Costa Brasilis, um resort BBB no sossego de Santo André (BA)

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Novamente controlado pelos donos originais (depois de arrendado pela GJP Hotéis e pelo grupo Mabu), o Costa Brasilis tem uma origem, digamos, pousadeira: foi construído pelo dono das pousadas Corsário (que tem filiais em Paraty, Búzios e ali pertinho em Santo André mesmo). Isso explica o porquê do hotel ter um astral bastante diferente dos resorts convencionais. O Costa Brasilis oferece o básico que você espera de um resort, numa escala mais humana. Longe da área da piscina você se sente numa pousada de boa estrutura.

A localização

Santo André da Bahia

Santo André da Bahia é um distrito de Santa Cruz Cabrália, primeiro município ao norte de Porto Seguro. Durante a Copa do Mundo, ganhou o noticiário por ser a sede da seleção da Alemanha. O aeroporto está a 30 km. A região é preservada pela dificuldade de acesso — não há ponte para atravessar o rio João de Tiba, apenas balsas, que operam de hora em hora (na temporada, durante o dia, de meia em meia hora). O táxi do aeroporto custa R$ 180.

Santo André é um vilarejo sossegado, com muitos moradores estrangeiros. É um lugar a um só tempo sofisticado e relax, como na Trancoso de antigamente — mas sem o nariz empinado. O centrinho fica à beira-rio. A ocupação se espalha na direção norte, ao longo da praia. O Costa Brasilis fica a 15 minutos de caminhada do centrinho.

A praia

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Deserta, de águas calmas, boa para ir com crianças pequenas. A maré baixa descobre uma faixa de areia firme ótima para caminhar. O mar só fica azul-azul no verão, depois de estiagem prolongada. A área de barracas freqüentadas por turistas de um dia fica longe, no canto direito da praia, junto à barra do rio. Indo pela areia você chega a dois charmosos clubes de praia — o da pousada Victor Hugo (à direita, vizinho de cerca) e a Casapraia, menos de cinco minutos de caminhada para a esquerda (abre somente na temporada; ainda não está certa a reabertura para 2015).

As instalações

O hotel tem três alas distintas. No canto esquerdo (de quem olha para o mar) encontra-se o prédio principal, de dois andares, construído em torno da piscina animada; além de apartamentos, ficam por ali o restaurante, o bistrô, a sala de ginástica e o gazebo de atividades.

No centro do terreno fica uma ala de bangalôs, em torno da piscina calma. Ao fundo você vai achar o gazebo de estar, o kid’s club, o spa e as quadras de esporte.

À direita fica a ala mais nova, em prédios de dois andares que mimetizam a arquitetura colonial portuguesa no Brasil.

Os apartamentos

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

São 120, divididos entre o prédio principal, os bangalôs e a ala colonial. Têm ar e TV convencionais. As suítes master vêm com banheira de hidromassagem.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Os bangalôs são inteligentemente geminados dois a dois: as unidades têm a porta de entrada em lados opostos. A varandinha com rede aumenta a sensação de espaço.

Piscinas

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

A piscina principal não é enorme, mas é grandotinha. Seus dois nichos são separados por um gazebo (que serve de espaço para atividades) e uma ponte.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Há também uma segunda piscina, sem música, na ala dos bangalozinhos, para quem quer sossego.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Kid’s club

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Fica nos fundos do terreno e é uma graça: todos os brinquedos são de madeira, corda e pneu, sem presença de plástico.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Copa do bebê

Está ao lado do kid’s club.

Refeições

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O resort não funciona mais no sistema all-inclusive. As diárias podem ser compradas com café da manhã, meia-pensão (café + jantar) ou pensão completa (café + almoço + jantar). Como uma das atrações de Santo André é a sua cena gastronômica, se você não estiver com crianças é recomendável pegar só o café e aproveitar os restaurantes da vila (em caso de preguiça sempre dá para pagar à parte o buffet do hotel).

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O spa

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Oferece tratamentos estéticos e de bem-estar. É aberto a não-hóspedes.

A sala de ginástica

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Está ao lado da piscina.

Os passeios

Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba  e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar. Os demais passeios envolvem a travessia do rio por  balsa. Dá para fazer city-tour de meio dia em Porto Seguro, passar o dia no parque aquático do Arraial D’ajuda ou ir a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial D’ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

Mas se eu fosse você, ficava só com os passeios mais próximos e silenciosos, que evitam pegar a balsa ou entrar na vibe Porto Seguro. Leia sobre eles aqui.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Um cantinho

O gazebo de estar, junto à piscina dos bangalôs, é charmosíssimo.

O hotel Costa Brasilis, em Santo André…

  • É para você: que quer recreação e piscina de resort para seus filhos, com a opção de se sentir numa pousada e comer em bons restaurantes da vila.
  • Talvez não seja pra você: que gosta de mega-estruturas e quer estar melhor posicionado para fazer os passeios ao sul de Porto Seguro.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Leia mais:

Passagens mais baratas para Porto Seguro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Santo André Rentcars em até 10 vezes


159 comentários

Olá Ricardo. Estive em setembro/2010 e gostei demais. Minhas dicas são as seguintes: os quartos da ala nova (mosteiro, armazém, etc.) são muito bons. Fiquei no Armazém, quarto 32, que é enorme, tem dois ambientes, o banheiro é muito espaçoso com jacuzzi e é bem arejado e iluminado. Fui pela CVC e não paguei nada a mais para ficar nele, apenas o escolhi pela dica de uma amiga. A equipe de recreação infantil deu um show, a criançada fez passeios até as barraquinhas, brincaram de caça ao tesouro, atividades dentro e fora da piscina. Havia um monitor para os adultos, que além de muito simpático, soube divertir bastante. Os restaurantes Casapraia e Victor Hugo são excelentes, mas não recomendo a quem tem criança, pois as opções de cardápio não agradam aos menores.

