chama Vila Angatu.

Amei! Super recomendo! Aconchegante, charmoso! Atendimento ótimo! Funcionários educados e bem preparados! Um paraíso 😍

Enfim, está chegando o grande dia de estar no Costa Brasilis…ansiosa para curtir tudo isso, precisando descansar, relaxar e repor as energias, em um belo resort. Um ano tenso, triste demais!! Mas com certeza voltarei nova, se assim Deus permitir. Um grande abraço a toda equipe, até mais.

muito despreparado hotel grande funcionários atenciosos mais a estrutura muito ruim falta tudo desde luz, agua para higiene pessoal e animação parece um hotel focado em pessoas idosas com poucas atrações para casais jovens e com filhos .

Ricardo bom dia. O Costa braslis hoje já é all inclusive? Vc conhece a brinquedoteca inaugurada esse ano? Estamos indo com 6 adultos e crianca de 3 anos em novembro, la choce essa época? Os gostos são diversos, tem gente que gosta de sussego, tem gente que gosta do agito e tem gente que gosta da praia. Pelo que vi lá tem tudo isso. Agradeço e escuto seu programa sempre quando estou indo dar minhas aulas de psicologia e também costumo sempre olhar no viajem na viragem as sugestões de viajem. Esse ano já fiz uma para beto Carrero, Balneário Camboriú e Pomerode com sua dicas. Ficamoa no plaza Camboriú, infiniti Blue e na cada branca respectivamente. Obrigado e aguardo se possível.

    Olá, Marcio! Quem responde é A Bóia. Já está all-inclusive, sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.