Ric,
se essas fotos do resort foram feitas em janeiro desse ano, a não ser que eu esteja realmente “viajando”, acho que consegui identificar na sexta foto, meu marido e meu filho na canto esquerdo da piscina…
Abçs.

    As fotos da piscina são de 19 de outubro! As únicas fotos antigas são as da praia e do rio, que tirei em janeiro 🙂

Estou programando ir em janeiro de 2011 para Costa Brasilis .Qual seria a melhor ala para ficar hospedada sem barulho e com conforto ,tenho filho de 10 anos muito alergico (asma)e evito locais com mofo e velhos.ADOREI AS DICAS obrigado

    A ala mais nova é a do Mosteiro. Mas não vi os quartos — nesse resort estive incógnito, não deu pra visitar todos os quartos. Fiquei num chalé e ao entrar senti um leve cheirinho de umidade, mas imediamente me acostumei.

Santo André é minha praia preferida na Bahia. Adoro!
Já me hospedei no Costa Brasilis e gostei muito. É quase como estar em casa…sem a muvuca dos grandes resorts.
A praia em frente é deliciosa, principalmente por ser quase deserta. Em janeiro deste ano, pude observar das espreguiçadeiras da praia, golfinhos pulando bem a minha frente…o que já valeu a viagem!!
Dica para ser levada muito a sério: Casapraia. Bem ao lado do resort. Lugar delicioso, com sucos e comidinhas maravilhosas…certamente em janeiro estarei por lá novamente.

Vou anotar a dica.
Eu voltaria novamente e novamente para a área de Santo André, Arraial d’Ajuda e Trancoso. É uma rota ideal para hacer com carro alugado. Com as balsas você pode passar o carro de um lado para o outro rapidamente.
Saudades. Tenho muitas ganas de voltar a essa zona. É linda!

Deixo aqui registrada e re-registrada a lembrança da dica “en passant” do Riq: vá a Belmonte. É um local imperdível e ainda em processo de ser descoberto pelas massas – com os eventuais inconvenientes e benefícios que isso traz.

Tem uma praia em uma barra de rio antes de se chegar a Belmonte. Não lembro o nome, mas foi uma praia semi-anônima que descobri via Guia de Praias e achei muitíssimo interessante.

É uma pena que a maioria dos “pacoteiros” do Costa Brasilis perca o dia em city-tours (se for baixa temporada e o passeio for ao sul de Porto Seguro, vc está na ponta inicial do pinga-pinga de hoteis, idem para traslado organizado)

Riq, estive nesse resort há mais ou menos um ano. Minha única insatisfação foi com relação ao kids club, bem fraquinho (era ao lado do playground de madeira, uma salinha de no máximo 4 metros quadrados, com brinquedos sujos e velhos). Continua assim?

Como não sou muito fã de resorts, adorei o clima de pousada e ter para onde fugir à noite. Além disso, como o pessoal da CVC passa o dia fora, o resort fica bem tranquilo. E a segunda piscina tem uma área bem rasa, como se fosse um riozinho, ótima para bebês.

Além dos restaurantes que vc já mencionou, recomendo a Pizzaria Estrela, não só pelas ditas cujas, mas tb pelo astral. E pra comidinha caseira, sem cara de bandejão de resort, o Aroeira.

Tb gostei bastante do restaurante/barraca Maria Nilza, em Guaiu, que tem o melhor suco de graviola do mundo.

Estive no Costa Brasilis no início do ano passado, achei tudo de bom gosto e charmoso. Considero uma excelente opção para descanso, sem requintes dos melhores resorts. Agora, para quem deseja qualidade na recreação infantil, não recomendo, é bem simples e as crianças não tem tanto acompanhamento com os monitores, acaba que ficam mesmo na “aba” dos pais.

Riq
Continuo acompanhando tudo! Parabéns , tá demais…me lembro de vc já ter elogiado este hotel em algum outro momento…deve ser uma boa opção na faixa intermediária!

    Vou pra lá em 23/01. Espero gostar mas gostaria de receber alguns comentários de quem esteve por lá recentemente.
    Levarei meus pais que viajam pela primeira vez e não queria decepcioná-los, até pra que eles peguem gosto e repitam os passeios…

    Monica, eu estive agora em outubro. É como eu escrevi: não é luxuoso, o buffet não é quilométrico, a praia é sossegada, os restaurantes da vila são ótimos. Leia os comentários anteriores, há outros depoimentos. O site é self-service, o leitor tem que colaborar procurando a informação.

    Escrevi um comentário grande lá no final do post, dá uma olhada lá. Estou no resort neste momento e curtindo muito c/ a família.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.